Tecnologia na escola: quais são as soluções utilizadas?

Publicado em Blog dia

As instituições de ensino muitas vezes estão associadas a métodos de aprendizado pouco simpáticos à tecnologia. Mas esse cenário está mudando graças às inovações que surgiram nos últimos anos, bem como o uso cada vez mais frequente da tecnologia na escola.

Do uso de softwares aos quadros interativos, diferentes são as tecnologias que podem ser utilizadas para melhorar a experiência de alunos em sala de aula. Juntas, elas garantem que o professor terá mais meios para tornar a experiência de ensino agradável e efetiva.

Confira no texto abaixo um pouco mais sobre algumas ferramentas que estão revolucionando o ambiente escolar!

Sistemas de alertas sonoros e visuais

Escolas são ambientes complexos e com um grande número de ambientes. Para garantir que os alertas possam ser divulgados com agilidade e precisão para todos os alunos, professores e funcionários, sistemas de alertas sonoros e de vídeo são fundamentais.

Esse tipo de solução de tecnologia na escola permite que mensagens sejam divulgadas com rapidez. Portanto, ele pode servir como meio de anunciar novidades, propagar alertas ou mesmo mensagens de segurança. Assim, a escola consegue manter o ambiente com a confiabilidade e a performance esperadas para o século XXI.

Softwares de gerenciamento de turma online

A gestão de turmas não precisa mais ser feita manualmente, com o apoio de planilhas e tabelas impressas. O uso da tecnologia na escola já permite a ampla utilização de sistemas de gerenciamento integrados, que facilitam a divulgação de tarefas, a administração de faltas e até mesmo das notas.

Essa aplicação, geralmente utilizada na nuvem, permite que professores e alunos acompanhem a distribuição de tarefas, verifiquem notas e a presença dentro de sala de aula. Tudo em um único local, evitando erros e conflitos de dados.

Quadros interativos

Os quadros interativos são fundamentais para criar e modificar a experiência de ensino. Eles permitem a exibição e modificação de conteúdo multimídia durante as aulas. Além disso, as anotações podem ser compartilhadas com o smartphone dos alunos, reduzindo as chances de algum conteúdo não ser repassado corretamente.

O uso de quadros interativos também auxilia professores a explicarem conteúdos complexos. Imagens tridimensionais, animações e vídeos farão parte das aulas de um modo mais amplo e natural, o que não só torna a aula mais atraente, mas também o aprendizado mais fácil.

Ferramentas de sonorização

Em muitas escolas, as salas de aula podem ter muitas pessoas. Nesse cenário, o investimento em uma solução de sonorização se mostra uma boa escolha de tecnologia na escola para melhorar a capacidade de os professores transmitirem conteúdos para os seus alunos.

Com a sonorização, a instituição de ensino organiza uma infraestrutura para professores se comunicarem com todos os alunos em sala de aula sem grande esforço. Isso não só facilitará a assimilação de conteúdos em toda classe, mas também evita que os professores tenham que desempenhar um grande esforço físico para dar as suas aulas.

Hoje, o uso de novas tecnologias faz parte de todos as áreas de atuação, e a Transformação Digital está criando ambientes de ensino mais interativos, inovadores e integrados. Graças à tecnologia na escola, professores têm mais meios à disposição para transmitir os seus conteúdos. E como os alunos poderão aprender em mais ambientes e de forma mais agradável, a escola com certeza terá sucesso nas suas estratégias de ensino.

Quer saber mais sobre tecnologia em sala de aula? Conheça as telas da MaxHub e confira como o uso de telas touch screen é capaz de revolucionar a sua experiência de ensino!

Login