3.3 Modelos de PDU disponíveis

Por Francisco Pereira | Publicado em 14 de junho de 2020

Há basicamente 5 famílias de PDUs ATEN. Pelos números presentes no código de modelo da cada PDU podemos identificar a qual família cada uma pertence.

As PDUs da linha PE1 são os modelos básicos, apenas com capacidade de leitura de corrente em nível de banco.

As unidades das linhas PE5, PE6, PE7 e PE8 medem corrente, tensão e potência em nível de banco e as linhas PE7 e PE8 permitem realizar medições individuais por tomada.

Já os equipamentos das linhas PE6 e PE8 permitem desligar as tomadas remotamente.

A imagem abaixo mostra a divisão destas famílias de PDU ATEN:

Estão disponíveis PDUs básicas, com 16 tomadas (16A) ou 24 tomadas (32A) que não ocupam espaço em rack. Nesta série, o monitoramento em tempo real somente é possível com uso do acessório opcional “NRGence™ Energy Box” (modelo EC1000). Este aparelho aceita sensores externos e fica conectado via rede com as PDUs básicas, sendo responsável pelo monitoramento inteligente do sistema. O acesso das PDUs a este equipamento é feito via rede IP e os dados são transmitidos em tempo real para o software de monitoramento ATEN. 

Na série ECO PDUs padrão rack – 1U,  temos modelos disponíveis com 8 tomadas (10 a 20 Amperes, dependendo do modelo), cada PDU contendo um visor LED (3×7 segmentos) que mostra constantemente o endereço IP alocado para cada PDU. O monitoramento é feito via rede, com conexão direta com a PDU. 

Os modelos ECO PDU da série ZERO-U oferecem de 16 a 42 tomadas (16 a 32 Amperes, dependendo do modelo), sendo que a instalação pode ser feita verticalmente, na lateral ou na parte traseira do rack, graças ao design super slim destas PDUs.  

Exemplos de modelos de PDU que trabalham em nível de banco de tomadas: (PE5108 / PE5208 / PE6108 / PE6208).

Exemplos de modelos cuja gestão das tomadas é totalmente individual por tomada: (PE7108 / PE7208 / PE8108 / PE8208). 

Veja a tabela abaixo: