Como oferecer a manutenção de equipamentos AV depois da instalação?

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Na maioria dos casos, após a instalação de equipamentos de áudio e vídeo, as empresas passam a usar os recursos em seu máximo potencial, ignorando o fato de que eles precisam de manutenção. Como resultado, perdem mais tempo e dinheiro solicitando serviços de reparos emergenciais. Mas, como oferecer a manutenção de equipamentos AV aos seus clientes após a instalação?

Isso é o que pretendemos responder no post de hoje. Confira a partir de agora a importância de oferecer um serviço de manutenção preventiva e como executá-la de forma eficiente!

Por que oferecer a manutenção de equipamentos AV depois da instalação?

Por mais que um sistema de áudio e vídeo seja bem instalado, manutenções são necessárias para solucionar possíveis problemas e melhorar o desempenho do equipamento. Quando isso é feito de forma preventiva, a empresa economiza dinheiro e evita longas paradas dos equipamentos para a realização de reparos mais aprimorados.

Para o instalador, o contrato de manutenção é uma forma de gerar receitas recorrentes, manter a proximidade com os clientes e melhorar a confiança deles nos serviços que presta, principalmente quando usa materiais resistentes e duráveis, como os do Grupo Discabos.

Como oferecer a manutenção de equipamentos após a instalação?

O processo não é complicado. Basta ter organização. Então, separamos um passo a passo que deve ajudar você a planejar melhor as etapas de manutenção. Acompanhe!

1. Elabore um plano para a manutenção preventiva

Em uma planilha eletrônica, registre todos os equipamentos de áudio e vídeo que instalou. Inclua a data do serviço, a marca, o modelo, as funções e a empresa usuária. Também anote os contatos dos responsáveis para organizar as informações que precisa.

Faça um orçamento para o proprietário ter uma média de custos e ajude-o a preparar uma reserva financeira para cobrir tais despesas. Lembrando que, como esse planejamento é de caráter preventivo, a empresa deve gastar bem menos dinheiro.

2. Crie um cronograma para agendar as manutenções

Verifique a necessidade de manutenção de cada aparelho, hardwares e softwares, de acordo com as recomendações do fabricante. Depois, inclua na planilha de planejamento as datas em que cada equipamento deve passar pela revisão e ligue para agendar o serviço.

Se possível, adicione mecanismos de alerta, como mudanças de cor automáticas das células, na planilha para ela avisar sempre que uma data se aproximar. Lembre-se de agendar as manutenções com uma semana de antecedência para dar tempo do proprietário se preparar.

3. Registre as ocorrências de falhas operacionais

Na mesma planilha, reserve um espaço para registrar os sinais de falha reclamados pelos clientes, descrevendo o que aconteceu em detalhes e quando. Esses registros ajudam você a identificar necessidades de manutenção antes do previsto.

Além disso, você também pode reservar um espaço para anotar observações. Elas podem ser comentários sobre o seu atendimento, sobre as formas de pagamentos, sobre o perfil do proprietário e assim por diante.

4. Conte com o auxílio de um especialista

Mesmo que os fabricantes deem dicas de manutenção de equipamentos AV, elas são muito superficiais e não incluem a parte técnica, que envolve o funcionamento deles. Então, oriente o cliente a não se arriscar, fazendo as revisões por conta própria.

Recomende o apoio de um instalador especialista em oferecer soluções de áudio e vídeo de qualidade, além de um atendimento e suporte de excelência, como o seu. Saliente também a qualidade dos produtos que usa, do Grupo Discabos, que dão menos problemas.

Nenhum equipamento funcionará para sempre sem manutenções e, se oferecer esse serviço de forma preventiva, além de poupar dinheiro e tempo do seu cliente, estenderá o tempo de vida útil dos aparelhos. Essa é uma boa forma de fidelizá-los. Então, siga as nossas dicas e amplie o seu portfólio com a manutenção de equipamentos.

Pronto para começar? Entre em contato com o Grupo Discabos agora mesmo e descubra como podemos ajudar!

 

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