Muitas vezes o aparelho de ar-condicionado é inutilizado nas empresas por apresentar mau-funcionamento. Logo se imagina que é por causa de algum problema de fabricação ou defeito. Mas, na verdade, a causa pode ser a maneira incorreta de usar o ar-condicionado.
Há algumas razões para isso, por exemplo, o modo como o aparelho foi instalado e a periodicidade com a qual o usuário liga e desliga o ar-condicionado. Além disso, também é importante considerar a limpeza do aparelho.
Quer mais detalhes sobre esse assunto? Acompanhe este texto e conheça quatro dicas de como usar o ar-condicionado de forma correta para usufruir dos todos os seus benefícios. Confira!
1. Efetue a instalação do ar-condicionado de maneira correta
Uma instalação mal feita pode causar problemas ao aparelho. Por isso, o profissional que a realizará deve instalar a unidade externa (condensadora) em local com boa circulação de ar. Isso para evitar que o ar quente fique preso em volta dela, situação que força o motor a rodar mais, fazendo o aparelho consumir mais energia.
Outra dica é evitar obstruir as laterais e o fundo do seu aparelho de ar-condicionado de janela. Isso para não abafar a condensadora, evitando a redução da eficiência do aparelho.
Também não se deve esquecer de proteger a parte externa da incidência do sol. Afinal, ele faz aquecer demais o equipamento, causando mau-funcionamento. Para esse caso, é recomendável a instalação de um telhadinho, mas sem bloquear as grades de ventilação.
2. Configure o ar-condicionado na temperatura ideal
Outra maneira de como usar o ar-condicionado é evitando o frio excessivo. Isso porque, para chegar a temperaturas extremas, o aparelho tem que ficar ligando e desligando mais vezes, forçando demais o motor. Isso provocará problemas no aparelho a longo prazo.
O mais adequado é manter o ambiente em temperaturas próximas a 23º C. Inclusive, essa é a faixa de temperatura indicada pela Anvisa para o bem-estar da maioria das pessoas.
3. Realize periodicamente a limpeza
Poeira, bactérias e microrganismos prejudiciais são os resíduos que acabam se acumulando em qualquer ar-condicionado. Assim, surge a importância de limpá-lo frequentemente.
A princípio, o ideal é que os filtros sejam lavados pelo menos uma vez por mês. Também devem ser trocados a cada seis meses se o local não tiver muito movimento. Dessa forma, em caso de fluxo contínuo de pessoas, é fundamental que se faça a troca do filtro a cada três meses.
4. Evite ligar e desligar o aparelho rapidamente
Geralmente quando o técnico de instalação visita um estabelecimento com o ar-condicionado em mau funcionamento, ele descobre que o usuário liga e desliga o equipamento em curtos intervalos de tempo. Essa é uma das formas de como usar o ar-condicionado de maneira incorreta.
Como resultado, para esses casos, o técnico deve dizer ao usuário que se for sair por apenas alguns minutos, ou até meia hora, será melhor deixar ligado o aparelho.
Agora, em caso de usar o ar-condicionado por longos períodos, a sugestão é adquirir aparelhos com tecnologia Inverter. Esse modelo tem maior eficiência e ajusta o trabalho do compressor de acordo com a necessidade.
Essas foram algumas dicas de como usar o ar-condicionado de maneira eficiente. Assim sendo importante que o técnico de instalação sempre utilize aparelhos certificados e realize a manutenção periodicamente.
Como controlar e automatizar o sistema de ar condicionado pela web
Quer ter facilidade para esse controle e gerenciamento? Saiba agora mesmo como funciona o sistema de automação para ar-condicionado.
Com essas dicas de utilização do ar condicionado é possivel dimunuir a conta de energia e aumentar o tempo de vida útil do equipamento!
Excelentes dicas, lembrando que a manutenção preventica periódica do ar condicionado é indispensável para a boa qualidade do ar respirável e o aumento da vida útil do equipamento.
Qual a melhor maneira de deixar a palheta,para economizar energia,e gerar ar no ambiente por completo??