ETS 6 – O que mudou da sua versão anterior?

O novo ETS 6 foi desenvolvido com base no valioso ETS 5, porém oferece uma gama de funções novas e aprimoramentos, incluindo permitir que as extensões do sistema KNX sejam usadas em qualquer projeto KNX e uma interface de usuário semelhante a um navegador aprimorado. O resultado? O ETS 6 está pronto para os seus futuros requisitos de projeto KNX, não importa quão grandes ou complexos eles sejam. Vamos explorar as principais diferenças entre essas duas verões de ETS.

Sistema ETS

Suporte para os novos acopladores de segmento KNX

No ETS 5, a topologia limitava-se à definição de linhas e áreas completas. Como resultado, só foi possível adicionar repetidores ou amplificadores dentro de uma linha TP para permitir o uso de mais de 64 dispositivos na mesma linha. Esta limitação foi eliminada com a introdução da extensão do sistema KNX TP256.

Já o ETS 6 é muito mais flexível para topologia do que o ETS 5. Inclui os novos acopladores de segmento, que são extensões dos acopladores de mídia para conectar segmentos de linha, independentemente do tipo de mídia. Esses dispositivos permitem que os integradores de sistemas implementem dimensionamento de topologia e ampliem projetos existentes com mais facilidade com novos dispositivos que suportam dispositivos de segurança ou RF.

Suporte para o novo proxy de segurança KNX

O ETS 5 abriu as portas para dispositivos seguros nos projetos KNX. No entanto, a troca de dados entre objetos de grupo seguros e não seguros (simples) nesses dispositivos ainda não era possível.

Agora o ETS 6 suporta Secure Proxy, uma extensão de acoplador que permite que dispositivos simples se comuniquem com dispositivos que operam com segurança. Esta é a solução perfeita para adaptar instalações existentes com dispositivos seguros sem remover os dispositivos KNX simples existentes. Graças a essa nova versão, o KNX IP Secure e o KNX Data secure podem ser combinados e integrados livremente e configurados de forma flexível com dispositivos simples.

Suporte para os novos dispositivos KNX RF Multi

O meio de radiofrequência KNX foi totalmente integrado no fluxo de trabalho de criação de projetos no ETS 5. Embora os dispositivos KNX RF Ready (Sistemas) possam ser incluídos em um projeto ETS com ETS 5, o software não suporta os novos dispositivos KNX RF Multi.

O novo ETS 6 suporta a nova geração de dispositivos KNX RF, incluindo o confiável e robusto KNX RF Multi, o mais recente protocolo sem fio para KNX para aplicações de controle de edifícios. Os dispositivos RF Multi também vêm com vantagens adicionais, como suporte de segurança obrigatório, configuração fácil, pois todas as configurações de frequência são definidas automaticamente pelo ETS e todos os recursos de tempo de execução de uma entrada de produto criada com a Ferramenta do fabricante.

ETS 6 suporta totalmente o sistema KNX lot

O ETS 5 deu os primeiros passos na Estratégia KNX IoT. Embora isso incorporasse novos conceitos como KNX Web Services, nível de abstração ou tags de projeto e metadados, as informações que poderiam ser incluídas em um projeto eram escassas.

O ETS 6 dá as boas-vindas à era IoT, estendendo as informações semânticas vinculadas a um projeto com informações padronizadas fornecidas pelo Grupo de Trabalho KNX IoT específico. Para este propósito, a nova versão do software adiciona informações semânticas de fundo relacionadas a localizações, funções, pontos de função, canais, objetos de grupo e muito mais para permitir que as instalações KNX sejam ainda mais abertas ao resto do ‘mundo não-KNX’.

Interface e experiência do usuário

Painel adaptativo

O painel ETS 5 não incluiu nenhuma opção gráfica para enriquecer as informações do projeto. Além disso, a única maneira de abrir simultaneamente espaços de trabalho para editar um projeto era usar painéis flutuantes.

Já no ETS 6 é possível agrupar e classificar projetos no painel adaptável e completamente redesenhado. É rápido e fácil encontrar e acessar projetos graças aos metadados disponíveis, como a imagem da capa do projeto, tipo de projeto, tags e ícones.

Suporte a várias instâncias e manuseio flexível de guias

Trabalhar com espaços de trabalho no ETS 5 e no ETS 6 é fácil. No entanto, o ETS 5 permitia apenas uma única instância, dificultando o trabalho simultâneo em dois ou mais projetos.

Agora uma das principais melhorias dessa nova versão é o aprimoramento do manuseio de janelas e painéis. Atualmente, os navegadores de internet são cada vez mais utilizados para realizar tarefas diárias. Portanto, ele apresenta uma experiência de usuário semelhante a um navegador com manuseio flexível de guias e janelas.

O ETS 6 pode ser executado simultaneamente em várias instâncias de janela, facilitando a verificação e comparação de dados em um projeto ou entre vários projetos. Além disso, é fácil maximizar, arrastar e soltar guias para incorporar ou criar novas instâncias. Para criar uma nova guia na mesma instância basta simplesmente maximize-a. Essa nova guia pode ser arrastada para criar uma nova instância ou arrastada e solta em outra instância para que seja incorporada.

Navegação por trilha

No ETS 5, não era possível navegar para frente e para trás no desenho do projeto. Além disso, era complexo gerenciar todas as informações visíveis para o gerenciamento da árvore de itens e o painel de seleção de cada janela em grandes projetos.

No novo software o local de trabalho do projeto foi redesenhado, tornando mais fácil do que nunca a navegação entre os arquivos, graças à navegação de navegação e opções para trás/para frente (através dos botões de navegação, atalhos de teclado ou cliques do mouse). Na verdade, procurar um projeto KNX no ETS 6 é como usar um navegador de internet.

Diálogo “Link witch” otimizado

No ETS 5, havia duas guias possíveis na caixa de diálogo ‘Vincular com’: ‘Criar novo endereço de grupo’ e ‘Usar endereço de grupo existente’. Um usuário precisava conhecer ou lembrar a estrutura de Endereço de Grupo atual para poder trabalhar rapidamente.

Na nova versão é implementado um diálogo ‘Link with’ otimizado para vincular endereços de grupo muito mais rapidamente, além de oferecer suporte à vinculação em massa de objetos de grupo com endereços de grupo.

Integração fácil para dispositivos do sistema KNX RF

O ETS 5 não permitia dispositivos KNX TP e KNX RF (System) na mesma linha de topologia, o que significa que mesmo para uma instalação simples com alguns dispositivos TP, era necessário criar uma linha principal (TP) e definir uma segunda linha para o KNX dispositivos de RF.

A integração entre dispositivos KNX TP e RF é muito mais simples no ETS 6. Usando um acoplador de segmento KNX TP/RF, todos os dispositivos podem pertencer à mesma linha única na topologia.

Licenciamento e atualizações

ETS 6 suporta licenciamento em nuvem

No ETS 5, a única maneira de ter uma licença ativa era usar um dongle. Se um usuário esqueceu o dongle KNX, não foi possível editar um projeto com mais de 5 dispositivos.

O novo modelo de licenciamento do ETS 6 suporta licenciamento baseado em nuvem e dongle. Isso permite que você trabalhe offline se nenhuma conexão com a Internet estiver disponível. Ele se conecta à conta MyKNX de um usuário para obter informações de licença.

Ferramenta de atualização aprimorada do ETS 6

No ETS 5, não foram divulgadas informações sobre novas atualizações, portanto, os usuários não sabiam da importância dessas melhorias.

O sistema de notificação intuitivo ETS 6 ajuda a evitar qualquer atualização (crítica). Manter o software atualizado garante melhorias contínuas, bem como sua estabilidade. As notas de versão também estão disponíveis antes de cada atualização.

Existe alguma curso para aprender ETS?

O Grupo Discabos se tornou centro de treinamento KNX oficial no Brasil, esse treinamento de capacitação com direito a certificado. Nas aulas você aprenderá sobre o protocolo universal KNX e o software ETS, estão abertas vagas para as próxima turmas. Confira agora!

0 0 votes
Avalie este conteúdo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Tags:

Veja também:

0 0 votes
Avalie este conteúdo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Queremos ouvir você: deixe um comentáriox
()
x
0