Como é feita a sonorização profissional em locais ao ar livre?

Publicado em Exemplos de projetos dia

A sonorização ao ar livre está se tornando cada vez mais comum. Antes um grande desafio e restrita a eventos em que o processo era inevitável, hoje ela já é utilizada até em praças públicas.

Mas para que esse investimento dê certo, o instalador precisa adotar medidas preventivas e criar um planejamento de qualidade. Isso dará ao resultado final mais qualidade e inovação. Além disso, a experiência do usuário será uniforme, atraindo mais oportunidades de negócios para o instalador.

Quer saber mais sobre o tema? Então veja como realizar uma sonorização ao ar livre abaixo!

Quando sistemas de áudio podem ser utilizados?

Os sistemas de áudio se tornaram, ao longo dos últimos anos, um investimento estratégico para várias empresas. Eles garantem que o negócio consiga emitir alertas, divulgar produtos e criar uma experiência mais atraente para os seus consumidores em qualquer ambiente.

Ao ar livre não é diferente. Restaurantes, parques, praças, museus ao céu aberto e, até mesmo, locais em que eventos são realizados podem utilizar os sistemas de áudio como uma forma de criar uma experiência mais agradável para os seus frequentadores.

Um parque, por exemplo, consegue emitir alertas e informes de um modo simples e ágil. Já uma grande empresa consegue manter toda a equipe no mesmo ritmo de trabalho, ainda que eles estejam em áreas externas.

Como um profissional pode evitar problemas em sistemas de áudio ao ar livre?

Um profissional capacitado e os equipamentos corretos são fundamentais para garantir que a reprodução de conteúdos tenha a qualidade esperada. Processadores, mixers e amplificadores podem evitar problemas de microfonia, auxiliar na detecção de falhas na instalação, reduzir problemas de interferência e tornar o áudio mais claro e fácil de ser escutado.

Um profissional de áudio capacitado terá as habilidades para identificar situações problemáticas e buscar a melhor resolução para qualquer falha encontrada.

O que deve ser verificado para instalar sistemas de sonorização ao ar livre?

Para garantir que a sonorização ao ar livre dê certo, alguns cuidados devem ser tomados. Confira os principais abaixo!

Avalie o local

Esse é um passo básico. Sabendo como é o local em que o sistema será instalado, ficará mais fácil definir o tamanho do cabeamento, o melhor posicionamento dos equipamentos e a forma mais eficiente de protegê-los contra a ação do sol e da chuva. Portanto, faça uma avaliação completa desse fator.

Conheça o orçamento do cliente

Existem muitas soluções no mercado, por isso é necessário ter uma noção de quanto o seu cliente pode gastar, permitindo identificar as soluções com o melhor custo-benefício para o projeto e, assim, maximizar a qualidade da instalação.

Fique atento para a localização dos visitantes

O local em que os visitantes estarão localizados também é importante. Mapeie a posição em que os frequentadores circularão com mais frequência. Com tais dados, será mais fácil definir a estrutura do sistema de forma que a experiência será a melhor possível, com um áudio claro e nítido sendo ouvido nos ambientes com maior número de pessoas.

Utilize a tabela de proteção IP

A tabela de proteção IP auxilia o profissional a escolher o equipamento certo para o local em que os dispositivos serão instalados. Ela é um código regulado pela norma IEC 60529 e indica se o equipamento pode ser utilizado em locais sujeitos a fatores de risco como poeira, areia, jatos de água e imersão contínua em líquidos. Procure fornecedores confiáveis que mostrem a certificação IP correta.

Como um bom fornecedor de produtos pode te ajudar a fazer uma boa instalação?

A instalação de sistemas de áudio ao ar livre pode ser um grande desafio. Nesse cenário, há uma série de fatores que podem prejudicar o resultado final, como chuvas, o tipo de solo ou mesmo interferências externas. Justamente por isso, o profissional responsável pelo planejamento e a execução do projeto deve ter o apoio de um fornecedor confiável.

Portanto, quando for trabalhar na instalação de um sistema de áudio em ambientes abertos, sempre conte com uma empresa que seja especialista no ramo. Trabalhe lado a lado com o seu fornecedor para que a sonorização ao ar livre seja executada conforme as demandas do cliente e consiga, utilizando uma boa infraestrutura de cabos, sistemas tecnológicos e ferramentas de controle, entregar uma experiência de uso de ponta.

Gostou da nossa dica? Então, que tal seguir os nossos perfis no Twitter, Facebook, LinkedIn, e Youtube para receber as novidades do blog em primeira mão?

Login