qual cabo HDMI é melhor: 1.1, 1.2 ou 1.3 ??

Compartilhe esta página

Vamos começar logo, dismistificando isso:

NaO EXISTE VERSAO PARA CABO HDMI.

É uma grande confusao que as pessoas fazem. Cabo HDMI so existe 1 tipo, todas as versoes lançadas e atualizadas se referem aos chips e as novas informaçoes que eles suportam.
Acontece que o cabo vai sendo modificado de acordo com as mudanças que o chip sofre.

A 4 anos atrás quando o HDMI foi inventado, nao se imaginava em deep color e xvYCC (recursos atuais de cor que aumenta o bitrate para 12, aumentando muito a quantidade de informaçao), assim os cabos HDMI que foram lançados a quatro anos nao previam esse aumento da informaçao e muitos foram projetados para passar ate 4 Gbps de informaçao, o que já naquela época nao suportaria resoluçao 1080p (cerca de 5 Gbps), contudo poderia ter sido construído um cabo com maior largura de banda. Muitos nao fizeram isso devido a baixa demanda do mercado por tais cabos. Vocês devem lembrar que a 4 anos atrás nao existia essa febre do full HD.

HDMI

 
Existem varias empresas que continuam fazendo esses cabos mais simples, ou por desinformaçao ou por custo, normalmente pelas duas razoes. Para baratear ainda mais, usam matéria prima de baixa qualidade.
As vezes funciona, as vezes nao. Algumas pessoas me dizem que vale a pena mesmo assim, estragou joga fora e compra outro. Nos já achamos que o cabo deve ser bom e durar muito, cada um escolhe o tipo de material que ira fabricar. E os clientes escolhem o que vale a pena comprar.
Acontece que hoje em dia com toda banda que o player pode mandar, é necessário um cabo que suporte isso, e que va ate alem, visando que o cabo agüente bastante tempo.
A 2 anos atrás a versao 1.3 se mostrava muito alem do seu tempo, por isso nao indicávamos a troca do cabo. Mesmo hoje muitas vezes nao indicamos a troca do cabo, mesmo que foi comprado a algum tempo. Pois se o cabo suportar 5 Gbps, voce poderá ver conteúdo do blu Ray em full HD sem problemas.
Contudo , cada vez mais esse conteúdo vem aumentando. Hoje em dia, já encontramos media players que mandam mais de 6 Gbps de sinal. Assim se o cabo nao suportar isso ele ira falhar.

hdmi-cabonovo3

Por isso, se usou por convençao, primeiramente, e no ano passado através do padrao 1.3 b, divulgado pela HDMI org. aumentar de forma “exagerada” o tamanho da largura de banda. Hoje o padrao 1.3 cat.2 (Maximo) chega a 10,2 Gbps, o que já é uma super estimativa do que temos disponivel, porem cada vez mais vem sendo completada.

Nao existe um padrao para o cabo, nos apenas seguimos a quantidade de informaçao que a norma estipula. Como fica estranho ficar explicando isso para todos, usa-se chamar o cabo de 1.3, ou seja, ele consegue suportar as novas especificaçoes dos chips 1.3

Abraço

C.M.

Palavras-chave: , , ,
O que você achou?: 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Compartilhe esta página

Receba as proximas notícias

As Notícias mais lidas

  • Agenda Discabos
  • Central de Treinamentos Discabos
  • Tire sua duvida
  • Ache um revendedor
  • Montagem HDMI
  • Como pedir uma cotação

Produtos

  • Clique para a ver a foto do Porta Fusivel Lamina
  • Clique para a ver a foto do WHS – Wireless HDMI System
  • Clique para a ver a foto do Flash Gold PRO 80A
  • Clique para a ver a foto do Flash Gold PRO 70A
  • Clique para a ver a foto do HDD-15 Macho Metal
  • Clique para a ver a foto do Conversor HDMI para DisplayPort
Fale conosco Peça uma cotação Suporte técnico Envie uma mensagem Fale agora pelo Skype Telefones: 11 4783-3595
4783-4186 / 4138-8373
O Grupo Discabos é associado a:
AURESIDE Infocomm KNX
mautic is open source marketing automation