Como fazer um ponto escravo para sinais HDMI

Publicado em Blog / Novidades dia

Hoje explicaremos o que é um ponto escravo para sinais HDMI e como criar um usando uma ou duas fontes de sinais diferentes.

Primeiramente, como o próprio nome diz, o “ponto escravo” está submetido ao ponto principal, ou seja, o que estiver sintonizado no ponto principal será o mesmo que o ponto escravo irá transmitir.

A vantagem de utiliza-lo é assistir um mesmo sinal em vários ambientes da sua casa, por exemplo.

Atualmente, com a tecnologia HDMI, as operadoras de TV por assinatura, assim como os novos equipamentos de mídia, estão cada vez mais voltados para a transmissão e recepção de sinais em alta definição.

O que antes era feito com um cabo coaxial ou RCA, para a distribuição de sinal analógico, hoje, com o sinal digital, é um pouco mais complexo, porém a AVLIFE tem a solução:

Nos esquemas abaixo, foram montados dois sistemas onde é possível usufruir da TV a cabo e do Blu-ray em dois ambientes diferentes: uma sala de estar e um quarto.

Ponto escravo para sinais HDMI usando uma fonte

Esquema-ponto-escravo-1-fontes

Foram utilizados dois equipamentos, o Splitter HDMI 1×2, equipamento que permite distribuir um sinal HDMI FULL HD para duas saídas; e o Adaptador IR via HDMI

O adaptador permite enviar sinal de infravermelho pelo próprio cabo HDMI para controlar um equipamento sem precisar passar um cabo adicional nem equipamentos de extensão de IR.

Passo a passo:
1. Com os equipamentos desligados, conecte o cabo HDMI da TV a cabo até a entrada do Splitter.

2. Conecte outro cabo HDMI da saída do splitter até a TV da sala.

3. Plugue o Adaptador de IR via HDMI nas duas pontas do terceiro Cabo HDMI e conecte-o na segunda saída do splitter e na TV do quarto.

3. Fixe o repetidor de IR na frente da Tv e conecte seu cabo nas no Adaptador de IR via HDMI.

4. Conecte o cabo emissor no Adaptador IR via HDMI e fixe eles sobre o equipamento da TV a cabo exatamente no ponto em que ele recebe os sinais de infravermelho.

6. Ligue os equipamentos e pronto, você assistir o mesmo conteúdo nas duas TVs e controlar a TV a cabo do seu quarto.

Quero uma cotação para fazer o ponto escravo HDMI

Ponto escravo para sinais HDMI usando duas fontes de sinais

ponto escravo para sinais HDMI

Foram utilizados dois equipamentos distintos, a Matrix HDMI 4×2 e uma Central de IR.

A Matrix é um equipamento que integra as funções de um splitter e switcher HDMI, com ele você pode receber até 4 sinais de alta resolução e distribui-los em duas ou quatro saídas.

Já a Central de IR repete os sinais infravermelhos do controle remoto para todos os equipamentos ligados a ele através dos emissores. Dessa maneira é possível controlar a TV a cabo e o bluray estando na sala ou no quarto.

Além desses equipamentos foram utilizados também cabos HDMI AVIS High Speed com Ethernet e retorno de áudio da Discabos, dois emissores de IR e dois repetidores de IR.

Passo a passo:
1. Com os equipamentos desligados, conecte o cabo hdmi do Bluray e da TV a cabo até uma das entradas da Matrix.

2. Conecte os cabos HDMI das saídas da Matrix até cada uma das TVS.

3. Fixe os repetidores de IR na frente das Tvs e conecte seus cabos nas entradas da central de IR.

4. Conecte os cabos emissores na Central de IR e fixe eles sobre o receptor de Ir da TV a cabo e do Bluray Player.

5. Ligue os equipamentos e pronto, você pode chavear o conteúdo que vai assistir em cada TV através da Matrix HDMI e controlar as fontes de sinal com o seu controle remoto.

Baixe nosso material!

Quero baixar material e receber mais informações


Ainda não tem cadastro?! Preencha aqui suas informações para se cadastrar e baixar este arquivo ou clique aqui e confira as vantagens em fazer um cadastro no site do Grupo Discabos

Inscrição



Login