Novidades e Atualizaçoes sobre HDMI versao 1.4

Publicado em Artigos / Blog dia

Apos a noticia do lançamento da versao HDMI 1.4 em meados de junho desse ano, muitos ficaram aflitos querendo saber mais novidades, porém a organização HDMI adiou mais informações e a liberação da comercialização desses produtos, devido a falta de uma regulamentação mais especifica pela HDMI Licensing, LLC , que controla a marca HDMI e tem direito ao royalties ligados a ela.
Muitos ainda não sabem, mas HDMI é uma marca, e por isso é necessário o pagamento de royalties para utilizá-la.
Pois então, essa semana foram liberadas as novas regras e em breve devemos ver os produtos HDMI 1.4 na praça.

Alguns detalhes são interessantes e curiosos no que se refere ao uso da marca HDMI. Eles recomendam o uso na Cor preta ou no pantone cinza (silver metalic 8420) e com fundo branco para melhor destaque. Alem disso é recomendado o tamanho mínimo de 10 mm.

No que se refere a nova norma vigorante a partir de 18 de novembro de 2009, os principais destaques sao:

Fim da numeração das versões

1. A org. HDMI determina que os números das versões, como 1.1, 1.2, 1.3, 1.3 a, não deverão mais ser usadas em embalagens de produtos relacionados a essa tecnologia, tendo as empresas 1 ano para se atualizarem quanto a essa determinação.
Isso ocorre por que havia muita confusão e algumas empresas usam desses números de versões para determinar a qualidade dos seus produtos (especialmente cabos) e muitas vezes isso não era o correto. A versão corresponde a possibilidade de capacidades e não a qualidade do produto. Essa norma se relaciona especialmente ao mercado de cabos HDMI.

Atualização

2. Todos os produtos relacionados ao HDMI, exceto cabos, tem até 1 de janeiro de 2012 para se atualizarem e retirarem todas as informações de numeração de padrao de seus produtos.
Novamente, é sempre um problema de descrição e utilização errada da informação. Um produto pode ser HDMI 1.4 com retorno de áudio e compatibilidade com Ethernet, porem não pode ser descrito apenas como HDMI 1.4, pois isso implica que ele suportaria todas as funções ligadas a essa tecnologia, o que nem sempre é verdade.

Nova nomenclatura

3. Para melhor comparação entre cabos e facilitar a escolha correta e adequada pelos clientes, segue abaixo a nova nomenclatura a ser usada nos cabos HDMI:
– Cabo HDMI padrao (suporta apenas sinais standard definition)
– Cabo HDMI padrao com Ethernet (suporta sinais standard com possibilidade do canal Ethernet)
– Cabo HDMI padrao Automotivo (suporta sinais standard para uso automotivo)
– Cabo HDMI Alta Velocidade (suporta sinal de alta velocidade ou definição, com banda de 10,2 Gbps)
– Cabo HDMI Alta Velocidade com Ethernet (suporta sinal de alta velocidade ou definição, com banda de 10,2 Gbps e a possibilidade do canal Ethernet)

Novo Padrao HDMI

Os cabos HDMI, chamados hoje 1.3, que suportam 10,2 Gbps, serão enquadrados como HDMI de alta velocidade, estes também deverao suportar as novas funções HDMI 1.4 como Deep Color, x.v. Color, Conteúdo 3D e resoluçao 4K x 2K.

Não existe referência para cabos intermediários, assim o correto seria que todos os cabos que não suportem as especificações de alta velocidade, se enquadrem como standard.

No que se refere a equipamentos com a tecnologia HDMI, seguem as recomendações:

– Os equipamentos devem trazer escrito em suas portas de saída as capacidades de cada porta, assim:

. Portas que suportam o canal de retorno de áudio devem conter “ARC”.

. Portas que suportam o canal de Ethernet devem conter “HEC”.

. Portas que suportam o canal de retorno de áudio e o canal Ethernet, devem conter “ARC + HEC”.

Entradas HDMI

A Discabos está sempre pensando em soluções que possam atender o cliente por isso os cabos HDMI vendidos já se enquadram nesse padrao de alta velocidade, no futuro vamos desenvolver também um cabo com a opção de conexão Ethernet.

Login