Quem é que não gosta de fazer uma reserva no hotel e ter uma experiência positiva? Aproveitar o espaço e ter o máximo conforto são pontos cada vez mais importantes para hóspedes e estabelecimentos. É exatamente nesse cenário que surge a tendência de sistemas de automação em hotel.
Esses recursos utilizam a tecnologia para gerar novas formas de explorar os espaços e seus elementos. Além de tudo, servem para melhorar o gerenciamento do estabelecimento e conquistar resultados otimizados.
Para falar sobre o assunto, recrutamos Cristiano Mazza, gerente de produto do Grupo Discabos, e Geovani Costa, consultor técnico do Grupo. Veja quais são as impressões desses profissionais sobre o tema e saiba quais são as principais novidades!
Por que automatizar hotéis?
A tendência de automatizar e integrar a tecnologia ao cotidiano está presente em vários aspectos da vida. As casas têm se tornado inteligentes, assim como os escritórios, fábricas e empresas. Com os hotéis, não seria diferente.
“Hoje, os hotéis querem gerar uma estadia melhor para o hóspede. Isso inclui entrar no quarto de hotel e apertar apenas um botão para que o ambiente já esteja preparado para ele, não sendo preciso procurar o que acende o quê no quarto”, pondera Costa.
É, justamente, a busca por uma experiência de qualidade que justifica a realização dessas alterações. Com isso, o estabelecimento pode até aumentar o valor agregado do serviço.
Ao mesmo tempo, é algo que exige cuidado na implementação. “Os hotéis não querem passar a impressão de que estão controlando os clientes, mas, sim, acompanhando seus gastos e trabalhando numa gestão mais otimizada”, destaca Mazza.
Quais são as vantagens? Que economia pode trazer?
Como visto, a implementação dos recursos de tecnologia é determinante para gerar uma experiência positiva. Graças aos sistemas de automação em hotel, os hóspedes conseguem realizar diversas tarefas com muita praticidade.
Porém, é possível — e necessário — ir além. A mudança também está ligada às melhorias na gestão. A seguir, apresentamos algumas das vantagens mais destacáveis. Fique de olho!
Redução de desperdícios
Atire a primeira pedra quem nunca esqueceu uma luz acesa ou usou o ar-condicionado de forma pouco consciente. Tudo isso gera um consumo desnecessário — e tem um preço no final do mês.
A diferença é que, em um hotel, é o empreendimento que paga a conta. Nesse momento, o negócio dá adeus para o lucro tão desejado, que vai embora por causa de quilowatts a mais. “Pessoas querem ter conforto e, por isso, muitas vezes, não controlam nada, o cliente faz o que quer”, aponta Mazza.
Então, o uso de sistemas de automação em hotel é essencial para reduzir os gastos desnecessários nesse sentido.
Inclusive, é algo que ajuda a desenvolver uma consciência maior nas pessoas. Com a facilidade de gerenciamento, é comum que os hóspedes se envolvam mais com o processo de economia.
“Os clientes estão procurando muito o controle energético para saber onde está o maior consumo e ter a chance de gerar economia”, explica Costa.
Padronização de custos de utilização
Mesmo que hóspedes tenham gastos diferentes de energia elétrica, por exemplo, os preços pela diária são os mesmos. Então, o hotel sai perdendo nessa relação, não é?
Com a automação, é possível controlar melhor os valores e reduzir os desperdícios. Na prática, isso ajuda o desempenho financeiro do negócio. É o que explica o gerente de produto: “Alguns locais perceberam que, com automação, eles conseguem controlar certos desperdícios, mantendo sua receita e margem de lucro constantes, sem riscos que dependem do tipo de cliente que utilizará o quarto.”.
Principalmente, é um jeito de nivelar os gastos, de modo que não haja tantas discrepâncias. Sabe aquele hóspede que sai para um passeio de 6 horas e deixa o ar-condicionado ligado? Isso pode ser evitado.
“O resultado esperado é uma padronização no custo de utilização dos quartos, o que gera uma previsibilidade de margem e lucro e não apenas de receita”, completa Mazza.
Melhoria no posicionamento de marca
Além de tudo, o hotel consegue se diferenciar e até mudar a maneira como ele é percebido no mercado. “A ideia é deixar o cliente confortável, sem ter que gastar mais para isso”, considera o consultor técnico.
Também existe a sensação de que o espaço é moderno e alinhado com a proposta atual de tecnologia. Inclusive, os sistemas de automação em hotel podem favorecer o aumento no preço da diária.
Como se trata de uma tendência no mundo todo, o hotel brasileiro consegue sair à frente e mostrar que está antenado com o que acontece lá fora. “Na Europa esse tipo de gerenciamento é muito utilizado. Inclusive, no Catar, onde ocorrerá a Copa do Mundo de 2022, esse sistema de automação já está sendo usado em alguns quartos”, conta Costa.
Tudo isso funciona como um excelente propulsor de marketing, o que ajuda a conquistar uma taxa de ocupação maior.
Quais são os exemplos de uso de sistemas de automação em hotéis?
Há uma grande versatilidade de aplicação dessas ferramentas. Os sistemas são pensados de maneira exclusiva, então tudo depende das necessidades e dos interesses de cada estabelecimento.
No entanto, podemos citar algumas alternativas muito utilizadas. De acordo com Mazza, a maior parte das soluções está ligada à economia de energia.
“Na maioria dos casos, a preocupação é em ter sensores de presença em locais de uso não contínuo, como em banheiros, corredores, armários. Também há sensores de contato para controle de abertura de porta ou janela — se ela permanecer aberta por 10 segundos, o ar-condicionado é automaticamente desligado, impossibilitando ligá-lo se não fechar. Já os sensores de temperatura fazem com que o ar-condicionado desligue abaixo de 21 graus, já que ninguém precisa do quarto a 17 graus”, enumera.
Costa ainda apresenta as possibilidades em relação à diferenciação. “Caso o hotel queira se destacar, é viável habilitar a utilização de tablets para controle, abertura de cortina a distância, ligação do chuveiro, TV e som e etc. Dá até controlar o quarto a partir da TV. Tudo depende da necessidade do empreendimento”, diz.
“O hotel também pode ter um gerenciamento para mandar o serviço de quarto, o controle do ar-condicionado e do cartão de acesso. Sistema bem parecido com o que vemos em escritórios”, completa.
Muitas vezes existem também hotéis mais antigos que não possuem uma estrutura preparada para esse tipo de aplicação nesse caso é necessário a utilização de tecnologias especificas, veja no vídeo abaixo nosso coordenador técnico Francisco Pereira debatendo o assunto com Gustavo Jarussi da rede hoteleira Pestana.
Como escolher o momento certo de automatizar?
Apesar de todos os benefícios, uma das grandes barreiras para a instalação de sistemas de automação em hotel é o tempo necessário para concluir a tarefa. Mazza explica o porquê.
“Eles vendem uso de quartos. Se você fecha um andar inteiro por 2 meses para instalar tudo, é uma perda muito alta na receita — e, por isso, não fazem nada.”
No entanto, o problema tem solução. Com um bom projeto e a contratação adequada de recursos, é possível reduzir drasticamente o tempo. Assim, fica mais fácil encontrar o momento ideal para realizar o processo.
“O Grupo Discabos já tem soluções sem fio, com possibilidade de instalação de um quarto em menos de 5 horas, viabilizando a utilização do espaço no mesmo dia da instalação”, diz Mazza.
Os produtos do Grupo Discabos, somados ao atendimento qualificado, geram um processo muito melhor para os estabelecimentos. Assim, fica fácil aproveitar todos os benefícios.
Os sistemas de automação em hotel trazem muitos benefícios e garantem um desempenho superior — inclusive, em relação aos custos e à lucratividade. Depois de conhecer as informações dadas pelos nossos entrevistados, vale pensar nessa alternativa como uma solução totalmente viável.
Como a instalação é um processo crucial, entre em contato com o Grupo Discabos e veja como podemos ajudar!