Grandioso Centro de convenções Unipam utiliza soluções do Grupo Discabos

Publicado em Exemplos de projetos dia

O UNIPAM inaugurou seu centro de convenções e eventos no final de 2018, denominado CCE UNIPAM. Compreende um magnífico espaço, com capacidade para até 3 mil pessoas, preparado para comportar qualquer tipo de evento, como formaturas, palestras, peças teatrais, shows, bailes, exposições e casamentos. Trata-se do maior centro de eventos da região, sendo um dos maiores do estado de Minas Gerais.

O Espaço

O Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) é uma Instituição de Ensino Superior mantida pela Fundação Educacional de Patos de Minas (FEPAM), entidade sem fins lucrativos, sendo uma instituição flexível, que permite racionalizar, em cada momento, a estrutura organizativa mais adequada, visando harmonia entre os diversos órgãos acadêmicos, trabalhando para consolidar a sua cidade como o mais importante pólo universitário do Alto Paranaíba.

Com orçamento total de 25 milhões de reais, segundo o presidente da FEPAM, Teotônio França, o CCE UNIPAM foi construído numa área de 40 mil metros quadrados (área construída de 5.720 metros quadrados), no entroncamento das rodovias MGT-354 e PMS-020. Dispõe de amplo estacionamento e a arquitetura do local chama atenção desde a entrada.

O CCE é um sonho antigo, imaginado pelos conselheiros da Fundação Educacional, para atender ao Centro Universitário. A inauguração do espaço ocorreu como parte do calendário comemorativo dos 50 anos da FEPAM/UNIPAM, consolidando o compromisso da organização com a comunidade de Patos de Minas e região. Logo após a inauguração, a agenda de eventos tem sido intensa, incluindo a encenação do Balé Quebra Nozes e o Congresso Mineiro de Inovações Agropecuárias (COMEIA) .

O Projeto

O projeto de áudio, vídeo e automação ficou por conta da WETRON, que possui renome internacional e larga experiência no campo de AV.

“A maior complexidade no desenvolvimento deste projeto envolveu a obrigatoriedade em atender diversas necessidades de uso, requisitos que o UNIPAM solicitou como premissa de projeto, com objetivo de obter flexibilidade total na utilização do espaço de eventos”, diz Jeferson Leite, da Wetron. “O grande salão de eventos é uma área livre, sem pilares ou paredes internas, o que resultou em um grande desafio para a elaboração da infraestrutura por trás do aparato de áudio e vídeo. Todo o sistema foi projetado em uma plataforma centralizada, ocultando todos os equipamentos de controle, que ficam invisíveis para quem está no espaço comum de convivência. O sistema é integrado a uma rede IP, onde, através de um computador na mesa do apresentador, conectado a esta rede, é possível transmitir conteúdo de vídeo e áudio para qualquer equipamento dentro do espaço de eventos. ”

O CCE UNIPAM possui dezenove projetores Christie, lifters e telas. Esta quantidade de projetores é devido ao fato de que o espaço pode ser todo utilizado como sala única, ou pode ser dividido em várias salas, com divisórias acústicas, chegando a ter 8 salas independentes, sendo que a composição de salas é dinâmica e flexível através de divisórias móveis. Cada sala possui 2 ou 3 projetores, permitindo ao cliente definir o melhor layout da sala, de acordo com o tipo de aplicação. Há também um foyer e um café, ambos com vídeo wall.

Cada setor descrito acima possui seu próprio sistema de sonorização independente, sendo que os amplificadores e as caixas de som de alta dispersão (instaladas no teto) são da marca WORKPRO (Espanha). A transmissão de sinais de áudio é feita por rede IP, contando com o sistema BLUE LINE da marca WORKPRO e a emissão de sinais de vídeo por IP fica a cargo do sistema MHIR AVLIFE e VE8900 ATEN. Todos os sistemas de áudio e vídeo, incluindo projetores, telas e lifters, são controlados de maneira centralizada a partir de três centrais de automação ATEN VK1100. Há dezenas de switches de rede dedicados para o sistema de automação de áudio e vídeo, instalados no recinto.

A instalação

A instalação, programação e integração de todos os sistemas ficou a cargo da integradora de sistemas BSSCOM, assim como todo fornecimento de cabeamento, acessórios e equipamentos, sendo que grande parte dos sistemas com o apoio do Grupo Discabos, que também prestou assessoria técnica, desde o início do projeto, auxiliando a selecionar os equipamentos e também auxiliando no comissionamento dos sistemas. Os consultores do Grupo Discabos acompanharam o processo até a entrega dos sistemas, garantindo que tudo funcionasse a contento.

O controle do ambiente todo é complexo, exigindo que os equipamentos de áudio, vídeo e automação que estavam interconectados via rede ficassem separados em VLANs distintas. A interface de controle que é utilizada pelos colaboradores do CCE UNIPAM foi elaborada com intuito de ter operação simples, direta e objetiva, permitindo matriciamento individual de áudio e vídeo, além do controle automatizado de volumes em cada zona.O prazo de entrega da obra foi o principal desafio a ser vencido nesse projeto. O tempo para mobilização da equipe, importação dos produtos e início dos trabalhos foram extremamente justos. Foram lançados mais de 10.000 metros de cabos entre CAT6A, fibra ótica, controle e áudio, contando com mais de 200 pontos de rede AV certificados.

A interação com outras disciplinas durante a obra, mudanças de escopo e a complexidade dos sistemas AV (100% dos sinais trafegando em rede) também foram desafiadores.

“A desenvoltura da equipe de instalação/implantação, o projeto muito bem feito e o apoio do Grupo Discabos no suporte técnico dos sistemas foram fundamentais para entrega final com sucesso. Um projeto que dá orgulho de dizer “fomos nós que executamos””, de acordo com Cristian Miranda, da BSSCOM.

Gostou dessa notícia escreva seus comentários abaixo e se inscreva em nossa newsletter para receber mais casos de instalação legais como este.

Quero receber mais notícias como esta

 

Artigo revisado e aprovado pelo Professor Aloizio Magrini, Coordenador de Informática do Unipam

Login