O KVM surgiu por conta de demandas como economia de espaço, redução de custos e aumento da eficiência de gerenciamento de computadores.
KVM significa “Keyboard, Video (monitor), Mouse” e a principal função deste equipamento é controlar, alternar e gerenciar múltiplos PCs através de um único conjunto de teclado, monitor e mouse.
A escolha do KVM ideal
A escolha do KVM ideal é baseada no número de computadores que você precisa controlar.
Um KVM deve fornecer resolução de vídeo estável, suportar várias plataformas de computador e sistemas operacionais e ser capaz de interagir com muitas marcas diferentes de teclados e mouses.
o KVM deve garantir que os sinais simulados de teclado e mouse cheguem a cada PC com precisão, sem nenhum efeito na operação dos computadores.
KVMs são facilmente gerenciados usando teclas de atalho ou botões dedicados para seleção e cada KVM tem seu limite máximo de conexões de PC, ou seja, o número total de portas.
Pode fornecer desde duas portas de conexão com computadores até uma instalação de múltiplos switches KVM, conectando mais de 4000 portas de acesso.
Alguns KVMs equipados com poucas portas nem precisam de uma fonte de alimentação externa.
À medida que o número de computadores conectados aumenta, as necessidades de tecnologia no desenvolvimento e fabricação do KVM são maiores, permitindo lidar com múltiplos sinais de entrada e saída.
A complexidade de gerenciamento também aumenta, fornecendo recursos como Controle Remoto, Segmentação Múltipla e Segurança de Alto Nível.
Atualmente, as soluções de controle remoto usam switches KVM acionados por hardware ou software, como o PCAnywhere, o VNC, o OpenSSH e o Microsoft Telnet Service.
Anteriormente, os KVMs eram usados principalmente em salas de servidores e centros de TI equipados com vários servidores.
Como os custos dos PCs estão cada vez mais baixos, o consumidor médio pode agora comprar um segundo ou vários PCs, assim, os usuários estão adquirindo KVMs para conveniência e economia de espaço em suas próprias casas.
Outros termos para especificações de KVM
Algumas terminologias básicas para as especificações de KVM incluem:
- Portas
O número de portas indica o número de PCs que podem se conectar ao KVM.
Atualmente, o número mais comum de portas equipadas em um KVM é 2, 4, 8, 16 ou 32 portas. Quando o número de PCs ultrapassa 32, recursos como cascata ou o encadeamento das KVMs são utilizados para conectar vários PCs..
- Console
O console, em termos de KVM, se refere ao controle que é usado para gerenciar o teclado, o monitor e o mouse do PC.
Normalmente, um console tem três portas diferentes para o teclado, mouse e monitor. As especificações para o conector de teclado e mouse são USB e PS / 2, enquanto as especificações para o monitor são DVI e HDB 15.
Alguns Consoles KVM suportam áudio e possuem conexões para microfone e alto-falantes.
Soluções ATEN
ATEN é um dos maiores e mais respeitados fabricantes de KVM no mundo todo. Oferece uma vasta linha de KVMs, incluindo modelos agregados a teclado, mouse e monitor LCD, convenientemente combinados em um único equipamento.
Há também modelos de mesa e equipamentos que operam com módulos transmissores e receptores via rede IP. Os switches KVM da ATEN estão em constante evolução para suportar novas necessidades, com novos conceitos e novos aplicativos.
Combinação USB com KVM
À medida que mais e mais dispositivos habilitados para USB estão entrando no mercado, a demanda por uma maneira conveniente de conectar periféricos USB externos aumenta. Assim, um novo desafio é combinar periféricos USB com KVM.
A ATEN introduziu pela primeira vez o conceito KVMP ™ (KVM + Peripheral) em 2000, adicionando um hub USB de 2 portas a um switch KVM.
A tecnologia KVMP™ permite que periféricos USB sejam instalados no KVM para que cada PC possa compartilhar periféricos USB, removendo ou inserindo facilmente os periféricos de acordo com as necessidades específicas.
A função KVMP ™ da ATEN possui os seguintes recursos:
-
- Comutação Síncrona e Assíncrona: A comutação síncrona é a comutação simultânea normal do KVMP ™ e é atualmente o tipo mais comum de comutação.
Durante o processo de comutação, o Synchronous Switch permite a comutação simultânea de sinais de áudio, monitor e dispositivo USB.
Já o modo Asynchronous Switch permite comutação independente flexível (transferência de informações, impressão de arquivos, reprodução de música, uso do PC) sem tempo de espera.
Esse é um recurso exclusivo ATEN, sendo a opção mais adequada para produtores de mídia ou engenheiros de projeto que precisam alternar entre PCs diferentes.
-
- A utilização da tecnologia de simulação de sinal da ATEN ajuda a resolver problemas comuns, como a identificação de sinais ou o tremor de sinal durante o processo de comutação. (Veja a figura abaixo).
- Suporte Multiplataforma:
Atualmente, existem muitos tipos de marcas de mouse e teclado, e as teclas de atalho e funções identificadas por diferentes empresas são complicadas.
Os switches ATEN USB KVMP são compatíveis com a maioria dos teclados e mouses USB.
Com uma tecla de atalho precisa, você pode usar um teclado de PC para emular a tecla de atalho de um teclado Mac ou Sun para realizar comutação entre plataformas entre PCs, sem a necessidade de um Mac ou Sun Connector.
-
- Os switches ATEN USB KVMP ™ são fornecidos com um Conversor de Console PS / 2 para USB.
Independentemente de os usuários terem um teclado e mouse PS / 2 ou USB, eles podem selecionar livremente qualquer combinação para a interface do console.
-
- Os switches ATEN USB KVMP ™ possuem suporte para atualização de firmware; os usuários podem baixar o firmware mais recente da Internet.
- Normalmente, a porta USB periférica de um switch KVMP ™ USB é instalada na parte traseira do KVM.
Isso pode confundir o usuário e fazer com que ele insira periféricos USB no mouse USB ou na porta do teclado, em vez da porta USB periférica.
A ATEN é a primeira a separar as portas do console USB e as portas periféricas USB, tornando as portas periféricas USB mais acessíveis, simplificando e melhorando a experiência do usuário.
Os comutadores ATEN KVMP ™ são habilitados para áudio. Você pode ouvir a saída de áudio de 2 a 4 computadores em um único conjunto de alto-falantes ou usar um microfone.
Extensores KVM
ATEN também fornece KVM extenders que permitem que o teclado, o monitor e o mouse estejam localizados a até 300 m de distância de um computador ou da instalação do KVM.
Assim, uma pessoa pode se deslocar de sua sala e continuar realizando seus trabalhos como se estivessem lá – perfeitos para usuários de pequenos escritórios residenciais (SOHO), bibliotecas, linhas de produção e centros de dados.
Um exemplo prático de uso de extensor KVM é em linha de produção de fábrica ou centros de manutenção de empresas, locais que podem estar muito sujeitos a poeira, altas temperaturas e umidade e que certamente não seriam ambientes adequados para terem uma CPU de computador instalado no local.
Gostou do conteúdo e possui algum projeto em que a solução se aplica?
Podemos te auxiliar, basta preencher nosso breve formulário!