Perda de tensao ou sinal em cabos devido a distancia

Classificado como 13 votos, media: 4,62 de 513 votos, media: 4,62 de 513 votos, media: 4,62 de 513 votos, media: 4,62 de 513 votos, media: 4,62 de 5

No artigo passado falamos sobre qual o cabo correto para ligar caixas acústicas, de acordo com as características do equipamento.
No dia em que a matéria foi divulgada, um cliente nos enviou um e-mail perguntando: “Mas e a distancia, isso influi alguma coisa na escolha do cabo ?”

SIM , influi muito. E é sobre esse tema que trataremos nesse artigo.

Como foi demonstrado através de tabela no artigo anterior, podemos relacionar a potência da caixa e sua impedancia a uma corrente. Essa corrente, na tabela, pode ser relacionada a espessura do cabo a ser ligada. Porém as tabelas nao levam em conta a distancia do cabo.

Essa informaçao é muito importante, pois todo impulso elétrico que corre através de um metal enfrenta uma resistência ao tráfego desse sinal, ela é chamada de resistência ôhmica, que é dada por ohms/km. Por isso todo sinal tende a ter perda em grandes distancias. O instalador deve prever essa perda levando em conta a distancia percorrida na instalaçao, para que ela nao prejudique o sinal do equipamento emissor. O cálculo para prever a distancia máxima suportada pelo cabo, envolve muitos fatores como tensao, corrente, potência, porcentagem de perda da tensao elétrica e bitola do cabo, especificados diferentemente em cada equipamento.

Olhando o exemplo das tabelas utilizadas no artigo anterior, para uma caixa de 100 Watts de potência, com 8 Ohms de impedancia, e cerca de 4 amperes de corrente, o ideal seria utilizar um cabo de 2×1,50mm². Levando em conta a perda com a distancia, ou a queda de tensao que ocorre devido a resistência ôhmica, percebemos que o cabo 2×1,50mm², recebendo uma tensao de 110 a 127 volts, suporta de 15 a 25 metros de distancia. Acima dessa metragem, a perda de tensao passa a ser mais significativa. Contudo o valor muda pouco, até cerca de 35 metros o sinal continua chegando com clareza, porém nessa metragem a caixa de som já nao irá render 100% das suas características.

Visando manter a potência de entrada constante, o ideal seria utilizar um cabo mais grosso, que terá menor resistência ôhmica. Nesse caso o cabo 2×2,50mm², suportaria até cerca de 50 metros sem problemas de perda.

Para pequenas metragens, pequenas variaçoes de potência, muitas vezes, nao interferem na funcionalidade do sistema. Porém quando visualizamos tal ligaçao para metragens superiores a 100 metros, percebemos que a escolha errada do cabo pode prejudicar muito o sistema.

Podemos concluir que nas instalaçoes de áudio e sonorizaçao de ambientes, a distancia é um fator a se levar em conta no momento de projetar a configuraçao do local. Muitas vezes, vemos utilizarem os cabos sem nenhum estudo preliminar, utilizando o senso comum para escolher a bitola do cabo. Tal escolha pode dar certo, especialmente quando trabalhamos com pequenas metragens. Porém, o ideal seria sempre calcularmos a perda de tensao relacionada com a distancia para as ligaçoes de áudio que fazemos, somente assim você terá certeza que nao prejudicará o som do ambiente, aproveitará a qualidade do equipamento ao máximo, obterá um melhor custo benefício no seu sistema e deixará seu cliente satisfeito com o suporte dado a ele na escolha do material correto.

Conheça as linhas de cabos para caixas de som e alto falante da Discabos:

Cabos Paralelos

RCA

Cabos PP

Cabos para Modulo



Classifique esta página: 1 Estrela2 Estrela3 Estrela4 Estrela5 Estrela

O que voce achou? Escreva um comentário:






Compartilhar esta página:  | | |
  1. Luiz disse:

    Interessante,explicativo e de muita utilizadade no dia a dia.

  2. Osmani Alves dos Santos disse:

    OLa Cristiano
    Mais um comentario importante para para todos nos, o artigos que voce passou anterior esse foi complemento,a distancia e um fator importante na hora de comprar os cabos para instalação
    Caro amigo Cristiano voce com os seus conhecimento informando a todos o que tem de melhor termo tecnico
    Atenciosamente

    Osmani LASER Eletronica Peruibe Ltda

  3. Cássio Mielle disse:

    Continuem assim essas informações são de grande valia para o instalador, que esta iniciando bem como para aqueles que ja são mais experientes e precisam de reciclar ou melhor relembrar abs….

  4. Alex Nunes disse:

    Bom Dia;Gostei muito deste tópico pensava que a bitola do cabo a ser utilizado ifluenciaria na qualidade do sinal estão de parabens,, outra coisa que devido a distancia que temos aqui a nossa igreja fica no terreo e o studio 1º andar uma distancia de 40 metros aonde fica os equipamentos de filmagens neste caso qual cabo eu poderia usar para levar este sinal com pouca perda de qualidade possivel…muito obrigado

  5. Marcos disse:

    Parabéns pelo artigo, bem técnico e objetivo. Vç terias estas informações quanto a perda de sinal para outros tipos de cabos como VGA, Vídeo Composto, S-Vídeo, etç…

    abs e parabéns!

  6. Carlos Nogueira (all in tech) disse:

    Muito bom mesmo. Tenho que concordar com o Marcos. Material técnico e bem objetivo.
    Sucesso a todos!

  7. Marco Antonio disse:

    Gostaria de fazer um teste nas seguintes medidas, caso for posssível:
    1-) 5% perda
    2-) 3000 W
    3-) 40 metros cabo
    4-) 220V
    Qual a bitola do cabo a ser usada?
    Me disseram que tem que ter também o calor, para tanto se for 30 graus muda alguma coisa?

    Obrigado

  8. RodrigoLima disse:

    O artigo foi muito bem escrito.Parabéns.Isto conceito também se aplica a sinal de vídeo?Como exemplo, estou precisando criar um cabo RCA 3 vias com 8 metros.Qual cabo devo utilizar para minimizar ruídos e possiveis interferências?

    Agradeço pela atenção

  9. cesar luiz lepri disse:

    Qual tipo de cabo devo usar para ligar duas caixas SONY HX-100 SS-S505BS 100W RMS 8 Ohms a uma distancia de 10 metros uma da outra ou seja 5 metros de um amplificador gradiente R-323 com Potência de saída por canal 25W RMS (8 Ohms, 0,1% THD) por canal. Onde posso posso encontrar esse tipo de cabo. Moro em londrina parana. Atenciosamente obrigado.

  10. ambrosio disse:

    legal, trabalho com sistema de segurança.

    Ambrosio.

  11. Nelio disse:

    Comentário objetivo e de fácil compreensão.

  12. Area sound. disse:

    Muito objetiva a explicação.legal.

  13. asma disse:

    gostaria de saber se existe a possibilidade de instalar
    em um pavilhao de 100×75 metros caixas de som numa distancia de 10mts cada. e que material (cabos) preciso para que nao haja perca de sinal

  14. Andreas disse:

    trabalho com sistemas de CFTV,e surgiu a curiosidade referente a queda de corrente em cabos de alimentação para as câmeras, tendo em vista a distância e bitola do cabo usado. Existe algum cálculo para descobrirmos qual a bitola correta do cabo a ser usado tendo em vista a distância (metragem do cabo) e a corrente da fonte (normalmente 12V). Ex.: 40 metros de cabo paralelo 2×22 AWG e fonte de 12V 1A.

    Obrigado

  15. Fernando de São Paulo / SP disse:

    Na minha ligação foi recomendada a especificação de cabo 2x3mm para ligação de caixa acustica surround que utilizará o comprimento de 10m para cada caixa aproximadamente. Está superdimensionado? Pode deteriorar o sinal ou algo?
    Obrigado a quem puder me ajudar!

  16. SAC Discabos respondeu:

    Ola Fernando
    Não tem como eu saber se este cabo esta super dimensionado para a sua aplicação, porém isso não deve ocasionar perda de sinal, nem nenhum tipo de problema. Se ele estiver superdimensionado, ou seja, com bitola acima da ideal, você terá a garantia da melhor qualidade de sinal para este tipo de cabo e ainda uma sobra para o caso de mudar de equipamento ou allterar alguma configuração no seu projeto.

Nenhuma página foi encontrada
Nenhuma página foi encontrada
Nenhuma página foi encontrada