O tal do HDMI 1.4

Publicado em Artigos / Blog dia

 Há algum tempo, ventilam na imprensa de tecnologia, atualizaçoes sobre a versao atual do HDMI.

Ontem a HDMI org. liberou mais informaçoes mostrando para que caminho deve seguir essa nova versao.

O caminho da interatividade, como já temos visto, será buscado nessa nova versao. Os futuros chips e cabos poderao mandar alem de sinal de Audio e Video de alta definiçao, informaçao de rede ethernet, alem de informaçoes de retorno para a fonte. Será bem interessante, pois o cabo poderá levar ethernet em dois canais (ida e retorno) sem a necessidade do cabo CAT5 ligado ao equipamento. Tudo correra pelo cabo HDMI 1.4V (claro que para isso, seu equipamento deve ter esses chips e essa entrada.

Especificamente sobre o cabo, nao existem muitas informaçoes ainda. Comenta-se sobre a possibilidade de criar um cabo um pouco mais fino (conector), o que facilitaria em algumas áreas o manuseio. E de criar algumas faixas de cabos, separadas pela resoluçao que o cabo suportaria.

Os modelos, a priori, seriam:

  • Cabo HDMI Standard – Suportara banda ate resoluçao de 1080i/60 hz de freqüência.
  • Cabo HDMI de alta velocidade – Suportara resoluçoes acima de 1080p, incluindo deep color e xvYCC e  novos recursos com imagem 3D.
  • Cabo HDMI Standard com Ethernet – Segue o mesmo padrao do cabo Standard, com o adicional de poder receber informaçoes da rede Ethernet.
  • Cabo HDMI alta velocidade com Ethernet – Segue o mesmo padrao do cabo alta velocidade, com o adicional de poder receber informaçoes da rede Ethernet.
  • Cabo HDMI automotivo – cabo para ser utilizado no segmento de alta resoluçao de displays automotivos.

Como a quantidade de informaçao devera aumentar (comenta-se que a banda poderá chegar ate 100 Gbps.), será estudado alguma alternativa para aumentar essa banda dos cabos, contudo, os cabos atuais ainda servirao nos novos chips. Assim quem tem seu cabo hoje, nao precisa se preocupar em jogar ele fora e correr as compras. Ainda deverao ser estudados os novos chips, assim os equipamentos deverao ser trocados, antes que se pense na troca do cabo.

Aguardem que em breve postaremos mais novidades a respeito dessas novas especificaçoes. A HDMI org. promete liberar elas em 30 de junho, no momento eles ainda nao relataram as modificaçoes necessárias.

Abraço.

C.M.

Compartilhe esta página:
Topicos relacionados:
| |
  • luciano

    quero comprar um ps3 esses ultimos tem saida hdmi 1.4 minha duvida é ele aceta qualquer um desses cabos ? e a tv tem que ter qual entrada hdmi e qual é o cabo que teria que usar ?

Login