versoes de hdcp

Incompatibilidade entre versões de HDCP do HDMI

HDCP, ou High-bandwidth Digital Content Protection é um sistema de proteção antipirataria utilizado por dispositivos HDMI e DVI. Como o nome indica, ele evita a gravação do conteúdo transmitido pelas saídas de vídeo e dificulta a falsificação. Apesar da sua utilidade, esse sistema é responsável por diversos erros de incompatibilidade entre versões de HDCP e HDMI, o que pode ser uma grande dor de cabeça.

Com o surgimento de aparelhos 4K, resolução que deve se tornar padrão de mercado nos próximos anos, o HDCP 2.2 passou a estar presente em leitores Blu-Ray e dispositivos compatíveis com esta resolução. Como resultado, aparelhos de HDMI mais antigos apresentam erros quando conectados a equipamentos compatíveis com HDCP 2.2.

Neste artigo, entenderemos mais sobre esse problema e porque ele acontece. Por fim, exploraremos algumas soluções possíveis. Sigamos!

O que é HDCP

Criado pela Intel em 1990, HDCP é o protocolo utilizado pela indústria para impedir a pirataria em dispositivos de alta resolução, que transmitam sinais via HDMI e DVI. Por meio deste protocolo, a gravação de todo o conteúdo transmitido é impedida. Por exemplo, dispositivos como Google Chromecast e Amazon Fire TV contam com essa tecnologia para proteger o seu conteúdo contra gravações não autorizadas.

Basicamente, todo dispositivo que conta com conexão HDMI envia por meio de um cabo um sinal de vídeo e áudio ao aparelho de reprodução. Assim, a televisão indica ser compatível com HDCP ao Chromecast, por exemplo, demonstrando ter um protocolo válido.

Em aparelhos Full-HD, problemas com HDCP eram mais raros, mas a chegada da resolução 4K trouxe complicações.

O problema do HDCP 2.2

Para adaptar o protocolo a uma nova realidade de mercado, o HDCP 2.2 foi criado para funcionar em aparelhos de resolução 4K, ou UHD. Como resultado, receivers e televisores HDMI podem apresentar incompatibilidade de uso, uma vez que não estão atualizados em relação à nova tecnologia.

Muitas vezes, pode parecer necessária a troca de todo o sistema de vídeo para solucionar o problema. Contudo, essa é uma medida de alto custo e que nem sempre resolveria a questão.

A solução para a incompatibilidade de versões de HDCP

Sabemos agora que a conexão de dispositivos de reprodução de vídeo em 4K podem gerar problemas de compatibilidade com receptores mais antigos. Felizmente, existem soluções simples que podem ser implementadas sem exigir a troca de todo o sistema de vídeo. Por isso, conheceremos algumas delas.

Uma possibilidade é o uso de um splitter HDMI compatível com o HDCP 2.2. Assim, aparelhos como o Chromecast devem ser conectados à entrada do splitter que, em seguida, deve ter uma de suas portas de saída conectada diretamente ao aparelho de televisão. Assim, o dispositivo de transmissão receberá o protocolo válido do splitter, mas não da televisão incompatível.

Outra possibilidade é a instalação de um conversor de HDCP. Quando conectado, esse aparelho transforma o protocolo 2.2 em 1.4 e, assim, quebra a incompatibilidade entre os sistemas.

O Grupo Discabos renovou a sua linha de splitters, matrizes e equipamentos HDMI, disponibilizando opções de equipamentos com versão HDCP 2.2.

E aí? Conseguiu entender mais sobre a incompatibilidade entre versões de HDCP? Se sim, compartilhe esse conteúdo com os seus colegas nas redes sociais.

0 0 vote
Avalie este conteúdo
Subscribe
Notify of
guest
21 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Daniel Kleinberg
Daniel Kleinberg
21 de setembro de 2020 09:11

Uso um splitter 1.4 pra conectar um receptor SKY HDTV à uma placa de gravação da Avermedia – EZ-130.
A TV já era 4K, mas comprada em Abril/2015. LG49UB8500.
Troquei essa TV por uma LG NanoCell, LG55SM8600, modelo 2019.
A nova televisão não identifica mais o sinal emitido tanto pela saída HDMI do Splitter, ou pela saída HDMI da placa gravadora; A EZ Recorder. Placa, cabos e Splitter estão em perfeito funcionamento; testados em uma outra TV 4K de meados de 2017. Funcionou. Problema é na recepção pela TV, e não na emissão do sinal. Testei em todas as portas HDMI da nova TV.
Está um tanto confuso pra mim, pois o Splitter 1.4 quebra o HDCP do decodificador da SKY, todavia apenas as TVs de 2015 e 2017 recebem o sinal. A modelo 2019 não…. Se o sinal já sai “limpo” do Splitter, porque ela não recebe?
Será que um Splitter mais atual, versão 2.2 resolve esse problema para que a nova TV receba o sinal?

erich
erich
21 de setembro de 2020 09:11

como gravar sinais de TV ‎protegido com HDCP?

Arildo Soprani
Arildo Soprani
21 de setembro de 2020 09:15

Boa noite. Tenho um Receiver DENON que uso para conectar diversos aparelhos incluindo módulos VIVO. Este receiver tem tecnologia HDCP 2.2. Quando ligo a saída monitor do receiver na minha TV Philips Full HD antiga, vem mensagem dizendo que a TV não é compatível com HDCP 2.2. Qual dispositivo tenho que comprar para resolver este problema? Um splitter, um conversor HDCP 2.2 x HDMI 1.4 ? Agradeço sua orientação para compra e solução deste problema

Grupo Discabos
21 de setembro de 2020 09:16
Reply to  Arildo Soprani

Arildo, bom dia. Espero que esteja tudo bem contigo.

Você pode utilizar o nosso Splitter 1×2 com extrator de áudio (https://discabos.com.br/produtos/avlife/splitters/splitter-hdmi-1×2-audio-extrator), ele é compatível com HDCP 2.2 e pode te ajudar a respeito deste caso. Já mandei sua solicitação ao nosso setor de vendas e eles entrarão em contato contigo.

Havendo dúvidas, estarei à disposição.

Marcus M.
Marcus M.
21 de setembro de 2020 09:15

Boa tarde. Possuo um computador com placa de vídeo Nvidia GeForce 1060 6GB e gostaria de usar meu monitor juntamente à uma TV LG 32LK450. Minha máquina reconhece a TV que está conectada à um adaptador “Displayport x HDMI” + um cabo HDMI porém não dá vídeo nela, apenas aparecem as mensagens “Sem sinal” e “Formato Inválido”. Comprar um splitter HDMI resolveria meu problema?

Grupo Discabos
21 de setembro de 2020 09:15
Reply to  Marcus M.

Olá Marcus. Nesse caso me parece mais uma questão de configuração da resolução e proporção de imagem que sai para a TV. Nas configurações de vídeo do seu Windows ou Mac tente alterar a resolução de saída, pode tentar o padrão 1080p (1920×1080) ou uma resolução abaixo desta.

Marcus M.
Marcus M.
21 de setembro de 2020 09:17
Reply to  Grupo Discabos

Olá. Tentarei novamente diminuindo a resolução, no entanto, quando abro meu painel de controle da Nvidia, em uma aba onde há as especificações do meu monitor e minha TV, é dito que minha TV é incompatível com HDCP. Se este for o caso, o splitter resolveria?

Flavio Manzoli
Flavio Manzoli
21 de setembro de 2020 09:15

Olá, tenho uma tv Sony 4k e nunca tive problema com o hdcp e sempre usei meus dispositivos hdmi normalmente. Recentemente comprei um switch hdmi pois só as duas entradas da tv não davam conta, porém após uma semana de uso parece que ele “estragou” minha entrada. Agora todo dispositivo que coloco na entrada, aparece esse erro da tv não suportar vídeo hdcp.
Vocês sabem o que pode estar acontecendo? Será que foi o switch mesmo que estragou a entrada? Ou é uma coincidência?
Obrigado!!

Nilo Valverde
Nilo Valverde
21 de setembro de 2020 09:15

Boa tarde, por favor, preciso de um splitter de ao menos 3 saídas que consiga levar o sinal de um player de blue ray para 3 TVs por HDMI, mas tem o problema daquele protocolo de proteção. Vocês tem essa solução?

EDUARDO SILVA
EDUARDO SILVA
21 de setembro de 2020 09:15

Boa noite, trouxe um Denon AVR S750H e estou tentando instalar em um projetor Epson powerlite X 39,conectando o cabo HDMI consigo reproduzir o áudio, porém quando reproduzo na parede aparece a imagem dizendo, conexão em não conformidade com HDCP 2,2, neste caso tenho que usar um Splitter 1×2 com extrator de áudio,como citado no comentário do Arildo Soprani ? E a imagem não é reproduzida.

Grupo Discabos
21 de setembro de 2020 09:17
Reply to  EDUARDO SILVA

Olá Eduardo, o nosso splitter é compatível com HDCP 2.2 e já corrigiu diversos casos com esse problema de incompatibilidade, porém como existem muitos tipos de equipamentos, não consigo te garantir isto, teria que ser feito um teste mesmo.

Vanvan
Vanvan
21 de setembro de 2020 09:15

como eu poderia resolver isso? Meu PC tem uma placa de video nvidia gforce 1050, uso cabos hdmi, o monitor é um acer sao séries de 27 polegadas. Quando vejo filmes na amazon prime não consigo ver em full hd, ou seja 1080p, pq aparece uma mensagem de incompatibilidade de cabos placa e monitor. um conversor resolveria meu problema? O problema é que antes eu conseguia ver em full hd tranquilamente. e em sites como o youtube eu vejo em fhd. por isso não entendi essa limitação repentina.

Marcos Gonçalves
Marcos Gonçalves
21 de setembro de 2020 09:15

Boa tarde, minha televisão está com incompatibilidade de HDCP com o dispositivo Chromacast3, saberia me dizer se um aparelho conversor de HDMI para RCA (AV) resolveria o problema??

Grupo Discabos
21 de setembro de 2020 09:17

Olá Marcos, colocar um conversor HDMI para RCA, pode ser que te “resolva” mostrando imagem na tela, porém não recomendo porque você perderá muita qualidade de resolução. O que pode resolover o problema e manter a resolução é usar um splitter hdmi conectado no chromecast e na TV. Nosso

Vieira Andre
Vieira Andre
21 de setembro de 2020 09:17

Boa tarde tenho box android 4k, e tenho 1 tv Smart TV Samsung
Crystal UHD 4K, so que acontece-me 1 problema, depois de algum tempo ligado, minuto a minuto fica a preto e depois volta a dar, se reiniciar para aguentar +- 2hora tempo, mas depois volta a fazer o mesmo, fiz testei na box da operadora, não acontece nada da prefeito, ja troquei de cabo hdmi e continua igual. alguem sabe?

Evancir Luciano da Silva
Evancir Luciano da Silva
23 de setembro de 2020 17:00

Olá, boa tarde. Estou com dificuldade de espelhar um filme do iphone na TV Smart, da mensagem não autorização, em razão do HDCP.
Pergunto, se usar um cabo hdmi 4k, isso resolve ou precisarei do splitter?

Grupo Discabos
25 de setembro de 2020 17:23

Olá Evancir Acredito que mesmo utilizando o cabo, se for com os mesmos dispositivos , vai continuar tendo o problema de HDCP, pois o cabo não muda a versão ou a compatibilidade entre os equipamentos. Com um splitter no caminho do sinal, sim esse problema pode ser resolvido. É díficil te garantir nesse caso porque são muitas variaveis de equipamentos e nao conseguimos testar com todos.

21
0
Queremos ouvir você: deixe um comentáriox
()
x
0
    0
    Seu carrinho
    Seu carrinho está vazioVoltar a loja