Novidades para Plugs HDMI

adap_hdmi_180g_1.jpg

Publicado em Artigos / Blog dia

Ola amigos.

Atualizando o topico com mais novidades da industria e da organizaçao HDMI.

A preocupaçao em melhorar essa conexao esta fazendo algumas industrias a criarem soluçoes bem criativas, porem nem todas sao aprovadas e certificadas pela organizaçao HDMI.

Mesmo algumas que sao eficazes como abraçadeiras, fitas adesivas, prendedores e outros, parece que nao tiveram a aprovaçao ate o momento. Parafusos laterais ou presas (como cabo RJ-45), trazem problemas de adaptaçao, pois os equipamentos nao tem a fêmea para prender esses adaptadores.

O ideal sao soluçoes que podem ser compatíveis com equipamentos que já existem no mercado, nao necessitando a troca deles. Assim recentemente foi aprovado e certificado um cabo HDMI que traz uma fina película de ima na ponta dele (essa película esta na base do conector que fica apontada para o equipamento e entra em contato com a carcaça dele quando se conecta o cabo HDMI). Foi uma boa idéia realmente. A criadora desse sistema se chama Torrent.

Existe tambem o sistema através de adaptador articulado, que posiciona melhor o peso do cabo no conector, impedindo que esse quebre ou se solte facilmente.

adap_hdmi_180g_1  

 Alem disso algumas empresas la fora estao criando LEDS que vao dentro do plug e indicam se ele esta funcionando corretamente (abaixo segue uma foto. Nesse caso exageraram no led).

hdmi-com-luz2

Aqui nao concordo plenamente com a soluçao, pois tal LED se alimenta dos 5V que circula pelo pino 18 do cabo HDMI. É possível que o cabo seja danificado nos seus pinos principais (de 1 a 12) e a luz continue acesa, nao indicando o problema. Acaba sendo mais uma questao “estética” do que util.

C.M.

Compartilhe esta página:
Topicos relacionados:
|
  • ppcarvalhof

    Adorei essa idéia de colocar o LED no corpo do conector, isso me lembra um cabo USB da AKASA que também tinha um LED no corpo, porém, não sei se pela baixa demanda ou devido à falta de divulgação (se bem que uma coisa leva a outra), não se acha esse cabo em lugar algum (pelo menos aqui no Brasil). Se encontra-se um cabo HDMI assim, eu comprava! claro se com mais de 3 metros, seria para ligar um videogame ou uma camera de um colega quando ele fosse-se trazer o equipamento dele para usar aqui em casa ou vice-versa, seria mais para “tirar uma onda”!

Login