5 coisas que todo profissional de áudio deve saber

Publicado em Blog / Novidades dia

Você sabe quais são as habilidades que o mercado espera de um bom profissional de áudio?

Do uso de cabos ao melhor aproveitamento dos softwares da área, há uma série de conhecimentos que um bom técnico precisa dominar. Essas habilidades evitam imprevistos no dia a dia e auxiliam na resolução de qualquer tipo de problema durante a sua rotina de trabalho.

No post de hoje, apresentamos cinco habilidades que podem te auxiliar a ter um papel de destaque em qualquer projeto. Veja abaixo e saiba como se tornar um profissional de áudio de sucesso!

1. Saber escolher o cabo correto

Se você já trabalhou com uma infraestrutura complexa, sabe que a quantidade de cabos existentes pode, em muitos casos, deixar um profissional de áudio inexperiente confuso.

Por isso é importante conhecer as características de cada um, evitando o uso de cabos que não sejam completamente compatíveis com os equipamentos ou que tenham recursos desnecessários.

Avalie sempre, no planejamento do evento, as características do equipamento, os tipos de conexões, os seus recursos e tecnologias. Dessa forma, será muito mais fácil escolher o cabo mais adequado para o seu evento.

2. Conhecer o modo correto de passar fios por tubulações

Em grandes instalações, pode ser necessário passar os fios por algum tipo de tubulação. Por isso, esteja preparado para utilizar a técnica correta, evitando riscos e danos aos cabos.

Faça um teste inicial para verificar a existência de obstruções nos locais em que os cabos passarão. Também utilize uma sonda, para auxiliar na passagem do cabo. Por fim, sempre busque ser o mais suave possível, pois muitos danos deixam de acontecer com um pouco de sensibilidade.

3. Saber como utilizar ferramentas de medição

Equipamentos de som são muito sensíveis a variações na corrente elétrica. Caso os equipamentos possuam um nível de tolerância muito diferente, as suas partes internas podem ser danificadas, prejudicando a qualidade do áudio e causando prejuízos financeiros.

Portanto, sempre faça testes com um multímetro de confiança. Avalie se a corrente, a resistência e a voltagem estão dentro do padrão e teste a compatibilidade entre todos os equipamentos. Dessa forma, a sua instalação será muito mais robusta.

Também avalie a impedância dos equipamentos com um dispositivo apropriado. Isso garante que os equipamentos não tenham danos e que alto-falantes e amplificadores sempre tenham a melhor performance possível: ambos trabalharão com a mesma impedância, garantindo o máximo de qualidade ao seu áudio.

Caso você possua alguma dúvida sobre como essa atividade é realizada, basta conferir o nosso curso online sobre o tema!

4. Ter conhecimentos técnicos de aplicações da área

A tecnologia trouxe muitas vantagens para o mundo corporativo. Isso vale, inclusive, para a indústria audiovisual.

Com um bom software, o profissional de áudio pode criar não só músicas com mais efeitos e um melhor afinamento, mas também tornar as suas aplicações mais inovadoras e inteligentes.

Portanto, sempre invista em cursos para o uso das principais ferramentas do mercado, como o TOA SPV (Speaker Placemnt Viewer), utilizado para simular a pressão sonora em ambientes. Não deixe também de conferir os de organizações de referência, como os da AVIXA e da IATEC.

5 . Armazene fios corretamente

Também é importante armazenar os fios da forma correta para não danificar conectores e não romper os filamentos internos. Nesses casos, é importante utilizar a técnica correta, como você pode visualizar nesse vídeo em inglês da London School of Sound.

Um bom profissional de áudio pode ter acesso a oportunidades de empregos em vários lugares. A atuação como consultor ou instrutor, por exemplo, tem como vantagem a flexibilidade e a possibilidade de auxiliar pessoas a solucionarem problemas.

Já o trabalho em eventos ou grandes projetos tende a trazer maiores ganhos. Mas para que o profissional de áudio tenha acesso às melhores chances, é crucial que o seu currículo seja bem estruturado. Portanto, deve-se ter habilidades alinhadas com as demandas do mercado para que, assim, as melhores oportunidades sejam conquistadas.

Gostou dessa dica e quer saber mais sobre treinamentos de áudio e vídeo? Acesse a nosa Central de Treinamentos online e confira nossos treinamentos gratuitos.
Quero me inscrever em treinamentos de áudio gratuitos

Compartilhe esta página:
Proximo Post:
Este é o post mais novo

Login