Entendendo a conexão DisplayPort

Publicado em Blog / Novidades dia

DisplayPort é muitas vezes confundido e comparado ao HDMI. Pois bem, hoje vamos dar algumas informações sobre essas tecnologias e te ajudar a entender quando e como usá-las!

Como surgiu?

Em meados de 2006, percebeu-se que a conexão VGA já não entregava a qualidade de imagem que o mercado esperava. Ao mesmo tempo a conexão digital existente, HDMI e DVI, apresentavam alguns gargalos mecânicos, sendo o primeiro muito sensível e sem travas e o segundo muito grande, com dificuldade na utilização. Junte a isso a questão do protocolo que confere ao HDMI royalties na sua utilização.

Nessa atmosfera, a VESA (Video Electronics Standards Association) lançou a conexão Display Port (também conhecida com DP), para atender o mercado de vídeo digital, de alta resolução e tráfego de dados, com a característica de liberdade de utilização não exigindo royalties.

A conexão Displayport foi adotada inicialmente apenas por equipamentos da Apple, porém atualmente outros grandes fabricantes como Microsoft, Google e Dell já comercializam e desenvolvem seus novos produtos com Displayport.

Vantagens do DP

O DisplayPort propicia o tráfego de grande quantidade de dados além da possibilidade de conexão de vários monitores a partir de uma única saída (placa de vídeo). Ele carrega áudio no seu pequeno conector e protocolo de proteção de conteúdo, HDCP, assim como a conexão HDMI. Contudo, por não exigir royalties, ele tende a ser mais barato e aberto a desenvolvimento das marcas, além de possibilitar travamento no conector.

Diferenças entre HDMI e Displayport

A diferença entre esse dois padrões está basicamente no foco de mercado.

O HDMI tem sido a principal conexão para sistemas residências. Alguns PCs e equipamentos profissionais têm conexão HDMI para facilitar a conectividade a Tvs.

Por outro lado o DisplayPort foi criado para garantir alta qualidade de transmissão no meio digital, puxada pela indústria profissional, de computação gráfica e broadcast. Ele permite update de tecnologia, suportando protocolos mais pesados e robustos. Isso se deve a diferença na maneira como o sinal é transmitido.

Informacoes DisplayPort

Na conexão DisplayPort o sinal é enviado em pequenos pacotes de dados, podendo ser ampliado consideravelmente, enquanto o protocolo TMDS, de transmissão HDMI, tem algumas restrições a aumento de dados. Essa característica permite que o DisplayPort possa ser adaptado a conexão de dados, como USB ou Thunderbolt.

Através do monitoramento desse tráfego de dados, a conexão DP garante um link de transmissão mais robusto e estável, possibilitando o alcance de taxas mais altas de tráfego do que a conexão HDMI. Dessa maneira, DP suporta conexões 4K 60Hz, sendo que a nova versão 1.3 suporta vídeo 8K 60Hz e 4K 120Hz, com 24 bit 4:4:4 de cor.

Informacoes DisplayPort x HDMI

*A versão Displayport 1.3 é muito recente e ainda não está disponível no mercado. Mas a Discabos está antenada e em breve disponibilizará mais essa novidade para seus clientes.

Onde utilizo DP?

Atualmente computadores e monitores profissionais têm a conexão DP. O mercado de Vídeo Wall vem utilizando essa conexão há algum tempo, especialmente no cascateamento de telas.

Contudo, o mercado de cabeamento ainda é muito restrito à ofertas nesse segmento. Assim é mais comum encontrar apenas cabo com 1,80 ou 3 metros, que as vezes dificultam a conexão ou causam sobras de cabeamento.

Lançamento Discabos

Vendo esse gap no mercado, o Grupo Discabos desenvolveu um cabo DisplayPort especial para o mercado, disponível nas medidas de 1,20 mts (para cascateamento de telas) e nas versões de 5 e 10 mts para extensão, a Discabos conseguiu trazer mais mobilidade e opções aos clientes do mercado profissional.

Em conjunto aos cabos, a empresa também um conversor HDMI para DisplayPort, possibilitando o uso de fontes de padrão HDMI com monitores profissionais que carregam essa conexão.

O Grupo Discabos continua desenvolvendo novas tecnologias para a distribuição de sinal de vídeo, sempre na vanguarda da qualidade do sinal.

Você já usa a conexão Display port ? Peça já uma cotação clicando no botão abaixo e preenchendo um breve formulário.

Preciso de uma cotação

  • alexsandrorosademello

    Uma coisa que podem falar é usar cabos HDMI em uma ponta e DP em outra ponta, a compatibilidade e as perdas que tenho com isso.

    • Olá Alex
      Isso vai depender do tipo de sinal que está sendo transmitido. Existem sinais display port que usam dados maiores do que o hdmi pode suportar, se for este o caso você teria que diminuir a resolução do sinal para poder transmitir em hdmi. Mas também existem sinais que podem ser convertidos sem ter nenhuma perda aparente.

  • lucas martins

    Por favor, se eu tenho uma placa de vídeo que roda o meu jogo a 65 fps, e eu uso um cabo hdmi que passa 30 fps isto quer dizer que mesmo que na minha tela apareça que o jogo esta rodando a 65 fps, na verdade não esta? Ou seja esta rodando a 30 fps porque o cabo hdmi não deixa passar mais de 30 fps? é isto mesmo? obrigado. eu jogo usando uma TV Smart Samsung de 42p.

    • Olá Lucas
      Podemos dizer que o que está aparecendo nas informações da TV é a “verdade”. Então no caso o cabo hdmi que voce está usando também está suportando enviar em 65fps.

Login