Por que ter uma boa sonorização para salas de reunião e conferência?

A sonorização para salas de reunião e conferência deve ser inteligível, o que exige um sistema de videoconferência eficiente e com recursos de multimídia específicos. Afinal, ruídos na comunicação prejudicam a qualidade da experiência, geram interpretações equivocadas e podem acarretar ações imprevisíveis que interferem nos resultados esperados.

Então, além de investir em sistemas de áudio e vídeo para modernizar as salas de reuniões, é preciso verificar a qualidade dos equipamentos, softwares e outros componentes que funcionam regularmente nesses ambientes. Um software, por exemplo, é capaz de ajudar na identificação de interferências nas instalações e na efetivação do ajuste de qualidade de som e imagem, antes e durante a transmissão.

Além disso, sistemas embarcados entregam automação e integração, criando um elo entre os equipamentos e os recursos de controle, o que facilita o uso das tecnologias e o monitoramento dos processos nas salas de reuniões.

Neste artigo, escrito com base na entrevista de João Pastore, profissional da THREEAXIS e parceiro do Grupo Discabos, ressaltamos a importância de investir em bons equipamentos de sonorização para salas de reunião e de conferência, mas também de contar com a ajuda especializada para ajustá-los da melhor forma aos objetivos do projeto. Confira!

Por que investir na sonorização para salas de reunião e conferência?

A qualidade sonora é um fator muito importante nos ambientes de reuniões e conferências, principalmente quando temos a participação de pessoas localizadas em ambientes geograficamente distantes. Nesses locais, a reverberação do som para a reprodução de conteúdos, como músicas, é primordial.

Isso porque a inteligibilidade do som determina a qualidade do resultado para todos os participantes. Afinal, o principal objetivo desses encontros é que todas as pessoas tenham uma fácil compreensão das informações que se pretende transmitir.

No caso de conteúdo em áudio, para alcançar uma boa qualidade, é preciso reproduzir todas as faixas de frequências da respectiva fonte sonora.

Embora pareça simples, a interferência de “sons indesejados” pode ter um efeito profundo em nossa capacidade de percepção da fala e da precisão e qualidade dos conteúdos sonoros que serão transmitidos. Por esse motivo, a boa acústica do ambiente é indispensável para obter o resultado esperado.

Quais são os benefícios de ter uma sala bem equipada?

Quando temos um ambiente bem projetado e bem equipado, principalmente com as tecnologias adequadas, proporcionamos uma experiência mais positiva aos usuários. Isso certamente promoverá a melhor inteligibilidade da informação às pessoas que participam das atividades nesses ambientes.

Resumidamente, podemos citar esses benefícios:

  • simplicidade e confiabilidade no uso dos equipamentos;
  • melhor captação e reprodução dos sinais de áudio e vídeo;
  • maior facilidade na colaboração de conteúdo;
  • mais conforto e bem-estar aos usuários do sistema;
  • desempenho superior na realização das atividades;
  • relação mais benéfica entre o custo do investimento e os benefícios conquistados com o projeto;
  • padronização dos resultados e suas consequentes vantagens;
  • gestão inteligente dos recursos que integram a infraestrutura.

Quais são os prejuízos gerados por uma má sonorização?

Uma má sonorização também pode gerar prejuízos, tanto para os negócios quanto para as atividades dos participantes. Os usuários tendem a perder o foco de sua atenção, e isso pode gerar várias consequências negativas:

  • frustração;
  • perda de oportunidades;
  • queda na credibilidade das informações e da empresa;
  • redução da produtividade e da eficiência individual e global;
  • aumento na fadiga e no stress;
  • perda de bem-estar e saúde;
  • prejuízos na função cognitiva dos participantes.

Qual é o tipo de equipamento mais indicado para a sonorização para salas de reunião e conferência?

O projeto deve ser personalizado. Existem muitos fatores que interferem na qualidade do resultado, além da confiabilidade dos equipamentos escolhidos — como o tamanho da sala, que pode demandar recursos adicionais, a acústica do ambiente e até a quantidade de pessoas que participarão do encontro.

Por isso, os tipos de equipamentos indicados dependem, principalmente, das dimensões, da arquitetura e da finalidade de cada ambiente. De qualquer modo, podemos considerar os seguintes itens:

Além disso, conforme já ressaltamos em outros artigos, uma sala de reunião automatizada pode ser o grande diferencial entre uma boa conferência e uma experiência de reunião memorável. Para isso, é preciso contar com soluções e equipamentos que permitem:

Entretanto, quando o orçamento do projeto é mais restrito, é preciso readequar o sistema. Assim, mesmo que alguns equipamentos não sejam usados, a qualidade do resultado não é comprometida. Podemos usar como opção:

  • microfones de mesa com conexão USB, que podem ser expansíveis para atender mesas maiores e com capacidade para mais usuários;
  • caixa acústica amplificada com conexão analógica ou USB;
  • SpeakerPhones com conexão USB, que podem ser expansíveis para atender ambientes maiores.

Conforme falamos, a escolha dos equipamentos deve considerar elementos específicos do projeto arquitetônico do ambiente, além de terem em mente o objetivo e as funcionalidades necessárias da instalação, o orçamento disponível e a escalabilidade do sistema, para futuras adaptações que contemplem expansões e a inserção de novas funcionalidades.

Quais são as principais tendências para essas salas?

As demandas de digitalização e segurança foram potencializadas pela pandemia da Covid-19. A partir desse contexto, as empresas estão buscando ambientes corporativos com capacidade de detecção, prevenção e minimização da propagação de doenças.

A necessidade de tecnologia vai muito além da minimização dos riscos de contágio: ela contempla integração e automação de processos. Por isso, as tendências mais relevantes estão relacionadas à disponibilização de sistemas de agendamento inteligentes, que minimizam o contato direto das equipes entre um encontro e outro.

Além disso, é preciso criar espaços que permitam maior mobilidade das pessoas, seja na empresa, seja em home office, pois há uma forte demanda por rotinas de trabalho híbridas que integrem jornadas presenciais e remotas, com mais flexibilidade e comodidade para garantir maior satisfação dos profissionais.

Seja para a execução de um trabalho individual, seja por meio da participação em equipe, as salas interconectadas, que permitem a realização de webconferências, colaboração local e remota de conteúdo, podem estimular o surgimento de ideias e potencializar a produtividade dos profissionais.

Além disso, as empresas tendem a investir em espaços específicos com recursos de estúdio, tanto para a criação apresentações de conteúdos para uma audiência interna quanto para a criação de lives que aproximam a empresa de seus clientes.

Como o Grupo Discabos pode ajudar na sonorização desses ambientes?

A melhor maneira de garantir qualidade para um projeto é escolher produtos confiáveis, de qualidade atestada pelo mercado. Além disso, é preciso contar com uma ajuda especializada para a delimitação dos requisitos do projeto, por meio da análise das necessidades específicas de cada cliente, com seus ajustes e adequações que permitem criar um sistema de sonorização para sala de reunião e conferência personalizado.

O Grupo Discabos tem um variado portfólio e conta com soluções de qualidade para ajudar os integradores e seus clientes na melhoria do seu desempenho, agregando valor e trazendo satisfação, conforto e bem-estar social. Além disso, a empresa disponibiliza o auxílio de uma equipe especializada, que realiza o levantamento, a análise e a definição das melhores opções de equipamentos para compor essa infraestrutura.

Entre em contato com o Grupo Discabos e veja como podemos ajudar com o seu projeto de sonorização para sala de reunião e conferência!

0 0 votes
Avalie este conteúdo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Tags:

Veja também:

0 0 votes
Avalie este conteúdo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Queremos ouvir você: deixe um comentáriox
()
x