Quer fechar mais negócios em 2023? Então continue a leitura e saiba como executar um plano de marketing excelente!
Quando falamos de plano de marketing, estamos falando de um guia que sintetiza o planejamento das estratégias de marketing para determinado período, incluindo objetivos, indicadores, análises e outras informações importantes para orientar a empresa.
O objetivo de um plano de marketing pode mudar de empresa para empresa e o mais importante: ele não deve ser convencional ou engessado.
Um plano de marketing precisa ser colocado em prática e revisado constantemente, para confirmar se continua seguindo o seu propósito ou se alterações devem ser feitas.
Afinal, estamos falando de uma ferramenta vital para o sucesso de qualquer negócio, que tem tudo a ver com estratégia, gestão e probabilidades, podendo sofrer influência da economia, sociedade e organização interna da marca.
No entanto, mais do que contar com esse tipo de planejamento, é preciso saber como colocá-lo em prática e realizar adaptações sempre que necessário.
Por isso, continue a leitura deste artigo e saiba exatamente como montar o plano de marketing do seu negócio! Boa leitura.
7 dicas para criar um plano de marketing para integradores
Esse é um momento importante, portanto, pegue lápis e papel e anote todas as dicas passadas. Assim você não arrisca perder ou esquecer nenhuma.
1. Defina seu mercado-alvo
Primeiramente, vamos priorizar a captação de possíveis novos clientes em seu plano de marketing. Conhecer seu mercado-alvo é fundamental para sua abordagem ser mais fundamentada e precisa.
Além de possibilitar mais eficiência nas estratégias de experiência do cliente, essa delimitação vai ajudar na priorização das principais necessidades da sua base de consumidores.
No plano de marketing, o mercado é referido como “segmentação”, uma vez que é dividido em subcategorias, para definir o perfil do mercado-alvo. Estes segmentos são determinados pelo produto/serviço e pelo tipo de potencial cliente (o famoso “lead”).
Entender suas dores, sonhos, motivações e desafios é fundamental para soluções criativas e de qualidade sejam oferecidas com coerência. São nessas lacunas que você deve inserir seus serviços como uma alternativa eficiente e vantajosa.
Nesse contexto, fica muito claro que a identificação de um mercado-alvo no seu plano de marketing pode fazer toda a diferença na hora de elaborar melhores experiências de consumo para nossos clientes.
2. Conheça o seu produto ou serviço
Antes de definir o mercado-alvo no seu plano de marketing, você precisa ter uma ideia clara do que está oferecendo e qual é o seu valor agregado.
Não é apenas saber o que faz ou que produto oferece. É possuir uma missão e visão, de acordo com seus valores.
Dessa forma, você pode entender quem deve fazer parte do seu mercado-alvo e porquê.
3. Faça uma análise geral
Faça uma análise detalhada do seu produto/serviço, considerando seus recursos, benefícios, vantagens e limitações. Isso ajudará a entender quais necessidades ou desejos dos clientes seu produto/serviço atende.
Além disso, esse é o momento ideal para estabelecer uma análise, em busca de entender seus concorrentes, os pontos fortes e fracos que você deve gerenciar para alcançar com sucesso seus clientes ou usuários em potencial.
4. Determine seu nicho de mercado
Defina a área que o seu negócio irá atuar, em específico.
Não é simplesmente a área da profissão (de forma abrangente), mas uma área específica, dentro disso. Por exemplo, uma professor de português especialista em gramática ou outro especialista em literatura.
Escolha a etapa do processo que você quer trabalhar e se especializar. Além disso, analise onde você tem mais facilidade de lidar dentro do mercado e se a sua rotina condiz com o esforço necessário do trabalho.
Com essa decisão, a segmentação do público já começará a ser tomada. Caso tenha dificuldade de realizar essa etapa, responda a próxima pergunta.
- Qual o problema que meu negócio promete resolver?
5. Identifique seu público-alvo
A partir da análise anterior, identifique o público que pode estar interessado no seu serviço.
Essas pessoas receberão uma análise genérica, necessitando somente da definição do problema que ela irá querer resolver com você.
Caso você não saiba como especificar seu público-alvo, responda à pergunta abaixo.
- Qual o perfil das pessoas que possuem o problema que meu produto resolve?
6. Refine com a descoberta da persona
Com o nicho de mercado definido e o público-alvo estabelecido, chegou o momento de achar as especificidades do seu cliente ideal!
Pense como se fosse uma peneira o processo todo. Você irá tirar toda a terra, até encontrar a sua joia. Em questão, a persona é o seu diamante, quem irá precisar do seu serviço e receberá foco total do seu negócio.
Nesta etapa, precisamos ir mais a fundo e definir fatores como gênero, localização, geração, características psicológicas, estilo de vida e gostos.
Se o seu nicho for instalação de sistema sonoro e o seu público-alvo forem proprietários de residências e empreendedores que procuram incrementar seus negócios e casas com um sistema sonoro de ponta através da tecnologia, você irá realizar uma pesquisa de campo pela sua região, para identificar pessoas que queiram automatizar portões, janelas, etc., sua residência na totalidade.
7. Analise a concorrência
Analise seus concorrentes para identificar os clientes que eles estão atendendo e como eles estão se posicionando no mercado.
Lembre-se de que definir o seu mercado-alvo é uma etapa importante para o sucesso do seu negócio.
Quanto mais clara e específica for a definição, melhor será sua capacidade de atender às necessidades dos seus clientes e se diferenciar da concorrência.
Escolha o marketing mix certo
O mix de marketing é, acima de tudo, um grupo de elementos necessários para um plano de marketing eficiente.
Tradicionalmente, ele é formado pelos 4Ps do marketing: produto, preço, praça e promoção. Conheça mais a seguir:
1. Produto
O primeiro pilar, e um dos mais importantes, do mix de marketing é o produto. É a etapa que você definirá como agregar valor para o seu cliente e planejar estratégias direcionadas para o público-alvo no seu plano de marketing.
É fundamental que o seu produto resolva os problemas da sua persona e que ele consiga se destacar dos concorrentes: o que torna o seu produto único? Qual o diferencial dele?
Para te ajudar com seu plano de marketing, siga esse checklist e defina seu mix marketing produto.
- Quais são as demandas que o serviço consegue atender?
- Quais são seus benefícios e funcionalidades?
- Qual valor (tangível ou intangível) ele traz para o consumidor?
- Quais são suas características, como, por exemplo, nome e descrição?
- Qual o diferencial do serviço?
2. Preço
O segundo P do mix de marketing é o preço.
Esse pilar é importante para você conseguir fazer a administração das suas finanças e antecipar qual será a sua margem de lucro e faturamento. Afinal, de que adianta cobrar barato se você não consegue se manter?
Para estabelecer sua precificação e darmos continuidade com seu plano de marketing, responda às questões abaixo.
- Quais são seus custos de produção ou entrega de serviço?
- Qual valor o cliente está disposto a pagar pelo serviço?
- Qual o preço dos concorrentes?
- Quais fatores podem alterar o preço do serviço (datas comemorativas, promoções, clientes VIP, etc.)?
- Qual a sua margem de lucro estimada?
3. Praça
O terceiro pilar do mix está relacionado a como o cliente chega até o seu negócio. É nesse momento que você deve avaliar quais serão seus canais de distribuição e venda.
Feito isso, responda essas perguntas e dê continuidade com seu plano de marketing.
- Através de quais canais minha persona prefere comprar?
- Quais ferramentas preciso ter para distribuir meu serviço?
- Como posso personalizar cada canal para ter resultados melhores?
- Como posso criar uma experiência mais positiva para o cliente nesses canais?
4. Promoção
Para que você seja contratado, você precisa divulgar seu serviço para todos. Portanto, você deve definir em seu plano de marketing, quais ações podem ser feitas para promover a sua marca.
Defina isso no seu plano de marketing respondendo às perguntas abaixo.
- Quais mídias minha persona costuma acessar?
- Onde ela consome conteúdo e entretenimento?
- Quais redes sociais ela mais acessa?
- Qual é o dia e horário mais indicado para promover minha empresa?
- Quais tipos de conteúdos e formatos agradam mais a minha persona? Vídeo? Texto? Imagem?
- Quais estratégias posso usar?
- Verifique quais ações geraram mais resultados por uma análise de métricas.
Por fim, não se esqueça de prestar atenção na concorrência durante todos os pilares do mix e etapas do seu plano de marketing. Dessa forma, é possível identificar quais oportunidades os outros não estão investindo e aproveitá-las para se diferenciar.
Estabeleça metas mensuráveis
Pensar grande é uma forma de manter um sonho ativo e deixar a motivação em dia. Porém, todos começam pequenos e gradativamente vão evoluindo a partir de certas atitudes.
É necessário tomar cuidado na hora de traçar os objetivos com o seu plano de marketing.
Às vezes, é mais interessante ser realista, compreender a sua situação e ter chances de cumprir uma meta mais razoável do que mirar em algo muito além das suas possibilidades no momento. Afinal, não adianta dar um passo maior que a sua perna.
Criar um orçamento e uma linha do tempo
Quais equipamentos e ferramentas você vai precisar para executar o seu plano de marketing? Quanto você terá que investir em cada estratégia? Esse é o momento de considerar a sua situação financeira!
Entre os custos de marketing que você deve considerar, estão:
- aquisição de ferramentas;
- contratação e treinamentos de funcionários;
- campanhas de mídia paga;
- contratação de serviços;
- despesas com internet, telefone, energia, etc.
Considere todas as estratégias essenciais para atingir os objetivos definidos anteriormente. Em seguida, determine os recursos necessários para a realização de cada uma delas e quais são os valores que você necessita investir para colocá-las em prática.
Por fim, garanta que você terá tudo isso registrado para acompanhar e, se necessário, atualize durante a execução dos planos de ação e seu plano de marketing, conforme a realidade e as necessidades operacionais da marca.
Execute seu plano de marketing!
Como aprendemos, um plano de marketing possibilita uma estrutura e direcionamento das decisões tomadas em uma organização.
A partir dele, é possível diminuir riscos e potencializar ganhos: tudo o que um negócio procura.
Se você gostou deste artigo e quer saber mais assuntos a respeito de como incrementar sua marca e posicionar no mercado, continue nos acompanhando!
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