Como funciona a instalação de sistema de vídeo em eventos?

Publicado em Blog dia

A instalação de sistema de vídeo em eventos está se tornando cada vez mais comum. Eles dão ao negócio uma maior capacidade de atrair as pessoas que participam do evento com uma experiência agradável, inovadora e capaz de emocionar, até mesmo, os olhares menos atentos.

Mas, para que esse processo ocorra de modo correto, os instaladores devem ter uma visão abrangente sobre o projeto. Ou seja, é necessário compreender as demandas do cliente e garantir que tudo esteja estruturado para criar a melhor experiência possível com o menor nível de erros e gastos.

Quer saber como isso é viável? Então, veja abaixo como funciona a instalação de sistemas de vídeo em eventos!

Como a instalação de um sistema de vídeo em eventos funciona?

A instalação de sistema de vídeo em eventos, em geral, contará com um conjunto de equipamentos de transmissão de imagens, reprodução de conteúdos, gestão e controle do sistema. Será necessário criar uma infraestrutura completa, que combine tecnologias de ponta e garanta que as imagens sejam divulgadas, em vários cenários, com uma elevada sincronia.

Na maioria dos cenários, também é necessário integrar o sistema de áudio com os equipamentos de vídeo. Portanto, é fundamental ter um conhecimento amplo, uma equipe preparada, as ferramentas e equipamentos mais modernos para evitar incompatibilidades no envio e recebimento de sinais de áudio e vídeo.

Quais os passos para escolher o sistema de vídeo adequado para as suas necessidades?

Para identificar a melhor estratégia de instalação de um sistema de vídeo em eventos, o instalador precisa de algumas informações básicas. Elas facilitam a busca por uma estratégia capaz de trazer um alto retorno para o investimento e criar uma ótima experiência para o consumidor. Entre os pontos que devem ser levantados, nós podemos apontar:

  • as necessidades do cliente;
  • o tipo de arquitetura do local em que o sistema de vídeo será instalado;
  • quantidade de fontes de sinal diferentes
  • quantidade de monitores/projetores
  • distância entre os equipamentos
  • conexões usadas nos equipamentos
  • os locais pelos quais o cabeamento poderá passar;
  • o orçamento disponível;

Quando a instalação de sistemas de vídeo pode ser uma boa ideia?

Há uma série de situações em que a instalação de um sistema de vídeo pode ser útil para a realização de grandes apresentações. Esse é o caso, por exemplo, de um show. Nesse cenário, é fundamental que exista uma estrutura para espalhar imagens a todos e, assim, criar uma experiência com qualidade uniforme.

Em igrejas e auditórios, é possível garantir que as letras de músicas ou mesmo as imagens de uma apresentação sejam exibidas de uma forma clara e de fácil visualização.

Em camarotes, a instalação demanda equipamentos especiais. O sistema de transmissão deve ser capaz de enviar dados para múltiplos equipamentos com total sincronia, e a grandes distâncias, evitando gargalos e perdas de qualidade. Dessa forma, será possível criar uma experiência envolvente para todos os visitantes do local.

A instalação de sistema de vídeo em eventos é um processo complexo e que exige cuidados. O instalador deve estar atento às peculiaridades do local, às tecnologias disponíveis e ao orçamento do cliente. Isso dará a ele as bases para prestar um serviço de qualidade e que, no final, resulte em um sistema de alta performance e custo-benefício.

Quer saber mais sobre a instalação de sistemas de vídeo em camarotes? Então, veja o nosso post sobre o investimento nessa solução para um camarote do carnaval carioca e também sobre o sistema de vídeo usado nos camarotes de um estádio.

Login