Como escolher o cabo de rede

Publicado em Blog / Novidades dia

Como escolher o cabo de rede de qualidade para trafegar a quantidade de dados necessários para os produtos e aplicações que são desenvolvidos atualmente baseados no protocolo de rede IP?

Confira no artigo abaixo os tipos de cabo de rede disponível no mercado, as aplicações de cada um e fique esperto para não comprar cabos de má qualidade.

Como escolher o cabo de rede baseado na catergoria

Existem no mercado vários padrões de cabo de rede, os mais comuns são : Cat5, Cat5e e Cat6.

Porém muito pouco se fala sobre a melhor aplicação para cada um desses padrões e suas respectivas blindagens.

Hoje falaremos um pouco sobre eles com o intuito de auxiliá-lo na escolha.

Cat5
Esse é o padrão mais antigo, sua velocidade de transferência de dados é entre 10Mbps e 100Mbps.

Atualmente o uso desse tipo de cabo vem sendo substituído pelo padrão Cat5e.
Foi muito utilizado em redes domésticas.

Cat5e
Versão melhorada da Cat5. Ela foi feita para suportar velocidades de até 1.000 Mbps .

O padrão Cat5e foi desenvolvido de forma a reduzir a interferência entre os cabos e a perda de sinal, que possibilita o uso de cabos mais longos, perto dos 100 metros permitidos.

Indicado para instalações domésticas e corporativas

Cat6
Nessa versão, o nível de interferência é baixo e em alguns casos o padrão pode suportar velocidades de até 10 Gigabits.

Rede domésticas dificilmente usará todo o potencial desse cabo, de forma que a melhor aplicação se dá em locais onde à distância de cabeamento seja superior a 10 metros.

Acesse o link abaixo e baixe o esquema de montagem para cabo de rede blindado FTP CAT5 no padrão 568B, ideal para utilização nos equipamentos de áudio e vídeo que convertem o sinal para cabo CAT5.

Baixar esquema de montagem cabo CAT5

Blindagem do cabo de rede

Outro aspecto importante na hora da escolha do cabo é em relação a blindagem.

Para escolher o cabo de rede é necessário uma análise previa do ambiente, a fim de identificar possíveis fontes de interferência na transmissão de sinais.

Cabos sem blindagens, geralmente são mais flexíveis e fáceis de crimpar. Por serem mais baratos são os mais populares.

Por outro lado, cabos blindados podem ser grandes aliados em ambientes propensos a interferência, como locais próximos a antenas de transmissões e redes elétricas.

Nomenclatura dos tipos de blindagens:

UTP (Unshielded Twisted Pair) Cabos sem blindagem
UTP

FTP (Foiled Twisted Pair) são cabos os que utilizam uma blindagem mais simples de fina folha de aço ou de liga de alumínio, que envolve todos os pares do cabo, protegendo-os contra interferências externas.

STP (Shielded Twisted Pair) os cabos utilizam uma blindagem individual para cada par de cabos.

A blindagem reduz o crosstalk e melhora a tolerância do cabo com relação à distância, o que pode ser usado em situações onde for necessário crimpar cabos fora do padrão, com mais de 100 metros:
STP

SFTP (Screened Foiled Twisted Pair) cabos desse tipo, combinam a blindagem individual para cada par de cabos com uma segunda blindagem externa, envolvendo todos os cabos, o que torna os cabos especialmente resistentes a interferências externas.

Cabos SFTP são mais adequados a ambientes com fortes fontes de interferências.
SFTP

A utilização de cabos blindados deve ser aliada a conectores RJ-45 blindados, pois ele protege a parte destrançada do cabo que vai dentro do conector.

Como escolher o cabo de rede de qualidade?

Como qualquer tipo de cabo, existem hoje no mercado os cabos de rede de boa qualidade que atendem aos padrões e os cabos que acabam alterando componentes para reduzir os custos comprometendo a performance final do sinal.

Infelizmente sem medidores específicos é difícil identificar um cabo de má qualidade, o mais indicado é trabalhar com marcas que você confie e que possuam um bom histórico em suas linhas de produtos.

Cabo de rede Discabos

A marca Discabos, que produz cabos de qualidade para áudio, vídeo e auto elétrica há mais de 20 anos, já comercializava cabos de rede de outras marcas.

A marca identificou a necessidade de produzir cabos de rede de alta qualidade para suportar aplicações de câmeras de segurança, áudio e vídeo que necessitam de uma performance melhor.

Por isso está lançando uma linha de cabos de rede de marca própria que vai contar com cabos de rede nas categorias Cat5e e Cat6 UTP e Cat5e SFTP.

Todos os cabos são compostos por condutores de cobre puro recozido de 0,55mm (24 AWG) de diâmetro nominal, isolados com polietileno sólido.

Sobre o núcleo, é aplicada por extrusão uma capa de PVC que retarda a propagação de chamas em caso de incêndios.

Precisando incluir cabos de rede de qualidade em seu projeto?

Clique no botão e peça auxílio ao seu projeto ou uma cotação!

Quero mais informações


Login