Atualmente existem duas vertentes em projetos para sonorização de ambientes, uma utiliza linhas de áudio de alta impedância e a outra linhas de baixa impedância. Confira a diferença e as recomendações para escolher cabo para sonorização em cada uma.
Sistemas de áudio de alta impedância
Sistemas de áudio de alta impedância geralmente são indicados para sonorizar ambientes ou projetos com grande número de alto falantes. Sistemas como esses são encontrados em shoppings, aeroportos, rodoviárias ou em locais com grande circulação de pessoas.
Os sistemas de alta impedância também são conhecidos como linha de 70v ou linha de 100v e suas principais vantagens são:
Possibilidade de conectar muitos alto falantes na mesma linha
Utilizar cabos para longas distâncias e de bitolas mais finas, economizando em custo de cabo
Comparado a sistemas de baixa impedância, o equilíbrio do som entre os sonofletores é maior.
Por ser ligado em paralelo, o sistema possibilita o uso de atenuador de volume.
Não precisam ser feitos cálculos complexos para casar a impedância dos alto falantes e nem para expandir o sistema.
Sistemas de áudio de baixa impedância
Já os sistemas de baixa impedância,são utilizado em ambientes que exigem alta qualidade e potência do som, como shows, igrejas, cinemas e home theater. As ligações precisam de fios mais grossos e não suportam tanta distância como as linhas de alta impedância. Além disso são necessários fazer alguns cálculos para casar a impedância entre os alto falantes.
Como escolher a bitola do cabo para sonorização?
É importante utilizar cabos paralelos de qualidade e dimensionar corretamente o cabo que será utilizado na sua instalação de áudio, quando não é feito corretamente, poderá danificar os equipamentos conectados no sistema, e superaquecer os cabos podendo até causar um incêndio.
É importante mencionar que todos cabos sofrem uma perda na distância, porém quando bem dimensionados esse problema é minimizado. A escolha da bitola para a linhas de alta impedância depende da potência total utilizada e da distância entre o amplificador e a última caixa de som da linha.
Para escolher a bitola para linhas de baixa impedância você precisará ter em mãos a impedância do sistema e a potência do alto falante.
Com essas informações você pode baixar a nossa tabela e conferir qual e o cabo ideal a ser utilizado.

Baixe agora a tabela para verificar a bitola e as distâncias suportadas de cabos paralelos em sistemas de alta impedância!
Cabo torcido
O cabo torcido é indicado para instalações de áudio de 70V. A torção desse cabo tem como consequência a redução do ruído e os efeitos da diafonia ou crosstalk (a redução ocorre porque a torção rejeita certos tipos de indução de ruído, uma vez que cada meia volta do fio, o expõe ao ruído/sinal da fonte com a polaridade oposta da meia volta anterior).
Faça o treinamento sobre Linhas de Áudio de Alta Impedância na Central de Treinamentos Discabos.