Réguas de tomadas para racks PDUs. Monitore e controle energia em data centers

Publicado em Blog / Novidades dia

Um desafio constante de empresas que gerenciam Data Centers, é a busca de soluções para proteção, gerenciamento e redução de custos com energia, uma vez que a rede elétrica acaba não colaborando muito. A utilização de réguas de tomadas para racks PDUs podem trazer mais segurança e evitar gastos adicionais com manutenção.

Hoje vamos explicar um pouco mais sobre Réguas de tomadas para racks PDUs que podem trazer funções avançadas de controle, medições de temperatura e umidade para auxiliar no gerenciamento de data centers.

Réguas de tomadas para racks PDUs

As Réguas de tomadas para racks PDUs também são conhecidas como PDUs (Power distribution Unit) e são equipamentos imprescindíveis para obter um bom desempenho na distribuição de energia em servidores. Confira abaixo os tipos de PDUs para rack mais encontrados no mercado.

TIPOS de réguas de tomadas para racks PDUs

1. PDU básica
Distribui energia para vários pontos sem recursos especiais ou funcionalidades.

2. PDU com medição
Permite configurar o equipamento de modo que o sistema nunca sofra sobrecarga. O monitoramento pode ler corrente, tensão, potência e consumo de todos os equipamentos conectados a uma PDU.

Se o usuário optar por usar sensores adicionais, medirá também outras grandezas, como temperatura e umidade.

3. PDU com medição e comutador
Oferece os recursos das PDUs com medição e adiciona recursos de controle remoto, permitindo que os administradores acionem o equipamento remotamente e altere o estado de cada tomada da PDU. Geralmente oferece uma interface web onde você pode verificar as medições feitas e controlar as tomadas através dos protocolos TCP/IP, UDP, HTTP, HTTPS, SSL, SMTP, DHCP, NTP, DNS, auto sense, Ping e Telnet.

Alguns modelos específicos de PDUs podem desligar tomadas automaticamente em caso de sobrecarga de energia, protegendo o sistema como um todo, desligando apenas a saída onde a sobrecarga foi identificada e emitir relatórios gerenciais, incluindo consumo, carga, custo de consumo, emissão de CO2, dentre outros. Assim, os gerentes de TI otimizam o uso de energia, sem alterar a confiabilidade do data center, economizando no consumo diário.

Formato de PDUs para racks

PDU para rack padrão pode ter o tamanho de 1U ou 2U.
Por outro lado, há PDUs de 0U que podem ser instalados verticalmente na lateral do rack, otimizando o espaço.

Há também PDUs que se encaixam no espaço “morto” na parte superior e inferior de certos gabinetes de rack padrão; O uso desse tipo de PDU exige aplicação de racks apropriados.

Cada situação exigirá uma PDU para rack adequada à necessidade do ambiente, tanto em relação às funções, quanto ao formato, porém, com as dicas acima, a escolha será mais assertiva.

Se interessou por essa forma de proteção e controle de Data Centers?

Treinamento Gratuito

A Aten é uma das empresas multinacionais líderes em KVMs e gerenciamento de data centers, Faça o treinamento gratuito e saiba mais sobre as PDUS da ATEN e conheça mais essa tecno

Quero fazer o treinamento


Login