Se você busca ter sucesso dentro do mercado, saiba como vender automação residencial, esse artigo foi feito para você! Continue a leitura para saber mais sobre o tema.
Quando pensamos em como vender automação residencial, logo nos vem uma perspectiva de dificuldade e complexidade a respeito do tema!
A área de automação residencial está crescendo cada vez mais no Brasil, sendo uma tendência já muito observada lá fora. Com a maior procura das pessoas por tecnologias que permitam conforto e praticidade no dia a dia, além de segurança, as oportunidades desse mercado se expandem.
Por isso, preparamos esse artigo em busca de auxiliar você, integrador, na hora de fechar uma venda de automação residencial. Com os nove passos que você irá conferir nesse artigo, o trabalho e como vender automação residencial ficarão muito mais fáceis.
O que é automação residencial?
Podemos definir automação residencial como o processo de utilizar ferramentas e equipamentos tecnológicos em uma moradia, garantindo a otimização das tarefas que antes eram feitas pelos moradores, como uma casa inteligente!
Sendo a principal meta, controlar os sistemas eletrônicos, para que eles funcionem conforme o gosto e desejo dos residentes do determinado domicílio. Este controle pode ser realizado até mesmo pelo o smartphone, desde que ele esteja conectado à internet.
Assim, quando falamos de automação residencial, estamos falando de segurança, praticidade, comodidade e economia! O planejamento da sua vida de um jeito único e tranquilo.
Como funciona e para o que serve?
Para realizar uma automação residencial, será necessário o uso de aparelhos com conectividade elétrica, internet e um dispositivo inteligente que fará a coleta e a troca de informações para que a automatização seja possível.
Com o uso de wi-fi ou bluetooth, esse dispositivo permite que o morador controle, gerencie e programe seus aparelhos de forma remota. A partir disso, o sistema é integrado a diversos aparelhos que ficarão por toda a residência, e que estarão ligados a uma central controladora ligada à rede de internet.
Para controlar esse sistema, o usuário pode utilizar diferentes tipos de interfaces, como:
- interface web;
- aplicativos para celular;
- teclados de parede;
- displays touch screen;
- dispositivos de comando de voz.
A partir dessas informações, veja alguns exemplos de como a automação residencial pode ser aplicada:
- automação da iluminação da casa;
- automação de cortinas e persianas;
- sensores de presença em portas e janelas;
- sensores de nível de CO²
- sensores de fumaça;
- controle de fechaduras eletrônicas;
- controle de temperatura;
- sensores de irrigação de jardim.
E muito mais! O cliente escolhe, e a ideia surge!
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Qual é o custo médio?
O valor para investir em uma casa inteligente varia muito a partir da automação que o proprietário escolher. Afinal, as escolhas são inúmeras e essa decisão é muito subjetiva, variando segundo as necessidades e dificuldades de cada família.
Dependendo do local de compra, as instalações simples acabam saindo por R$3.000, em média. A instalação de uma cortina com acionamento por controle remoto, por exemplo, pode custar em torno de R$1.200.
Mas caso a escolha seja investir em instalações mais complexas ou com maior grau de tecnologia, um projeto de automação residencial pode custar o equivalente a 3 ou 5% do valor do seu imóvel.
Caso surja interesse, o Grupo Discabos está pronto para te auxiliar nessa meta! Com a melhor oferta do mercado, a nossa prioridade é a entrega de serviço de qualidade e um atendimento humanizado.
9 dicas de como vender automação residencial
Se você busca começar a trabalhar com automação residencial, confira essas nove dicas que separamos para te auxiliar a fechar o seu negócio.
1. Conheça as reais necessidades do seu cliente
Você, como integrador, precisa reunir o maior número possível de informações a respeito do seu público-alvo, assim como do cliente específico que será abordado.
Essa atitude irá te possibilitar uma abordagem personalizada e humanizada. Direcionando a venda e fidelizando o cliente para novas oportunidades.
2. Priorize o atendimento, crie conexões
Não foque na venda, e sim no atendimento. Afinal, o fechamento do negócio será uma consequência do tratamento que o seu cliente receber.
O seu cliente precisa sentir confiança em você e no seu trabalho. Vendedores desanimados, com medo ou sem vontade de conversar, raramente conseguem atingir as metas no final do mês. Lembre-se disso.
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3. Estude o seu produto
Conhecer a fundo sobre o produto que irá vender, é uma ótima opção se você busca um discurso funcional e boa oralidade na hora da venda. Quando falamos com autoridade e fornecemos detalhes a respeito de certo tema, isso passa confiança e interesse ao ouvinte.
Assim, argumentos convincentes poderão ser criados e uma estratégia assertiva possibilitará o fechamento do negócio.
Nesse quesito o Grupo Discabos estará junto com você, além de diversos cursos para sua capacitação no site, nós temos uma equipe técnica pronta para auxiliá-lo em qualquer dúvida, estamos prontos para ajudá-lo na negociação com seu cliente.
4. Defina o seu nicho de mercado
Quando o trabalho ganha um nicho específico de mercado, o foco passa a ser nos detalhes que diferenciam a função das diversas outras no mercado. A partir disso, você se torna um especialista no assunto, ganhando mais autoridade e reconhecimento.
Além de que, novas oportunidades surgem e sua marca pessoal passa a ser vista como inspiração para os demais profissionais que estão adentrando a área.
5. Utilize o sistema rapport
O rapport é uma técnica bastante utilizada em vendas que consiste em estabelecer uma relação de empatia com o interlocutor.
A ideia é criar uma conexão com o lead, fazendo que ele seja menos resistente durante a conversa e abrindo espaço para negociação.
Algumas dicas para isso são encontrar pontos em comum (por isso essa pesquisa prévia que falamos no item anterior pode ajudar), ter interesse genuíno e construir um relacionamento ao longo do tempo.
6. Faça parcerias com empresas de reconhecimento no mercado
Escolha atentamente as empresas e fornecedores que você irá fechar negócio. Eles serão decisivos na hora da entrega do produto.
Lembre-se que é preciso estudar a marca no mercado, analisar o quanto de diferenciais ela possui e como vem atuando na vida de seus clientes desde então.
O Grupo Discabos é o único distribuidor do mercado capaz de oferecer uma solução completa para videowall.
Atuando no mercado brasileiro há mais de 27 anos, adiciona valor para a solução do recurso por meio de treinamentos aos integradores, parcerias com marcas renomadas, produtos de qualidade e suporte altamente especializado.
Além disso, todos os interessados são envolvidos no projeto, desde o fabricante das peças, que tem o maior conhecimento do produto, até o próprio cliente, cuja expectativa deve ser devidamente suprida. Fornecendo soluções completas para instaladores de sistemas de áudio, vídeo e automação para uso profissional.
Conta com diferenciais como técnicos para suporte especializado, pesquisa e desenvolvimento de projetos com os clientes, produtos confiáveis, entrega rápida e um Centro Online de Treinamento com mais de 10 cursos gratuitos.
7. Esteja preparado para o “não”
Ser rejeitado é sempre muito complexo e na maioria das vezes, não há uma boa aceitação por parte do receptor da mensagem. Porém, se você busca trabalhar com vendas e atendimento ao cliente, saiba que será necessário conseguir lidar com as objeções e negações de proposta.
A princípio, lembre-se lembre de não desistir. A desmotivação poderá estar presente e guiar sua jornada em alguns momentos, mas não se deixe levar por situações específicas da carreira.
O seu potencial e desejo de vencer precisam ser muito maiores que qualquer rejeição do mercado.
Aproveite cada ocasião para se aperfeiçoar gradualmente, aprimorando a sua técnica e jeito de lidar com o próximo. Você é capaz.
O Grupo Discabos acredita no seu potencial e está à disposição para te auxiliar nessa meta. Entre em contato para mais informações!
8. Tenha a ferramenta digital ao seu favor
É necessário saber que alguns clientes ainda não estão prontos para realizar determinada compra, e então só buscam por informações. A partir disso, é importante que um portfólio de marca seja criado.
Os emails ainda são uma das melhores maneiras que você tem para estabelecer um contato direto e pessoal com seus clientes. Isso faz essa ferramenta ser indispensável para capturar novos leads (potenciais consumidores).
Além disso, distintos materiais digitais facilitarão o acesso e reconhecimento do seu trabalho, aos possíveis futuros compradores. Aposte em sites, blogs, atendimento ao cliente, ebooks e na criação de uma newsletter para oferecimento de conteúdo diário.
9. Saiba valorizar o seu trabalho
Essa é umas principais questões que buscamos ensinar a você, integrador: valorize o seu trabalho, o seu tempo e a sua mão de obra especializada!
O mercado irá exigir muitas atitudes de sua parte, então é preciso reconhecer a sua parcela no processo na totalidade. Para isso, busque aprimoramento, estude, faça networking e evite desvalorizar propostas de trabalho.
Oportunidades são experiências, que nos possibilitam conhecimento geral e uma boa visão de mundo! Nos preparando para encarar o que for necessário ao longo da nossa carreira.
10. Ofereça um valor justo e diferentes formas de pagamento
Em último, mas talvez um dos fatores mais urgentes e definitivos nesse processo: você precisa oferecer ao cliente o meio que ele possui para pagar pela compra.
Pois, as condições e opções de pagamento, por vezes, são mais importantes para ele do que o preço em si.
Por exemplo, se ele prefere pagar no boleto, mas você não o disponibiliza, qual a chance de ele bater na porta da concorrência? É grande, não é mesmo?
O mesmo vale para o cartão, tanto no crédito quanto no débito. Se você tem uma unidade física, precisa de uma maquininha. Se atua em uma loja virtual, de uma solução digital.
O Grupo Discabos te deixa preparado, integrador!
O Grupo Discabos está no mercado de áudio, vídeo e automação há mais de 25 anos e estamos prontos para te auxiliar, oferecendo produtos, treinamentos e condições de pagamento especiais.
No nosso site, você pode ter acesso a inúmeros cursos gratuitos para se especializar e aprender diretamente com os profissionais de referência do mercado audiovisual.