Apresentação sem fios: o que é, quais as vantagens e como implementar?

Publicado/Atualizado em Artigos dia

Powered by Rock Convert

O uso da tecnologia para melhorar a interação e a troca de informações nas empresas é cada vez mais valorizado. Nesse sentido, uma tendência importante que vem ganhando espaço são sistemas de apresentação sem fios. Ainda assim, mesmo os profissionais de empresas de áudio e vídeo, que fazem a instalação desses equipamentos, costumam ter algumas dúvidas sobre como isso funciona.

A apresentação sem fios é possível graças a um sistema que permite enviar imagens, vídeos ou documentos para que esse material seja exibido em um monitor, TV ou projetor, sem a necessidade de conexão por cabos. Para explicar em detalhes como isso funciona e os benefícios que traz, conversamos com Tiziano Mazza, Gerente de Marketing do Grupo Discabos.

Confira, a seguir, o fruto dessa conversa enriquecedora!

Como funciona uma apresentação sem fios?

Um dos desafios de utilizar um sistema de apresentação tradicional é que ele traz consigo uma infraestrutura simples, mas que exige um certo tempo para ser configurado. São cabos a serem ligados entre o aparelho e a tela (TV, monitor, projetor etc.), configurações de canais a serem feitas, entre outras coisas. Os próprios fios precisam ser bem conectados e organizados para não ficarem espalhados no local.

Nesse sentido, o primeiro grande diferencial da apresentação sem fios é justamente a sua praticidade de funcionamento. “É bem simples”, explica Tiziano Mazza. “Basta conectar o dispositivo sem fio na tomada e na TV ou projetor; depois, seguir os passos de configuração da rede caso queira personalizá-la e já está pronto para usar”.

A simplicidade do processo de instalação se repete na hora do uso. “Basta se conectar à mesma rede e usar o app para compartilhar sua tela”, conta Tiziano. “Como não precisam ser passados cabos, o trabalho geralmente é apenas de fixar o equipamento, conectá-lo na tomada e fazer as configurações de rede”.

Além disso, a apresentação não exige necessariamente a presença de um computador ou notebook, como acontece com muitos sistemas cabeados, podendo ser feita até mesmo a partir de um celular ou tablet. A particularidade pode ser, em alguns sistemas, a necessidade de instalar um app — feito, isso, estará pronto para usar!

Quais são as vantagens de apresentar sem fio?

“Com a tendencia de BYOD (Bring your own device)”, destaca o entrevistado, “esse sistema é cada vez mais necessário, facilitando com que qualquer pessoa que venha a participar possa apresentar com seus próprios dispositivos. Não se trata apenas de um ganho de agilidade, mas de promover um ambiente mais propício à troca de ideias, enriquecendo as reuniões e os eventos em geral.

A facilidade no uso também é um diferencial a ser destacado. Com o app na palma da mão, basta selecionar o arquivo a ser apresentado e pronto. Além disso, todas as funcionalidades de controle seguem no aplicativo, evitando a necessidade de aprender a lidar com um controle remoto a cada nova apresentação.

Somado a isso, o fato de ser um sistema com menos fios merece atenção especial. Os dispositivos wireless são uma tendência que não apenas economizam espaço e deixam o ambiente mais organizado, como eliminam os riscos de mau contato no uso dos aparelhos.

De quebra, a empresa é capaz de promover um ambiente mais clean e minimalista, sem a presença desagradável de um grande conjunto de cabos nas mesas ou próximos à tela. A única ressalva é que a instalação deve considerar uma análise prévia do local para saber se ele não traz outros problemas que inviabilizem o uso.

Além dos próprios espaços de coworking, “o mais comum é a utilização em salas de reunião, salas de conferencia, salas de treinamentos, auditórios e salas de aula“, conta Tiziano. Porém, a apresentação sem fios “não é indicada em pontos onde existam muitas conexões sem fio, como em feiras e eventos”.

O risco, ainda que pequeno, deve ser considerado, já que outros dispositivos podem “causar algum tipo de interferência na rede”, ele completa.

Quais são as principais funcionalidades da apresentação sem fios?

Uma função bastante popular é o espelhamento da tela, onde o responsável pela apresentação consegue replicar tudo o que está fazendo no seu dispositivo. Além disso, como detalha Tiziano, “existem sistemas que possibilitam o compartilhamento das imagens de quatro dispositivos ao mesmo tempo, dividindo a tela em quatro”.

Para facilitar a vida dos iniciantes, é possível compartilhar um passo a passo no qual ele aprenderá a se conectar na tela junto aos outros participantes. Vale lembrar que, se for necessário, os equipamentos podem se conectar também por cabo — o que soluciona eventuais problemas, como o de grandes eventos, mencionado anteriormente.

Tiziano lembra que o nível de tecnologia envolvido é bastante avançado, se comparado aos equipamentos mais antigos. “É possível também integrar esse tipo de sistema a uma automação onde ele possa desencadear outras ações, como ligar a TV, as luzes, o ar-condicionado etc.”

O que levar em conta na hora da adquirir um sistema desse tipo?

Tiziano é enfático no que diz respeito à importância de adquirir um equipamento de qualidade. “É preciso considerar um sistema confiável, que não vai lhe deixar na mão no meio de uma apresentação; por isso, o principal é se apoiar em marcas que dão garantia e suporte sobre esses sistemas, como o Grupo Discabos”, ele explica.

A princípio, não deve haver a necessidade de manutenção no equipamento, depois de instalado. Entretanto, sempre que o uso é corporativo, o suporte deve estar à disposição para evitar imprevistos. “Eventualmente”, conta Tiziano, “pode precisar de uma atualização de firmware”. O intuito desse processo é garantir que o sistema se mantenha compatível com os dispositivos mais novos.

Outras duas questões que merecem atenção entram na lista de Tiziano, sendo a primeira uma característica técnica do equipamento. “É importante verificar as distâncias suportadas”, ele lembra, tendo em mente que algumas empresas podem utilizar a apresentação sem fios em grandes auditórios.

“Um outro ponto importante é verificar quais são os protocolos de segurança exigidos pelo cliente”, ele destaca. “Alguns não permitem a instalação de aplicativos diferentes dos homologados ou não autorizam nenhuma criação de rede que esteja fora do seu padrão”, lembra o Gerente de Marketing do Grupo Discabos.

“Com base nisso, você pode tomar uma decisão sobre qual dispositivo vai lhe atender melhor, sempre contando com o apoio de técnicos especialistas, como a equipe técnica do Grupo Discabos, (…) [que] conta com diferentes soluções para o envio do sinal sem fio”, conclui nosso entrevistado. Conheça abaixo algumas das soluções do Grupo Discabos:

Sistema de apresentação sem fio que cria uma rede

Este tipo de sistema é conectado por fio na TV ou projetor e gera uma rede sem fio, para que os clientes se conectem e enviem seus conteúdos. Uma das vantagens é que geralmente são sistemas que suportam o uso de praticamente qualquer dispositivo que tenha conexão wireless, como celulares, tablets, laptops, etc.

Sistema de apresentação sem fio que não afeta a rede local

Este tipo de sistema é baseado na conexão entre transmissor e receptor usando um protocolo de comunicação próprio que não interfere na rede wireless de dados. O transmissor fica geralmente na mesa e é conectado no computador. O receptor fica atras da TV ou projetor, se conectando neles. Este tipo de sistema é o ideal quando o local exige algumas medidas de segurança e não permite a instalação de aplicativos, nem a criação de novas redes wi-fi.

Sistema de apresentação sem fio que já vem embutido em um monitor touch interativo

Já este sistema é o famoso “tudo em um”. O monitor já vem com sistema de espelhamento de tela embutido, que permite que você se conecte através de aplicativo para mostrar conteúdos de até 4 dispositivos diferentes, além de possibilitar o controle da tela apartir desses dispositivos e até a marcação de elementos na tela usando a função touch nela ou até pelo próprio celular. Além disso tem a opção de usar com qualquer aplicação de videoconferência que rode em sistema windows, como Google Meet, Microsoft Teams, Zoom, etc.

Peça o orçamento das nossas soluções

Todos esses são diferenciais que fazem da apresentação sem fios um investimento valioso para as empresas. Contudo, é fundamental comparar as opções disponíveis no mercado e contar com equipamentos de qualidade e que venham acompanhados de um suporte completo.

Se gostou do post e quer conhecer melhor esse sistema, entre em contato com o Grupo Discabos e fale com nossos especialistas no assunto!

Login