Como não ser enrolado na hora de comprar um cabo de áudio?

Publicado em Blog / Novidades dia

Quando se fala em áudio há sempre uma grande preocupação em relação a qualidade dos equipamentos utilizados nos projetos, que precisam ser modernos, confiáveis e funcionais, por outro lado, há uma certa negligência em relação aos cabos de áudio utilizados nas conexões, que muitas vezes podem ser adquiridos de fornecedores duvidosos, refletindo na qualidade do mesmo.

O que acontece muito no mercado é a venda de bitolas menores do que as medidas informadas na embalagem ou na capa do cabo. Você pode achar cabos de 2mm mas quando faz um aferição de área do cabo, percebe que há apenas 1,5mm. Dependendo da aplicação, talvez essa diferença não seja percebida e não prejudique a instalação.

Mas utilizar um cabo inadequado e de qualidade duvidosa pode refletir no resultado da transmissão de projetos mais específicos, além de ser capaz de superaquecer e causar acidentes ou a queima de equipamentos

Para evitar incidentes, segue algumas dicas que vão auxiliar na escolha de um cabo de qualidade:

Detalhes que requerem atenção na hora da compra de um cabo de áudio:

Espessura do cabos de áudio

diâmetro do caboPreste atenção na espessura do cabo, meça o diâmetro do cabo, se atentando a espessura da capa, que algumas vezes podem ser mais grossas e passar a impressão de tamanho errado.

Área de cobre do cabo de áudio

Geralmente, lojas que vendem cabos possuem equipamentos para aferição dos produtos, e se, no ato da compra o cliente sentir necessidade de conferir a área de cobre do cabo, a medição deve ser realizada através de micrômetro ou paquímetro.

A fórmula de cálculo de área é bem conhecida e temida por muitos, mas no fundo ela é bem simples e utiliza o tão famoso Pi (π).

A= π. r² A=área π=3,1415 r=raio

null

Calcule a área de um filamento, depois multiplique pelo número de vias.

Peso do cabo de áudio

Outra dica que pode ajudar na hora da compra é se atentar ao peso do cabo, porém, como já dito anteriormente, isso vai depender da espessura da capa do cabo.

Cabe dizer que os insumos utilizados para a fabricação dos cabos são cotados em bolsas de valores, sendo assim seus preços seguem uma média no mercado. Todos os fabricantes possuem, basicamente, mesmo preço de custo na produção. Obvio que existem variações de volume, mas são pequenas. Em linhas gerais, ninguém tem mais do que 5 a 8% de diferença no custo da matéria prima.
Somando todo os custos de produção, um cabo de bitola igual, construído dentro da especificação correta, dificilmente poderia ter diferença de preço acima de 20%.

Descubra como escolher a bitola ideal para seu projeto

Peça uma amostra do nosso cabo de áudio

Cabos de áudio Discabos

A Discabos está há mais de 15 anos no mercado de áudio e vídeo e possui uma vasta linha de cabos de alta qualidade.

Os cabos de áudio são usados para aplicações residenciais e em grandes obras de infra estrutura. Estádios de futebol da Copa, expansão dos aeroportos internacionais de Viracopos (SP), Guarulhos (SP) e Galeão (RJ), utilizaram cabos Discabos em suas obras.

A marca possui cabos nas linhas PLUS, BRAVO e HI-DEFINITION, que usa o conceito físico “Rope Lay”, onde os filamentos são divididos em sete cordas, posteriormente torcidas em conjunto. Isso gera um aumento na circunferência do cabo, aumentando a área de trafego do sinal e diminuindo o efeito “skin”. Tal construção diminui a perda de alta frequência, deixando a resposta de frequência mais interessante para os agudos.

Além disso, a marca possui uma linha especial, torcida, para evitar interferências eletro magnéticas.

Conheça as linhas de cabos para caixas de som e alto falante da Discabos e se você for instalador ou quiser ver de perto a qualidade dos nossos cabos, peça uma amostra!

Quero uma amostra de cabo de áudio

*Campos obrigatórios
**Amostras apenas para empresas


Leia também: Como escolher o cabo ideal para sonorização

Login