Sonorização para lojas: como fazê-la de forma correta? Entenda aqui!

Você sabe a importância da sonorização para lojas? Música é vida e, em grande parte, responsável pela qualidade das experiências vivenciadas diariamente por todos nós. As pessoas se identificam com as letras das músicas, alteram o humor e têm até mais disposição quando uma boa trilha sonora toca no ambiente em que elas estão.

Entretanto, para garantir boas experiências, é preciso prezar pela do . A qualidade dos equipamentos que compõem uma infraestrutura de áudio e vídeo e o modo como esse sistema foi instalado são imprescindíveis para garantir essa qualidade de propagação sonora.

Neste artigo, criado com base na entrevista de Nilzo Giglio — especialista técnico em áudio, sócio da Big System e integrador parceiro do —, você vai entender a importância da e da manutenção do sistema para garantir boas vendas e a satisfação dos seus clientes. Confira!

Qual é a importância da sonorização para lojas?

Em estabelecimentos comerciais, a qualidade sonora é ainda mais relevante para potencializar os resultados almejados de venda, porque esse é um elemento que influencia diretamente o humor e a disposição de um cliente em comprar ou não os produtos e serviços comercializados naquele local.

Quando o consumidor se sente mais satisfeito com a experiência proporcionada pela loja, seja em relação ao ou a música tocada, seja até pelo cafezinho oferecido durante a sua permanência no ambiente, ele tem uma maior propensão de consumo. Isso porque essa atenção dispensada em favor da sua presença, automaticamente, desperta a consciência de que a marca será capaz de suprir seus anseios e solucionar os problemas que o fizeram chegar até ali.

Qual a diferença entre a sonorização para lojas e a residencial?

A diferença da sonorização para lojas e a sonorização residencial é enorme, e esses são conceitos completamente diferentes. Projetos comerciais exigem tipos de equipamentos diferentes, e a sistemática é muito específica. Não existe um sistema mínimo para a sonorização de lojas. É preciso criar projetos personalizados, baseados nas características e demandas do ambiente: conceito, níveis de ruídos e tamanho do espaço, por exemplo.

É necessário atentar, ainda, para o material utilizado no acabamento estrutural do espaço, a quantidade de pessoas que devem circular simultaneamente pelo ambiente, a altura do teto, as características do piso, o posicionamento do balcão, o local da porta de entrada, o acesso aos banheiros e provadores etc. Além disso, a sonorização de um ambiente com diferentes ruídos exige algumas adaptações. Nesse caso, é preciso setorizar as áreas conforme o nível de ruídos sem contrapor o som produzido pelas pessoas ou pela passagem de veículos.

Atualmente, existem sistemas que permitem “maquiar” esse barulho e fazer o devido isolamento acústico, para que seja possível sonorizar o ambiente da loja com alta qualidade e sem interferência de ruídos externos. Tudo isso influencia na propagação do som, e é preciso antever os processos e interações nesse ambiente, ainda que ele esteja na planta, para escolher o melhor sistema de som para a loja.

Quais são os principais erros na instalação do som para lojas?

 

Um dos principais erros na instalação do som é o dimensionamento de alto-falante. É comum não calcular a quantidade de equipamentos adequada para o tamanho do ambiente. Outro erro é não contar com um profissional especializado para a instalação em lojas — contratar um técnico especializado em projetos residenciais, por exemplo.

A sonorização de lojas é muito específica e exige não somente a propagação do som por meio de um amplificador ou alto-falante, mas, sim, um sistema inteligível que consiga oferecer a melhor experiência possível às pessoas que frequentam o ambiente.

Como é realizada a manutenção do sistema de som para lojas?

Após a instalação, a manutenção preventiva é uma excelente forma de garantir a qualidade do som a longo prazo. A frequência dessa manutenção está condicionada ao tipo de equipamento e ao sistema instalado. Entretanto, é obrigatório reavaliar a sonorização de toda a loja depois de alguma mudança na infraestrutura do ambiente — um balcão de atendimento, estrutura de caixa, prateleiras e araras, por exemplo.

Isso porque qualquer barreira nova no ambiente pode interferir na propagação ideal das ondas sonoras. Logo, a manutenção deve ser feita sempre depois da mudança de alguma estrutura física no espaço.

Qual é a importância de contar com uma empresa especializada e equipamentos de qualidade para sistemas de áudio e vídeo?

No Brasil, é rara a percepção da importância de uma sonorização de maior qualidade para alavancar os negócios. O som não deve ser negligenciado em detrimento da imagem, de elementos gráficos e outros requisitos de audiovisual, pois ele é essencial para inteligibilidade da informação compartilhada.

Geralmente, os equipamentos são instalados por profissionais sem know how no segmento de áudio e vídeo — técnicos de TI, arquitetos e até pedreiros, por exemplo. Além disso, é comum o uso de equipamentos inadequados para a demanda daquele local, ou a instalação de recursos em espaços pouco indicados para tal. É preciso contar com profissionais que entendam as especificidades de cada estabelecimento para criar um projeto compatível com essa demanda e privilegiar o uso de soluções de alta qualidade e desempenho.

O Grupo Discabos é uma empresa especializada, que conta com uma equipe de profissionais altamente técnicos. A principal vantagem para um integrador dispor de um parceiro de negócios como o Grupo Discabos é receber um atendimento consultivo, capaz de orientar quanto à melhor forma de instalação dos equipamentos.

Essa venda consultiva otimiza ao máximo a capacidade dos recursos e soluciona as principais dúvidas que podem surgir em todo o processo — desde a instalação até o uso das soluções. Além disso, uma empresa especializada como o Grupo Discabos tem conhecimento de mercado para oferecer o que há de melhor e mais avançado em tecnologias para áudio e vídeo. Agora que você sabe a importância de criar um sistema completo e de qualidade para a sonorização de lojas. 

Que tal entrar em contato com o Grupo Discabos para que possamos avaliar as necessidades do seu projeto e apresentar as melhores soluções para atender à demanda do seu estabelecimento comercial?

5 1 vote
Avalie este conteúdo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Tags:

Veja também:

5 1 vote
Avalie este conteúdo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Queremos ouvir você: deixe um comentáriox
()
x