Discabos patrocina projeto brasileiro de casa sustentavel

Publicado em Blog / Novidades dia

A Discabos está patrocinando o projeto EkoHouse, que levará a primeira equipe brasileira a participar de uma competição mundial entre universidades, projetando e construindo casas auto suficientes com tecnologias inovadoras. A Discabos forneceu alguns de seus cabos e acessórios da linha AV Life para acabamentos e conexões dos sistemas que serão utilizados na casa. A casa já está sendo construída em São Paulo no campus da USP (Universidade de São Paulo) ao lado do Instituto de Eletrotécnica e Energia.

No final de 2010, foi enviada para a participação no Solar Decathlon Europe de 2012 uma proposta brasileira elaborada pela UFSC e pela USP, coordenadoras do Team Brasil. Quarenta e quatro propostas foram enviadas nesta oportunidade e o Team Brasil foi selecionado com outras 19 equipes, sendo a única representante das Américas e do Hemisfério Sul. A Ekó House foi desenvolvida em sua etapa de projeto principalmente na UFSC e já iniciou sua construção na USP. Construída de forma modular, após efetuarem testes será desmontada e transportada até a Espanha onde ocorrerá a próxima edição da competição.

Imagem do projeto EkoHouse (www.ekobrasil.org)

As equipes que participam do Solar Decathlon desenvolvem suas casas durante os 20 meses que antecedem a competição. Neste período são realizadas diversas entregas, que são acompanhadas e avaliadas pelos organizadores. Ao final, são produzidas cerca de 150 plantas com detalhamento construtivo da casa e de todos os seus sistemas.

O Solar Decathlon Europe é uma competição entre universidades do mundo todo que projetam e constroem casas auto-suficientes que operam somente com energia solar com a implementação de tecnologias que darão a casa um uso eficiente dos seus recursos.

A competição iniciou nos Estados Unidos com suporte do Departamento de Energia dos Estados Unidos, e ocorre bianualmente desde sua segunda edição, em 2005. A primeira edição européia aconteceu em 2010 em Madrid, e a próxima será em Setembro de 2012.

20 equipes representando universidades de todo o mundo projetam, constroem e colocam em funcionamento uma casa eficiente, sustentável e inovadora que funcione exclusivamente com energia solar, tanto térmica quanto fotovoltaica.

Acesse o site da EkoHouse www.ekobrasil.org e confira mais informações sobre este projeto inovador.

  • Lobão

    Parabéns pela iniciativa,
    boa sorte

  • Osmani Alves dos Santos

    Parabens Cristiano voce sempre supreendendo com sua enovaçãoes va em frente que vc merece .
    Atenciosamente
    Osmani

  • Antonio Uehara

    Gostaria de fazer uma visita no local do projeto em andamento no campus da USP.

    • Tiziano Mazza SAC Discabos

      Olá Antonio por favor entre em contato com o pessoal que está trabalhando neste projeto pelo site http://www.ekobrasil.org

  • vanderlei monaro

    sou fa da discabos faz um presente me da um cabo bravo da dicabos vai meu amigo quebra essa afinal dicabos e o melhor do mundo.

Login