Como gerenciar vários sinais HDMI?

Publicado em Blog / Novidades dia

O que fazer para gerenciar múltiplas fontes de sinais de vídeo como TV por assinatura, PS3, DVD, Appletv, Bluray, CFTV , Computador, entre outras? Dúvidas como essas são comuns para profissionais que não estão habituados com sistemas audiovisuais.

Para esclarecer e desmistificar um pouco esse cenário, hoje falaremos sobre aparelhos que ajudam nesse gerenciamento, tanto para soluções domésticas, quanto para soluções mais profissionais.

Splitters (divisores de sinais)

O Splitter é um divisor de sinal de áudio e vídeo que distribui um mesmo sinal para vários receptores, mantendo a qualidade do sinal. Pode ser usado para mandar o sinal do DVD para 4 TVSTVs,por exemplo.

Esse tipo de equipamento é muito utilizado para criação de ponto escravo.(Veja está notícia sobre pontos escravos HDMI)

Switchers (chaveadores de sinal)

O Switcher é um chaveador de sinal de áudio e vídeo, que conecta várias entradas diferentes para um mesmo display e possibilita a escolha dos sinais através do controle remoto.

Chaveadores de sinais geralmente estão presentes em projetos de automação residencial de baixa complexidade, onde diversos sinais convergem para apenas uma TV, um exemplo pode ser uma TV que tenha apenas 2 entradas HDMI, mas você tenha 4 equipamentos no seu rack, DVD Bluray player, TV a cabo, Notebook e XBOX, você conectaria todos os equipamentos em um Switcher hdmi e do switcher conectaria na TV.

Matrizes (distribuidor de sinal)

Matriz é um equipamento que engloba as funções de splitter e switcher ao mesmo tempo. Com ele você pode conectar várias entradas e enviar para várias saídas independentes.

Por ser mais completo, esse tipo de equipamento costuma ser utilizado em soluções profissionais, onde é necessário gerenciar várias fontes de sinais para várias TVs.

Gerenciadores de sinais

Você trabalha ou deseja trabalhar com instalações de áudio e vídeo? Cadastre-se aqui para receber mais informações sobre novas tecnologias e nossos treinamentos online.

Login