Ola amigos, a Discabos, mais uma vez, participou da maior feira de eletrônica no mundo. A Hong Kong Eletronic Fair e a Ásia Eletronic, que acontecem juntas em Hong Kong, mostraram algumas novidades e tendências que devem aparecer no mercado no proximo ano.
Os media centers parecem estar entrando bem forte no mercado. Muitas marcas mostraram seus equipamentos com recursos diversos bem interessantes, entre eles a possibilidade de um input podendo gravar conteúdo da TV no HD interno e a possibilidade de navegar na internet com um browser interno.
Outra tendência forte é o desenvolvimento de produtos com matéria prima nao toxica ou livre de substancias toxicas, além disso muitos novos produtos estao sendo desenvolvidos com a capacidade de se alimentar da energia solar, possibilitando menor dependência da energia elétrica, o que e interessante para o meio ambiente.
No que se trata de cabos, as novidades giram em torno da tecnologia HDMI, que foi a ultima a aparecer e vem se desenvolvendo. Aos interessados, segue abaixo:
1. Plugs – Montagem : Uma grande dificuldade na montagem dos cabos HDMI sempre foi a soldagem dos plugs. Como o cabo tem 19 fios e o plug é dividido em 2 fileiras, sendo uma com 9 e outra com 10 contatos, era complicado desenvolver um sistema de soldagem do conector por maquinas ou por compressao. Assim, mesmo em escala, os cabos sao montados manualmente, o que aumenta o tempo de produçao.
Acaba de sair uma versao do plug para ser montado ou soldado através de maquinas. A saída para o problema do número de fios e terminais, foi a criaçao de pequenos túneis na base do conector por onde passam os fios já descascados e estanhados. Esses tubos posicionam os filamentos para a soldagem industrial. Aumenta ligeiramente o tamanho da base do conector, porém isso nao e perceptível apos a capa ser colocada. Ainda é necessária a presença humana para posicionar os filamentos, porém a soldagem a máquina pode fazer.
Esse tipo de conector está em teste e algumas fábricas já tem começado a usá-lo em maior escala. Ainda nao temos um feedback sobre a porcentagem de problemas quando comparado a soldagem manual. Se bem que o verdadeiro intuito é diminuir o tempo de produçao e nao diminuir problemas de montagem, visto que o número de defeitos pela montagem manual era baixíssimo nas grandes e boas fábricas de cabos. Vamos esperar e ver se esse novo sistema será aceito. Quem sabe, isso ajudará a diminuir os custos de montagem também. Quando tiver mais novidades, traremos para vocês.
2. Cabo HDMI versao 1.4 : Muito se comentou sobre a nova versao dos cabos HDMI, a chamada 1.4. Como já falamos anteriormente, a grande mudança será a possibilidade de colocar os equipamentos em rede, podendo haver comunicaçao entre eles. Quanto a questoes de largura de banda, ele ainda seguirá o padrao definido pela versao 1.3b. Além disso os chips trarao a possibilidade de trabalhar com resoluçao altas de 2k x 4k, imagem 3D e retorno do sinal de áudio.
Apesar de algumas fábricas divulgarem que já tem o cabo 1.4, ele ainda nao está disponível para venda comercial.
Acontece que apesar de já sabermos como será a montagem e a pinagem desses cabos, a organizaçao HDMI ainda nao liberou a especificaçao de testes e certificaçao dos cabos, desse modo as fabricas ainda nao podem vender os cabos com a especificaçao 1.4, visto que estes ainda nao podem ser testados de acordo com as normas.
Acredito que os primeiros cabos devem aparecer no mercado apenas no proximo ano. Os equipamentos com chips 1.4 eram prometidos para esse final de ano, porem nao sei se isso acontecera.
Assim como aconteceu nas outras versoes, a 1.4 será compatível com as anteriores, e por isso você que já comprou um bom cabo HDMI especificado para 1.3, com certeza poderá usufruir dele na versao 1.4, apenas se limitando a nao ter a funçao de rede no cabo.
Em breve a Discabos divulgará o Video do primeiro teste do transmissor HDMI wireless aqui no Brasil. Esse novo equipamento, desenvolvido com os chips da Amimon, empresa israelense de tecnologia, suporta sinais com até 1080p de resoluçao (24 Hz) e 10 metros de distancia entre o transmissor e o receptor.
Muitas empresas estao tentando desenvolver equipamentos wireless para áudio e vídeo de alta definiçao. Essa é uma tendência que temos visto, e a Discabos demonstrará uma versao baseada no protocolo WHDI. Assim como outras empresas ao redor do mundo, ainda estamos desenvolvendo tal soluçao e realizando testes com prototipos, sem previsao de lançamento no mercado.
Abraço a todos.
Parabens pela reportagem. Só assim consiguimos dar retorno técnico as bobagens que o cliente lê na Internet e fica nos questionando.
Estive lá! Obrigado pelas informações.
muito bom, precisamos estar sempre bem informados com as novas tecnologias e as facilidades que elas nos proporcionam, parabéns.
Parabéns Cristiano pelas suas newsletters sempre ricas de informações! Quando possível, publique fotos também.
Um forte abraço!
Alex dos Santos
Redator
Revista HOME THEATER & CASA DIGITAL
Muito bom estarmos atualizados a respeito do que está acontecendo no mercado mundial.
muito legal.
Excelente comentário!
Nós que gostamos e acompanhamos à evolução tecnológica de nossos equipamentos, nos sentimos gratificados com informações técnicas detalhadas e atualizadas. Parabéns à Discabos, especialmente na pessoa do amigo Cristiano Mazza, que tanto nos instrui na resolução de problemas com relação aos cabos HDMI de forma honesta e eficiente.
Essa ligação em rede do cabo 1.4 o que tem à ver com função link que já existe no 1.3, ou seja o que vai ter a mais?
Artigo muito interessante, obrigado
Parabens Cristiano,e mais uma vez obrigado por passar informações tão importante.
O artigo tem boa informação.
Estou sempre atento as novidades e leio tudo sobre novas tecnologias. Gostaria de saber por quê alguns cabos HDMI vem com um bujão antes do conector e outros não?
Ola Claudio, como vai ??
Obrigado pela consulta.
O famoso bujão que vc se refere é um filtro de ferrite para evitar interferências. Contudo não recomendo a compra desses cabos.
Acontece que um bom cabo, projetado para não sofrer interferências, não tem a necessidade desse bujão. Assim que coloca ele, é porque o cabo está mal feito, ou foi feito em forma de barateá-lo, não usando a especificações mais corretas, então colocaram o filtro para evitar as interferências.
Não é a toa que os melhores cabos do mercado, não usam esse bujão. Por outro lado, os cabinhos mais baratos, todos tem o bujão. Ou seja, erraram no cabo, ele sofre interferências e o sinal fica ruim, o que fazem ?? colocam o filtro. Em resumo não confie neste tipo de cabo.
Abraço.
quero saber se tem como fazer um cabo hdmi para av
ou seha lado hdmi, e outro 3 rca preto/verm.,amarelo,branco, para usar bluray saida hdmi, em aparelhos de som antigos com entrada rca
Olá Antonio
Não tem como fazer isso com um cabo pois são sinais diferentes. Você teria que ter um equipamento conversor para fazer isso.
Olá
Gostaria de ligar meu computador na TV Smart porém, no computador tenho VGA e na TV HDMI . O cabos vendidos no mercado VGA para HDMI funciona? ( VGA é analógico e HDMI é digital ) não precisaria de um conversor obrigatoriamente?
Obrigada
Maria
Olá Maria Desculpe a demora na resposta Como são sinais diferentes eles precisam obrigatoriamente de um equipamento que faça essa conversão sim.