sera que todos os cabos HDMI sao iguais ??

Publicado em Artigos / Blog dia

Esse final de semana, fui testar um cabo que um cliente me enviou pelo correio.

Segundo ele, o cabo foi adquirido em uma eletrônica, sem marca especifica, e tinha um otimo custo. O cabo tinha 10 mts e apresentava problemas na imagem, ele desconfiava que o cabo estivesse com defeito ou com o plug danificado.

Quando recebi o cabo, fiz uma primeira analise visual, e os plugs pareciam intactos. Testei ele em nosso equipamento de testes HDMI, que me acusa qualquer tipo de defeito em todos os pontos dos plugs e todos os fios, demonstrando exatamente em qual ponto o defeito se encontra, caso ele exista. O cabo passou sem problemas. Forcei um pouco o plug para ver se era mal contato .. e nada. Esse equipamento nao mostra a qualidade ou a velocidade do sinal que corre ali dentro, ele apenas me diz se tem algum problema interno ou se todos os contatos estao perfeitos.

Como o cabo passou nesse teste, eu imaginei que era algum problema no equipamento do meu amigo, ou o cabo era construído com matérias de baixa qualidade. Como nao podia destruir o cabo para analisar a sua construçao, levei ele para testar na pratica, ligando-o a um DVD e TV.

O vídeo segue abaixo:

 [youtube=https://www.youtube.com/watch?v=GMvXxZMnhhw]

Como vocês podem perceber, ao colocar a resoluçao standard de 480p a imagem aparece sem chiado (riscos horizontais brancos e falhas no áudio), quando a resoluçao é aumentada para 720p ou 1080i, aparecem diversos riscos brancos na horizontal e o áudio fica muito falho.

Vocês já ouviram pessoas dizerem: “cabo HDMI é tudo igual. è digital, 0 e 1, ou a informaçao chega ou na chega ! ”

Por esse vídeo, vocês percebem que nao é assim que funciona.

Apesar da informaçao ser digital, ela pode sofrer problemas de transmissao, pois é conduzida por um metal de baixa qualidade nesse exemplo acima. Assim, quando você manda um sinal menos pesado (baixa resoluçao), ele consegue chegar ao destino, apresentando pouco ou quase nenhuma interferência (jitter). Quando aumentamos a resoluçao, tornando o sinal mais pesado, a dificuldade do sinal trafegar por um metal de baixa qualidade, dificulta que o receptor (display) entenda o sinal, ou o “0 e 1”. Assim o sinal chega, porem chega com falhas e apesar de ele aparecer na tela, você nota uma imensa interferência ao sinal.

Fica claro, que essa historia do sinal chegar ou nao é errada. Qualquer sinal elétrico, que trafega por superfícies metálicas, dependera da qualidade do metal empregado para ter uma velocidade de transmissao adequada e nao sofrer perdas ocasionadas pelas interferências (jitter), que em ultima analise proporciona uma dificuldade ao receptor em entender o sinal original enviado pelo transmissor.

O sinal chega ….. mas “daquele jeito “.

Como diriam os amigos do Discovery Channel: “Todos os cabos HDMI sao iguais ?  MITO !!” 

Pesquise, pergunte, teste antes de comprar um cabo ou investir em cabeamento para seu sistema. Voce pode gastar algo a mais no presente, mas com certeza, economizara e evitara dores de cabeça futuras.

Abraço.

C.M.

Compartilhe esta página:
Topicos relacionados:
| |
  • ELOISA

    Este posicionamento tem coerência. Até agora não comprei um cabo com mêdo de errar. Estou pesquisando bem antes de fazê-lo.
    Gostei…

Login