Cabos de Automação, por que não improvisar?

Publicado em Blog / Novidades dia

A onda de automação residencial e predial não é mais história de ficção futurista com um toque de “Os Jetsons”, hoje ela é uma realidade para muitos brasileiros. Também conhecida como domótica, tem como principal função facilitar o dia a dia de seus usuários através da gestão dos equipamentos ligados ao sistema, visando maior segurança, conforto, praticidade e economia energética.

Quando se fala em Automação, um dos itens que merecem atenção são os cabos utilizados na instalação. Sua qualidade e desempenho são de vital importância para um bom funcionamento do sistema, além de conferir a segurança necessária para os equipamentos conectados e seus usuários.

Pensando nisso, a Discabos lançou no mercado dois cabos específicos para automação.

O cabo Automação RS485 possui 4 vias internas, sendo duas utilizadas para o envio de sinal e outras duas vias utilizadas para alimentação de módulos, que, por terem uma espessura maior, suportam distâncias mais elevadas, energizando os equipamentos com grande eficiência. Este cabo foi desenvolvido para atuar na comunicação e controle de sistemas que trabalham no padrão RS485, como é o caso dos equipamentos das empresas Neocontrol, Crestron, Lutron, etc.

Já o cabo Automação KNX foi desenvolvido sobre o padrão internacional KNX (protocolo padrão de comunicação mundial para controle de edifícios comerciais e residenciais). Assim como o outro, apresenta 4 vias internas que tem a função enviar sinal e alimentar os módulos, porém ele segue as diretrizes da Associação KNX que cada vez mais está se difundindo no Brasil e vem recebendo grandes investimentos tecnológicos. Por ser um protocolo aberto, torna possível a integração com produtos de vários fabricantes que adotam o mesmo padrão de comunicação.

Um grande número de empresas já utilizam sistemas no padrão KNX entre elas estão a Bticino, Schneider Eletric, ABB, Siemens, iSimplex, Jung, SBUS, Hager, e outras mais.

Muitos projetista e instaladores, na hora de cabear o projeto, acabam improvisando com o cabo de rede, porém esse cabo não foi projetado para este fim e muitas vezes ele pode não levar a alimentação correta para os módulos em distâncias maiores, acarretando o mal funcionamento do sistema.

A Discabos é membro da organização KNX e único fabricante desse tipo cabo no Brasil. Para que seu projeto de automação funcione adequadamente, escolha sempre cabos apropriados.

Quero pedir uma cotação dos cabos para automação

Login