Este comentário esta um pouco atrasado. Fui visitar a feira de segurança em Sao Paulo realizada duas semanas atrás no Espaço Imigrantes.
Foi um evento interessante, muitas cameras, de todo os tipos que você pode imaginar.
Como todo mercado segue tendências, parece que agora a moda sao as fechaduras biométricas, aquelas que você coloca o dedo para identificaçao e abertura das portas. Tinham mais de 20 importadores e fabricantes. Vi uma bem interessante, que acompanhava um painel de LCD, onde você podia controlar outras funçoes do local através de interface com o sistema de automaçao.
Sobre o cabeamento, havia poucas novidades. Os cabos mais usados para esse segmento sao os da família RG (59 e 6) com diferentes níveis de blindagem.
E o cabo RF 4mm com e sem alimentaçao. Existem poucas novidades nesse mercado.
Eu estava acompanhado de um amigo italiano. Ele trabalha com instalaçoes de segurança na Itália, e pareceu muito estranho para ele, que nao existem normas de cabeamento relacionadas a esse segmento. Assim cada instalador pode usar o material que quiser, ou apenas seguir o que o cliente dele pedir. Na Europa, existe uma especificaçao exata de como deve ser o cabo utilizado em cada instalaçao, relacionando, inclusive, a quantidade de cobre que deve haver em cada fio.
O interessante foi que ao visitarmos alguns stands de cabos para camera e alarme, nos deparamos com algo no mínimo cômico. Ao falar sobre um fio de alarme, o fabricante dizia que o cabo era 2×22 awg ou 0,60 mm2 de cobre. Achamos estranha essa informaçao, visto que 22 awg se refere a 0,30 mm2 de cobre. Chamamos um representante e perguntamos a respeito dessa questao. Ele disse: “Esta correto, 2×22 awg, igual a 0,60 mm2″. Nao me contive e perguntei: ” Como pode ser possível isso, se 22 awg sao somente 0,30 mm2 ?”. Entao veio a “perola” do dia : ” Entao, cada filamento tem 0,30 mm2, como sao dois filamentos, é igual a 0,60 mm2 !”. INACREDITÁVEL ! Ele estava somando as espessuras de cada cabo e divulgando como se fosse 0,60 mm2, mas na verdade cada sinal corre no seu fio individual, apenas nos 0,30 mm2 dele. Em resumo, se a pessoa colocasse uma carga que fosse suportada em 0,60 mm2 ali, poderia queimar o cabo e ate sofrer outros problemas.
Meu amigo italiano nao acreditou no que ouviu. Ate hoje quando falo com ele, ainda me pergunta se aquilo era verdade. Algo impensável em mercados que trabalham com padroes mais rigorosos de qualidade e ética para com os consumidores.
C.M.