Cabo ótico para home theater: quais suas características e onde comprar?

Muitas Smart TVs podem ser ligadas a um dispositivo por meio de um ótico. Esses televisores dispõem de uma saída ótica que serve para direcionar o áudio a um home theater, soundbar, receiver e outros aparelhos que apresentam compatibilidade na entrada de . O cabo ótico também pode ser utilizado para envio de sinal de áudio de fontes geradoras de sinal de digital para equipamentos que distribuem e processam apenas o áudio.

Essa é uma solução muito comum em home theaters. Por isso, neste texto, vamos tirar todas as dúvidas sobre o cabo ótico para home theater: veremos quais são seus tipos e características e como podem ser utilizados!

O que é um cabo ótico para home theater?

Cabo ótico para home theater é um dispositivo usado para a transmissão de dados através de luz sem interferências. Trata-se do digital.

Para a produção de cabos óticos, é preciso revestir as fibras óticas com uma camada de resina. Em muitas versões populares, há a cobertura final feita de plástico.

O que é fibra ótica?

A fibra ótica é um filamento flexível, muito fino e cuja produção se dá por matéria-prima transparente, como o vidro, e com cobertura plástica para garantir a proteção ao interior.

Ela é um condutor de luz. Para que isso aconteça, é preciso que a luz penetre no interior do núcleo da fibra, denominado “ângulo limite”.

Reflexões internas seguidas podem acontecer sem que a luz transmitida sofra tanta perda. Não há interferências e há um aumento na velocidade.

Por isso, ela é uma boa opção para transmitir sinais, sendo usada inclusive por provedores de internet.

Qual a diferença entre cabo ótico e cabo HDMI?

Esse é um item que pode causar confusão, pois existem óticos e cabos de áudio óticos. Os dois usam a fibra ótica como um meio para levar o sinal de um lado até o outro. Porém os que tem a conexão HDMI na ponta levam sinal de áudio e vídeo juntos e aqueles com a conexão Toslink levam apenas o áudio em formato digital.

Em relação às dimensões, apesar de existirem cabos maiores, recomendamos usar os cabos óticos de áudio até 5 metros no máximo, enquanto existem cabos HDMI óticos que podem alcançar os 300 metros, mas é claro acabam custando bem mais caro.

Os cabos óticos apresentam vantagens em relação a cabos de cobre em relação a interferências e ruídos, eles fazem a transmissão de dados através da luz, sem que seja preciso condutor, nem aterramento. Já os cabos de cobre são vulneráveis a radiofrequências ou ao eletromagnetismo caso não sejam bem protegidos por blindagens.

O que é o cabo óptico toslink?

O cabo óptico toslink é o cabo ótico para home theater convencional que possui conexão toslink nas duas pontas. Ele também é conhecido como cabo S/PDIF.

O oferece conexão de qualidade superior à do tradicional cabo de áudio stereo RCA, aquele das pontas vermelha e branca, que leva sinal de dois canais de áudio. Ele pode levar sinais de alta fidelidade para mais de 7 canais de áudio.

Como usar o cabo óptico para home theater?

Existem algumas formas em que o cabo ótico é utilizado em sistemas de home theater, abaixo listamos as três opções mais comuns detalhando como usar em cada caso.

 

Usando o cabo ótico na saída de áudio da TV

Esse caso é muito utilizado quando você quer ter o áudio que é gerado na smart TV distribuído em um outro como por exemplo uma soundbar, ou um home theater. O sinal pode vir de um app instalado na Smart TV, como o NetFlix, Disney Plus, Amazon Prime, etc., ou de um sinal de tv aberta . Você deve seguir alguns passos para fazer a conexão de um sistema de som com a Smart TV pelo cabo óptico:

  1. Observe a conexão “Optical Digital Out” na parte de trás do televisor, pois é nessa conexão que deve ser encaixada uma extremidade do cabo ótico;
  2. no dispositivo de áudio, conecte o outro extremo do cabo na conexão “Optical Digital In”;
  3. no controle remoto, clique no ícone de engrenagem, que dá acesso ao menu rápido;
  4. navegue, com o cursor do controle remoto, até a opção “Saída de Som” e clique em “OK”;
  5. acione o botão da direita no controle remoto e selecione a opção “Áudio (Óptico/ HDMI); tenha certeza de que o aparelho de áudio está ligado e tecle “EXIT” no controle assim que o televisor reproduzir o som.

Usando cabo ótico na saída do decoder de tv a cabo ou tvbox ou videogame

Uma outra forma de usar o cabo ótico é conectando ele na saída de um outro dispositivo, como por exemplo um decoder de tv a cabo ou un tv box ou um console de videogame. Quando você não está satisfeito com a qualidade do som reproduzido nos alto falantes da TV, essa é uma boa saída. Siga os passos abaixo:

  1. Conecte o cabo ótico na conexão “Optical Digital Audio Out” do dispositivo;
  2. no dispositivo de áudio, soundbar, home theater ou outro, conecte o outro extremo do cabo na conexão “Optical Digital In”;
  3. Nas configurações do aparelho selecione para utilizar a saída de áudio ótico e pronto, o sinal de áudio já vai ser direcionado para o sistema que voce tem a parte, mantendo o sinal de vídeo através do cabo HDMI até a TV;

Separando o áudio de uma conexão HDMI e usando por cabo ótico

Algumas vezes você pode se deparar com um equipamento que tem apenas conexão HDMI e não tem a saída de áudio ótica. Para estes casos é possível utilizar um extrator de áudio do HDMI, dispositivo que tem uma entrada HDMI, recebendo uma conexão digital de áudio e vídeo, e tem uma saída hdmi e uma ótico, separando os sinais e mantendo a qualidade deles. Neste caso siga estes passos:

  1. conecte o sinal HDMI da fonte até o extrator de áudio
  2. Conecte o cabo hdmi do extrator até a TV
  3. Conecte o cabo de áudio ótico do extrator até o sistema de áudio

Como e onde comprar cabo ótico?

Você deve procurar uma boa empresa para comprar cabo ótico para home theater, seja na compra presencial, seja na compra online.

É importante pesquisar e comprar em uma loja bem reputada, especializada em sistemas de áudio e vídeo que possam esclarecer suas dúvidas e ajudar na escolha do cabo mais adequado para a sua instalação.

O Grupo Discabos, trabalha há mais de 25 anos nesse ramo e pode te ajudar. 

Tags:

Veja também:

0 0 vote
Avalie este conteúdo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Queremos ouvir você: deixe um comentáriox
()
x