Perda de tensão ou sinal em cabos devido a distância

Um cliente nos enviou um e-mail perguntando: “A distancia influi para a perda de tensão e escolha do cabo ?”

SIM , influi muito. E é sobre esse tema que trataremos nesse artigo.

Distância e perda de tensão?

Como foi demonstrado através de tabela no artigo anterior, podemos relacionar a potência da caixa e sua impedância a uma corrente.

A corrente, na tabela, pode ser relacionada a espessura do cabo a ser ligada. Porém as tabelas não levam em conta a distancia do cabo.

Essa informação é muito importante, pois todo impulso elétrico que corre através de um metal enfrenta uma resistência ao tráfego desse sinal, ela é chamada de resistência ôhmica, que é dada por ohms/km. Por isso todo sinal tende a ter perda em grandes distancias.

O instalador deve prever essa perda levando em conta a distancia percorrida na instalação, para que ela não prejudique o sinal do equipamento emissor.

Leia também Como não ser enrolado na hora de comprar um cabo de áudio?

Cálculo para prever a distancia máxima

O cálculo para prever a distancia máxima suportada pelo cabo, envolve muitos fatores como tensão, corrente, potência, porcentagem de perda da tensão elétrica e bitola do cabo, especificados diferentemente em cada equipamento.

Olhando o exemplo das tabelas utilizadas no artigo anterior, para uma caixa de 100 Watts de potência, com 8 Ohms de impedância, e cerca de 4 amperes de corrente, o ideal seria utilizar um cabo de 2×1,50mm².

Levando em conta a perda com a distancia, ou a queda de tensão que ocorre devido a resistência ôhmica, percebemos que o cabo 2×1,50mm², recebendo uma tensão de 110 a 127 volts, suporta de 15 a 25 metros de distancia.

Acima dessa metragem (15 a 25 metros), a perda de tensão passa a ser mais significativa. Contudo o valor muda pouco, até cerca de 35 metros o sinal continua chegando com clareza, porém nessa metragem a caixa de som já não irá render 100% das suas características.

Visando manter a potência de entrada constante, o ideal seria utilizar um cabo mais grosso, que terá menor resistência ôhmica. Nesse caso o cabo 2×2,50mm², suportaria até cerca de 50 metros sem problemas de perda.

Para pequenas metragens, pequenas variações de potência, muitas vezes, não interferem na funcionalidade do sistema. Porém quando visualizamos tal ligação para metragens superiores a 100 metros, percebemos que a escolha errada do cabo pode prejudicar muito o sistema.

Conclusões

Podemos concluir que nas instalações de áudio e sonorização de ambientes, a distancia é um fator a se levar em conta no momento de projetar a configuração do local.

Muitas vezes, vemos utilizarem os cabos sem nenhum estudo preliminar, utilizando o senso comum para escolher a bitola do cabo. Tal escolha pode dar certo, especialmente quando trabalhamos com pequenas metragens.

O ideal seria sempre calcularmos a perda de tensão relacionada com a distancia para as ligações de áudio que fazemos.

Somente assim você terá certeza que não prejudicará o som do ambiente, aproveitará a qualidade do equipamento ao máximo, obterá um melhor custo benefício no seu sistema e deixará seu cliente satisfeito com o suporte dado a ele na escolha do material correto.

Conheça as linhas de cabos para caixas de som e alto falante da Discabos e peça uma cotação:

Cabos Paralelos

Cabos RCA

Cabos PP

Cabos para Modulo

Quero mais informações sobre esse assunto


Tags:

Veja também:

0 0 vote
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
42 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz
Luiz
16 de julho de 2009 12:06

Interessante,explicativo e de muita utilizadade no dia a dia.

Osmani Alves dos Santos
Osmani Alves dos Santos
16 de julho de 2009 20:10

OLa Cristiano
Mais um comentario importante para para todos nos, o artigos que voce passou anterior esse foi complemento,a distancia e um fator importante na hora de comprar os cabos para instalação
Caro amigo Cristiano voce com os seus conhecimento informando a todos o que tem de melhor termo tecnico
Atenciosamente

Osmani LASER Eletronica Peruibe Ltda

Cássio Mielle
Cássio Mielle
17 de julho de 2009 11:03

Continuem assim essas informações são de grande valia para o instalador, que esta iniciando bem como para aqueles que ja são mais experientes e precisam de reciclar ou melhor relembrar abs….

Alex Nunes
Alex Nunes
20 de julho de 2009 08:33

Bom Dia;Gostei muito deste tópico pensava que a bitola do cabo a ser utilizado ifluenciaria na qualidade do sinal estão de parabens,, outra coisa que devido a distancia que temos aqui a nossa igreja fica no terreo e o studio 1º andar uma distancia de 40 metros aonde fica os equipamentos de filmagens neste caso qual cabo eu poderia usar para levar este sinal com pouca perda de qualidade possivel…muito obrigado

Marcos
Marcos
21 de julho de 2009 17:08

Parabéns pelo artigo, bem técnico e objetivo. Vç terias estas informações quanto a perda de sinal para outros tipos de cabos como VGA, Vídeo Composto, S-Vídeo, etç…

abs e parabéns!

Carlos Nogueira (all in tech)
Carlos Nogueira (all in tech)
23 de julho de 2009 11:20

Muito bom mesmo. Tenho que concordar com o Marcos. Material técnico e bem objetivo.
Sucesso a todos!

Marco Antonio
Marco Antonio
19 de agosto de 2009 14:35

Gostaria de fazer um teste nas seguintes medidas, caso for posssível:
1-) 5% perda
2-) 3000 W
3-) 40 metros cabo
4-) 220V
Qual a bitola do cabo a ser usada?
Me disseram que tem que ter também o calor, para tanto se for 30 graus muda alguma coisa?

Obrigado

RodrigoLima
RodrigoLima
8 de outubro de 2009 19:52

O artigo foi muito bem escrito.Parabéns.Isto conceito também se aplica a sinal de vídeo?Como exemplo, estou precisando criar um cabo RCA 3 vias com 8 metros.Qual cabo devo utilizar para minimizar ruídos e possiveis interferências?

Agradeço pela atenção

cesar luiz lepri
cesar luiz lepri
28 de outubro de 2009 22:33

Qual tipo de cabo devo usar para ligar duas caixas SONY HX-100 SS-S505BS 100W RMS 8 Ohms a uma distancia de 10 metros uma da outra ou seja 5 metros de um amplificador gradiente R-323 com Potência de saída por canal 25W RMS (8 Ohms, 0,1% THD) por canal. Onde posso posso encontrar esse tipo de cabo. Moro em londrina parana. Atenciosamente obrigado.

ambrosio
ambrosio
7 de novembro de 2009 22:05

legal, trabalho com sistema de segurança.

Ambrosio.

Nelio
Nelio
17 de janeiro de 2010 00:15

Comentário objetivo e de fácil compreensão.

Area sound.
Area sound.
18 de fevereiro de 2010 18:38

Muito objetiva a explicação.legal.

asma
asma
4 de março de 2010 15:05

gostaria de saber se existe a possibilidade de instalar
em um pavilhao de 100×75 metros caixas de som numa distancia de 10mts cada. e que material (cabos) preciso para que nao haja perca de sinal

Andreas
Andreas
9 de abril de 2010 11:42

trabalho com sistemas de CFTV,e surgiu a curiosidade referente a queda de corrente em cabos de alimentação para as câmeras, tendo em vista a distância e bitola do cabo usado. Existe algum cálculo para descobrirmos qual a bitola correta do cabo a ser usado tendo em vista a distância (metragem do cabo) e a corrente da fonte (normalmente 12V). Ex.: 40 metros de cabo paralelo 2×22 AWG e fonte de 12V 1A.

Obrigado

Fernando
Fernando
26 de abril de 2010 11:32

Na minha ligação foi recomendada a especificação de cabo 2x3mm para ligação de caixa acustica surround que utilizará o comprimento de 10m para cada caixa aproximadamente. Está superdimensionado? Pode deteriorar o sinal ou algo?
Obrigado a quem puder me ajudar!

SAC Discabos
SAC Discabos
26 de abril de 2010 13:29
Reply to  Fernando

Ola Fernando
Não tem como eu saber se este cabo esta super dimensionado para a sua aplicação, porém isso não deve ocasionar perda de sinal, nem nenhum tipo de problema. Se ele estiver superdimensionado, ou seja, com bitola acima da ideal, você terá a garantia da melhor qualidade de sinal para este tipo de cabo e ainda uma sobra para o caso de mudar de equipamento ou allterar alguma configuração no seu projeto.

HÉLIO VIRÃES
HÉLIO VIRÃES
4 de setembro de 2010 07:23

CARO AMIGO, TENHO UMA RADIO POSTE E GOSTARIA DE SABER QUAL A BITOLA DE FIO CORRETE PARA EU USAR COM A DISTANCIA DE 100 METROS JA QUE O AUTOFALANTE É 8 E E DE 2 AMPER.

OBRIGADO.

Renato Weisser
Renato Weisser
10 de maio de 2011 10:16

Algumas teorias curiosas acerca do comprimento dos cabos se baseiam nos princípios da transmissão de radio-frequência, muito exercitados por praticantes de radio-amadorismo.
Defendem que cabos coaxiais devem ser cortados e montados em determinadas proporções, sempre em valor múltiplo ao comprimento de onda, o que teoriamente ajudaria a lidar com a formação de possíveis ondas estacionárias.
Outra teoria afirma que todo cabo muito curto, tipicamente com comprimento igual ou inferior a 50cm, comporta-se como se fosse um elemento nulo no sistema, não interferindo ou adicionando suas características ao conjunto.

Em se falando do texto acima, a tempos atrás na revista Home Theater, foi divulgado um artigo de colunista comentando sobre um seu amigo que ao fazer as conexões em seu HT com cabos caros mas com não mais de 50cm, teve um resultado pífio e relação ao poder de fogo do equipamento. Ao trocar as conexões por outros de mesma marca e modelo mas com medidas entre 1m e 1,5m, eis que fez-se a luz e o resultado foi simplesmente surpreendente.

O que poderia ser acrescentado sobre os parágrafos acima para nos ajudar na melhor escolha de comprimento nas nossas conexões com cabos para players, receivers e caixas acusticas?

Obrigado

joao
joao
16 de setembro de 2011 21:20

qual e o cabo ideal p/ ligar caixa de som na potencia, som de uma igreja?

Avelino
Avelino
24 de setembro de 2011 10:00

Bom dia.
Qual a bitola de cabo flexivel que devo usar da caixa padrão até a caixa de distribuição, distancia 25 metros,voltagem 110 e 220 volts
Grato

Lucas
Lucas
6 de novembro de 2011 16:22

ola gostaria de saber qual a distancia maxima que pode-se intalar uma fonte de 1A de uma camera de segurança?

Nelson Junior
Nelson Junior
30 de novembro de 2011 09:25

BOM DIA EU GOSTARIA DE SABER SE UM CABO DE AUDIO ( RCA ) DE 30 METROS EU VOU TER PERDA DE QUALIDADE.AGUARDO MUITO OBRIGADO.

ronnedy
ronnedy
11 de janeiro de 2012 17:00

Resumida

luz
luz
18 de junho de 2012 16:38

ola gostaria de saber que bitola de cabo tenho que usar em uma distancia de 270 metros subterranio para uma bomba de 5cv de poço artesiano?

deacis
deacis
21 de fevereiro de 2013 18:48

comprei um triturador forrageiro de 3cv minha rede e 110 vots tenho que istalar a uma distacia de 150m para isso comprei cabos de 16mm pois a energia chega mito fraca com fios 6mm, meu padrao e com fio de 6mm mesmo com o cabo de 16mm continua a queda de tensao com o motor ligado diminui para 56v. sera que se eu troca os fio do padrao resolve? preciso de uma soluçao.obrigado

walter jose dos santos filho
walter jose dos santos filho
26 de abril de 2013 17:44

Boa Noite, muito boa esta materia sobre impedancia x distancia x bitola, dos cabos para cixas de som, nem todos profissionais da area tem essa teoria, gostei muito valeu.

Julio
Julio
27 de janeiro de 2014 23:00

Boa noite…queria saber o seguinte….quero colocar uma antena de internet no alto de um morro e para isso preciso levar uma corrente elétrica ate la….ou seja um fio de energia de 110v para que abasteça a antena….porem minha casa fica aproximadamente uns 270 a 300 metros de distancia do local onde a antena deve ser colocada….pensei em levar um fio desses branco que fica dentro de casa que e mais barato e mais duradouro….mais queria saber se ele perderia a potencia devido a distancia….funcionaria ou não?

Willians
Willians
31 de janeiro de 2014 00:28
Reply to  Julio

Essa distância é relativamente pequena, consulte o site do fabricante de cabos Pirelli lá tem uma tabela de perda/distância, mas a 300m usando um cabo com bitola de 4,0mm você vai perder 9,6v por KM, com essas informações você já pode fazer o calculo para saber a bitola correta de cabo que deve comprar.

Lucas Net
Lucas Net
11 de junho de 2014 21:41
Reply to  Julio

amigo vc vai precisa de cabo de 16 mm sou eletricista

luciano junior
luciano junior
31 de janeiro de 2014 09:09

tenho que fazer uma transmissão para internet e a minha camera esta a 100 metros do computador, pois estou em uma igreja, qual cabo devo usar para não perder qualidade na transmissão

Coxa
Coxa
14 de fevereiro de 2014 07:13

Quero fazer um som ambiente na minha casa. Quero instalar 10 caixas de 30 w com falante de 6″ e 8 ohms. a maioria das caixas vão ficar de 5 a 10 metros de distancia da potencia, porem, tenho caixas a 15 metros. Que bitola devo usar? Igual pra todas ou as de 15 metros tem que ser mais grossas?

Junior
Junior
22 de fevereiro de 2014 01:47

Ola sou instalador de alarmes e cameras essa semana precisei conectar um mouse em um standalone a uma distancia de 50 metros para operar em um container sendo que a central ficava em outro comodo ate 10 metros deu sinal gostaria de saber pq,lembrando que a tensao e de 5V DC,obrigado.

Jhony Guimarães
Jhony Guimarães
21 de setembro de 2020 09:09

Bom Dia! Nossa Cara já estou há 2 dias procurando está informação e vocês me enviam o e-mail kkk. Muito Obrigado me ajudou muito, minha situação é a mesma do exemplo tenho uma distancia de 7,50 Metros, e uma potencia de 100 watts com 8 Ohms, comprei uma cabo de 2×1,50mm pelo calculo da tabela, não chegou ainda mas pelo menos já sei que vai funcionar.
Muito Obrigado!

Maria Vanessa
Maria Vanessa
26 de setembro de 2020 16:29

Olá, gostaria de saber se o cabo de aluminio multiplex duplex de 25 mm suportaria uma distancia de 380 metros. Necessito puxar energia para uma residencia dessa disntancia.

Grupo Discabos
28 de setembro de 2020 12:53
Reply to  Maria Vanessa

Olá Maria infelizmente, não consigo ajudar nessa questão, recomendo que contate o fabricante deste cabo que está utilizando

42
0
Queremos ouvir você: deixe um comentáriox
()
x
0
    0
    Seu carrinho
    Seu carrinho está vazioVoltar a loja