Como trabalhar com sinais de vídeo analógicos e digitais em um mesmo ambiente?

hdmi-vga

Publicado em Blog / Novidades dia

Antigamente, a maioria dos equipamentos utilizados para recepção, processamento e gravação de áudio e vídeo eram analógicos, em função da tecnologia disponível no momento.

Com a evolução da eletrônica para a tecnologia digital, ocorreram mudanças também para o mercado audiovisual, que agora preza sinais de vídeo e áudio com cada vez mais definição e menos ruídos.

Grande parte das instalações brasileiras ainda se utiliza de equipamentos analógicos, embora a tendência seja o para o uso de equipamentos que transmitam sinais digitais de alta definição.

Aos poucos essas instalações estão incorporando aos sistemas analógicos, aparelhos mais modernos, de sinais digitais.

O que vemos no Brasil hoje é um aumento de instalações híbridas, que utilizam tecnologias analógicas e digitais, porém, para ser adaptar a essa nova realidade, alguns problemas têm que ser previstos.

Sistemas híbridos

Problemas que podem ocorrer com sinais de vídeo analógicos e digitais em um mesmo ambiente

– Incompatibilidade – Por serem sinais distintos, são poucos aparelhos que conseguem fazer a conversão e chaveamento desses sinais;

– Uso de muitos equipamentos para fazer a conversão de sinais de vídeo, que podem interferir no desempenho do sistema;

– Falta de espaço para a instalação de novos equipamentos;

– Sobrecarga de tomadas, que podem ocasionar curto-circuitos;

– Chaveamento manual que influi diretamente na eficiência do sistema.

Após prever todos esses incidentes, recorrer a soluções híbridas pode ser uma alternativa à substituição total do sistema por dois motivos:

>> Muitas vezes, as instalações analógicas são totalmente funcionais, necessitando apenas de um ou outro equipamento moderno, como um display por exemplo ou uma fonte de sinal; >> O investimento em um sistema novo pode ser muito alto.

Novidades no mercado para integração e chaveamento de sinais analógicos e digitais

Já existem no mercado equipamentos que visam facilitar a transição.

A marca AVLIFE acaba de lançar sua nova Matrix Scaler 12×4. Trata-se de um equipamento que conecta sinais digitais ou analógicos e chaveia para 4 saídas HDMI independentes.

A Matrix possui 4 entradas HDMI, 4 SVGA e 4 RCA, que permite conectar 12 aparelhos diferentes em um mesmo equipamento, dinamizando o processo e otimizando o espaço. Quer conhecer todas as funções dessa nova Matrix acesse: Matrix Scaler 12×4

Quer ficar por dentro das novidades do mercado audiovisual? Preencha o formulário abaixo e receba informativos do Grupo Discabos!

Quero receber mais informações

Login