Por que sistemas de alarme são ineficientes em prédios e grandes ambientes?

alerta.jpg

Publicado em Blog / Novidades dia

Imagine que um time de futebol está concentrado em um hotel, alguns jogadores estão jantando outros estão descansando em seus quartos e de repente se ouve um alarme sonoro que indica que algo está errado no local, o que acontece nesse cenário?

Pense agora em uma situação onde você está em um shopping, fazendo suas compras e sirenes e alarmes começam a tocar, o que você faria?

Nas duas situações, é mais provável que as pessoas fiquem assustadas e tentem evacuar o local imediatamente, não é verdade?

Agora considere que em ambas as situações, os alarmes foram apenas para indicar um pequeno incidente, que fora rapidamente consertado, sem a necessidade de gerar pânico aos presentes.

Quantas pessoas sofreram um estresse desnecessário? Quantas vendas foram perdidas nesse meio tempo?

Situações como essas são mais comuns do que você imagina, os vídeos abaixo exemplificam isso:

Veja mais alguns vídeos clicando no link abaixo:

>> Alarme de incêndio de hotel dispara e assusta jogadores da selecao brasileira de futebol

>> Falso alarme de incêndio causa tumulto em shopping/3024773/

>> Alarme de incêndio dispara em sala de cinema do pier 21/3193828/

O que fazer para evitar esse tipo de situação?

Uma alternativa é usar avisos falados, afim de orientar e minimizar cenas de pânico em ocasiões de emergência, estes sistemas integrados a sistemas de segurança são conhecidos como sistemas de evacuação por voz.

Os sistemas de evacuação por voz são sistemas inteligentes capazes de integrar um sistema de segurança com um sistema de sonorização e avisos. Eles possuem amplificadores para sonorização de ambientes, microfones capazes de fazer avisos por zonas, entradas para integração com sistemas de segurança, monitoramento e configuração por software.

Estes sistemas são importantes para que você tenha uma maior eficiência e rapidez na evacuação de pessoas em uma ocorrência de emergência em grandes áreas e ambientes.

Os europeus já perceberam que a mensagem de voz em uma situação de emergência se torna muito mais eficiente do que ter apenas sirenes e sinalizações de saída de emergência. Por essa e por outras razões esse tipo de sistema é obrigatório em grandes áreas na Europa.

Sistemas de alarme e evacuação por voz da TOA

A TOA possui equipamentos especialmente desenvolvido para este tipo de sistema, desde gerenciadores, amplificadores, microfones até uma grande variedade de alto falantes.

Os sistemas TOA para sonorização de grandes ambientes são completos e uma única central pode contemplar três áreas diferentes: sonorização do ambiente, chamadas nas zonas e ligação com sistema de segurança para avisos de atenção ou emergência.

A TOA é uma empresa japonesa que fornece soluções de áudio há 80 anos no mercado sendo percursora na fabricação deste tipo de sistema.

Quer conhecer mais sobre sistema de evacuação por voz?

Quero baixar catalogo sobre esses sistemas

Ainda não tem cadastro?! Preencha aqui suas informações para se cadastrar e baixar este arquivo ou clique aqui e confira as vantagens em fazer um cadastro no site do Grupo Discabos

Registrar



Login