O Projeto de Lei 2093/22 ainda está em tramitação, porém ele pode marcar um avanço significativo na promoção da inclusão de alunos portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos ambientes escolares. A legislação estabelece a obrigatoriedade de substituição dos tradicionais sinais sonoros por melodias musicais adaptadas, visando evitar desconfortos sensoriais e potenciais riscos de pânico para esses estudantes.
Reconhecendo a sensibilidade única dessas crianças às alterações sensoriais, a lei busca criar um ambiente educacional mais acolhedor e propício ao seu desenvolvimento, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais inclusiva e consciente das necessidades específicas das pessoas com autismo.
Conheça um pouco mais sobre o Projeto de Lei 2093/22
A iniciativa, apresentada pelo deputado José Nelto (PP-GO), ressalta a importância de reconhecer a hipersensibilidade que muitos autistas experimentam em relação aos estímulos do ambiente, incluindo o som. Estudos indicam que entre 56% e 80% das pessoas no espectro autista apresentam essa hipersensibilidade.
A nova legislação impõe multas graduadas, variando de R$ 200 a R$ 500, de acordo com a gravidade da infração, o porte econômico do infrator, a conduta e o resultado produzido. As escolas têm um prazo de 120 dias, a partir da data de publicação da lei 2093/22, para implementar as adaptações necessárias. Para ficar atualizado sobre como está a aprovação dessa lei acesse o site da câmara dos deputados.
Desafios para Implementar um Novo Sistema de Sonorização
Implementar um novo sistema de sonorização nas escolas, conforme proposto pelo Projeto de Lei 2093/22, pode enfrentar desafios significativos. A principal dificuldade reside muitas vezes na infraestrutura já existente, especialmente em escolas com cabos e instalações antigas. A passagem de cabeamento pode ser um obstáculo, mas é possível facilitar essa transição utilizando soluções que envolvam a transmissão de Áudio por IP, proporcionando uma implementação mais eficiente e adaptável.
Que opções eu tenho de solução
Para atender às exigências da nova legislação, é necessário considerar uma solução composta por caixas de som, amplificadores e cabos de interligação. Além disso, a implementação pode incluir microfones para avisos e automação por horários. A capacidade de fornecer mensagens e avisos diferenciados por salas e ambientes é essencial para garantir uma adequada adaptação às necessidades específicas dos estudantes com TEA.
Outras escolas já fizeram
O Grupo Discabos, por meio de sua experiência no apoio a integradores, já colaborou com diversas escolas e empresas na busca por soluções de áudio e avisos. Muitas delas optaram por adotar o sistema de áudio por IP, uma solução que facilita a instalação, permite expansão, individualização e automação. O histórico dessas implementações bem-sucedidas pode servir como exemplo e inspiração para outras instituições que buscam se adequar ao Projeto de Lei 2093/22.
Porque esse projeto é importante para os integradores de áudio e vídeo
Este projeto de lei representa uma oportunidade significativa para os integradores de áudio e vídeo. Ao atender às demandas das escolas para se adequarem à legislação, os integradores podem oferecer soluções especializadas que não apenas cumprem os requisitos legais, mas também melhoram significativamente a experiência educacional para crianças com TEA. Isso não só contribui para a inclusão desses alunos, mas também destaca a importância e a expertise dos integradores no fornecimento de soluções inovadoras e adaptadas às necessidades específicas de cada cliente.
Ficou interessado nesses tipos de sistemas sonoros ou precisa de ajuda para desenvolver um projeto nesse formato, preencha o formulário abaixo que um de nossos consultores entrará em contato com você.