Confira 6 dicas para produzir conteúdo para vídeo wall

Publicado em Artigos dia

Para pensarmos conteúdo para vídeo wall, primeiro é interessante demarcar que instalações são usadas em diversos negócios: do transporte ao entretenimento, da comunicação interna a ações de marketing.

Essa tecnologia é muito útil em lugares muito grandes, onde a informação precisa atingir grandes multidões, como estádios e aeroportos, por exemplo. Pense nos grandes murais de propaganda da Times Square, em Nova Iorque. Ali estão exemplos claros de vídeo wall.

Tudo isso pensaremos em profundidade neste artigo. Continue lendo para entender o que é vídeo wall, como funciona o conteúdo neste tipo de suporte/meio de comunicação e por que vale a pena investir nele!

O que é e como funciona um vídeo wall

Dizendo de uma maneira bem simples, um vídeo wall é um grande display que consiste em mais de uma tela de vídeo fixada em conjunto para formar uma única tela lógica.

Uma “parede de vídeo” — como é popularmente conhecida essa tecnologia — pode ser formada usando telas de LCD ou LED, televisores tradicionais ou projetores de vídeo. Também pode ser construída na forma quadrada ou retangular tradicional de uma televisão, ou uma formatos menos tradicional.

Tecnicamente falando, vídeo walls podem ser operados usando um controlador baseado em:

  • hardware: sem seu próprio sistema operacional, construído usando chips de processamento de vídeo com uma ou várias entradas, que dividem o conteúdo para exibição em vários monitores;
  • software: requer um PC dedicado executando um sistema operacional ou um servidor com placas gráficas especiais.

6 dicas para produzir conteúdo para vídeo wall

No entanto, é preciso tomar alguns cuidados na hora de produzir conteúdo para vídeo wall. Confira, a seguir, algumas dicas!

1. Crie uma estratégia de conteúdo de alta qualidade

O conteúdo — e não apenas a aparência geral — realmente é o principal em projetos de vídeo wall.

Logo, é importante produzir conteúdo com estratégia, de maneira metódica (do ponto de vista das metodologias de comunicação) e com alta qualidade.

2. Invista em equipamentos de ponta

O melhor conteúdo, contudo, não é suficiente se os equipamentos usados não suportarem, tecnicamente, as mensagens. Pensar em bons textos, produzir as melhores imagens, criar os efeitos mais incríveis e, na “hora H”, a projeção simplesmente não funcionar, não serve de nada.

3. Estruture imagens e textos de tamanho certo

Nada faz com que um mural de vídeo pareça pouco profissional como fontes e imagens excessivamente pequenas. Ambos devem ser grandes o suficiente para se ver e entender facilmente.

Lembre-se: mesmo que o conteúdo pareça impactante na tela do seu computador, talvez ele não funcione na tela grande. O melhor a fazer é testar antes de exibir.

4. Evite certos efeitos

Em grandes paredes de vídeo, certos efeitos gráficos levam a imagens distorcidas, textos confusos — e uma mensagem com falha. Para a maioria dos projetos de vídeo wall, você deve evitar sombras ou efeitos brilhantes no texto, que aparecerão distorcidos no display de tamanho normal.

Além disso, evite certas combinações de cores, que podem tornar o texto extremamente difícil de ler. Trabalhe contrastes: preto sobre amarelo, preto sobre branco, amarelo sobre preto, branco sobre azul, por exemplo, costumam funcionar.

5. Aproveite ao máximo a tecnologia

Na maioria das vezes, o objetivo de uma instalação de vídeo wall é criar uma exibição única e unificada – não a aparência de várias telas espremidas juntas.

Para obter essa aparência perfeita, lembre-se de considerar os recursos (e limitações) de seu hardware e software.

Em seguida, projete seu conteúdo para funcionar bem nas dimensões do mural de vídeos, usando todo o espaço disponível e aproveitando ao máximo os recursos da tecnologia. Lembre-se de fatores como resolução de pixels, que podem ter um impacto enorme na qualidade do conteúdo exibido.

6. Pense na complexidade ou simplicidade das mensagens

Naturalmente, quanto mais simples for o seu texto, melhor ele ficará em uma instalação de vídeo wall. Nenhum consumidor quer ler 600 palavras de texto em fonte de 200 pontos.

No entanto, às vezes uma mensagem mais complexa é necessária. Em alguns casos, um anúncio simples e direto é o melhor. Para outros projetos, o conteúdo pode precisar se aprofundar. É aí que um entendimento do seu público será útil, ajudando a guiá-lo exatamente para a mensagem certa.

Como você viu, instalações de vídeo wall são o melhor quando se trata de gerar impacto.

Que tal, nós conseguimos te ajudar a pensar melhor a criação de conteúdo para vídeo wall?

Para acompanhar nossas próximas publicações, se inscreva em nossa newsletter na coluna a direita e siga-nos nas redes sociais: Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn!

Veja também que equipamentos utilizar para criar um video wall

Login