A sonorização para salas de reunião e conferência deve ser inteligível, o que exige um sistema de videoconferência eficiente e com recursos de multimídia específicos. Afinal, ruídos na comunicação prejudicam a qualidade da experiência, geram interpretações equivocadas e podem acarretar ações imprevisíveis que interferem nos resultados esperados.
Então, além de investir em sistemas de áudio e vídeo para modernizar as salas de reuniões, é preciso verificar a qualidade dos equipamentos, softwares e outros componentes que funcionam regularmente nesses ambientes. Um software, por exemplo, é capaz de ajudar na identificação de interferências nas instalações e na efetivação do ajuste de qualidade de som e imagem, antes e durante a transmissão.
Além disso, sistemas embarcados entregam automação e integração, criando um elo entre os equipamentos e os recursos de controle, o que facilita o uso das tecnologias e o monitoramento dos processos nas salas de reuniões.
Neste artigo, escrito com base na entrevista de João Pastore, profissional da THREEAXIS e parceiro do Grupo Discabos, ressaltamos a importância de investir em bons equipamentos de sonorização para salas de reunião e de conferência, mas também de contar com a ajuda especializada para ajustá-los da melhor forma aos objetivos do projeto. Confira!
Por que investir na sonorização para salas de reunião e conferência?
A qualidade sonora é um fator muito importante nos ambientes de reuniões e conferências, principalmente quando temos a participação de pessoas localizadas em ambientes geograficamente distantes. Nesses locais, a reverberação do som para a reprodução de conteúdos, como músicas, é primordial.
Isso porque a inteligibilidade do som determina a qualidade do resultado para todos os participantes. Afinal, o principal objetivo desses encontros é que todas as pessoas tenham uma fácil compreensão das informações que se pretende transmitir.
No caso de conteúdo em áudio, para alcançar uma boa qualidade, é preciso reproduzir todas as faixas de frequências da respectiva fonte sonora.
Embora pareça simples, a interferência de “sons indesejados” pode ter um efeito profundo em nossa capacidade de percepção da fala e da precisão e qualidade dos conteúdos sonoros que serão transmitidos. Por esse motivo, a boa acústica do ambiente é indispensável para obter o resultado esperado.
Quais são os benefícios de ter uma sala bem equipada?
Quando temos um ambiente bem projetado e bem equipado, principalmente com as tecnologias adequadas, proporcionamos uma experiência mais positiva aos usuários. Isso certamente promoverá a melhor inteligibilidade da informação às pessoas que participam das atividades nesses ambientes.
Resumidamente, podemos citar esses benefícios:
- simplicidade e confiabilidade no uso dos equipamentos;
- melhor captação e reprodução dos sinais de áudio e vídeo;
- maior facilidade na colaboração de conteúdo;
- mais conforto e bem-estar aos usuários do sistema;
- desempenho superior na realização das atividades;
- relação mais benéfica entre o custo do investimento e os benefícios conquistados com o projeto;
- padronização dos resultados e suas consequentes vantagens;
- gestão inteligente dos recursos que integram a infraestrutura.
Quais são os prejuízos gerados por uma má sonorização?
Uma má sonorização também pode gerar prejuízos, tanto para os negócios quanto para as atividades dos participantes. Os usuários tendem a perder o foco de sua atenção, e isso pode gerar várias consequências negativas:
- frustração;
- perda de oportunidades;
- queda na credibilidade das informações e da empresa;
- redução da produtividade e da eficiência individual e global;
- aumento na fadiga e no stress;
- perda de bem-estar e saúde;
- prejuízos na função cognitiva dos participantes.
Qual é o tipo de equipamento mais indicado para a sonorização para salas de reunião e conferência?
O projeto deve ser personalizado. Existem muitos fatores que interferem na qualidade do resultado, além da confiabilidade dos equipamentos escolhidos — como o tamanho da sala, que pode demandar recursos adicionais, a acústica do ambiente e até a quantidade de pessoas que participarão do encontro.
Por isso, os tipos de equipamentos indicados dependem, principalmente, das dimensões, da arquitetura e da finalidade de cada ambiente. De qualquer modo, podemos considerar os seguintes itens:
- microfones;
- alto-falantes;
- mixers e processadores de áudio;
- codecs;
- computadores para conferência;
- amplificadores;
- caixas acústicas.
Além disso, conforme já ressaltamos em outros artigos, uma sala de reunião automatizada pode ser o grande diferencial entre uma boa conferência e uma experiência de reunião memorável. Para isso, é preciso contar com soluções e equipamentos que permitem:
- controle de iluminação e ar-condicionado;
- gestão de agendamento da sala, com recursos que sinalizam a ocupação do espaço para as pessoas;
- sistema de vídeo, com monitor touch, projetor e conexão de computador para mostrar o conteúdo no monitor;
- sistema de áudio, com alto-falantes e microfones.
- controle e automação dos sistemas de áudio e vídeo;
- sistemas multifunção, com monitores “tudo em um”;
- softwares de gestão para monitoramento e emissão de relatórios do uso
- atualização automatizada dos equipamentos.
Entretanto, quando o orçamento do projeto é mais restrito, é preciso readequar o sistema. Assim, mesmo que alguns equipamentos não sejam usados, a qualidade do resultado não é comprometida. Podemos usar como opção:
- microfones de mesa com conexão USB, que podem ser expansíveis para atender mesas maiores e com capacidade para mais usuários;
- caixa acústica amplificada com conexão analógica ou USB;
- SpeakerPhones com conexão USB, que podem ser expansíveis para atender ambientes maiores.
Conforme falamos, a escolha dos equipamentos deve considerar elementos específicos do projeto arquitetônico do ambiente, além de terem em mente o objetivo e as funcionalidades necessárias da instalação, o orçamento disponível e a escalabilidade do sistema, para futuras adaptações que contemplem expansões e a inserção de novas funcionalidades.
Quais são as principais tendências para essas salas?
As demandas de digitalização e segurança foram potencializadas pela pandemia da Covid-19. A partir desse contexto, as empresas estão buscando ambientes corporativos com capacidade de detecção, prevenção e minimização da propagação de doenças.
A necessidade de tecnologia vai muito além da minimização dos riscos de contágio: ela contempla integração e automação de processos. Por isso, as tendências mais relevantes estão relacionadas à disponibilização de sistemas de agendamento inteligentes, que minimizam o contato direto das equipes entre um encontro e outro.
Além disso, é preciso criar espaços que permitam maior mobilidade das pessoas, seja na empresa, seja em home office, pois há uma forte demanda por rotinas de trabalho híbridas que integrem jornadas presenciais e remotas, com mais flexibilidade e comodidade para garantir maior satisfação dos profissionais.
Seja para a execução de um trabalho individual, seja por meio da participação em equipe, as salas interconectadas, que permitem a realização de webconferências, colaboração local e remota de conteúdo, podem estimular o surgimento de ideias e potencializar a produtividade dos profissionais.
Além disso, as empresas tendem a investir em espaços específicos com recursos de estúdio, tanto para a criação apresentações de conteúdos para uma audiência interna quanto para a criação de lives que aproximam a empresa de seus clientes.
Como o Grupo Discabos pode ajudar na sonorização desses ambientes?
A melhor maneira de garantir qualidade para um projeto é escolher produtos confiáveis, de qualidade atestada pelo mercado. Além disso, é preciso contar com uma ajuda especializada para a delimitação dos requisitos do projeto, por meio da análise das necessidades específicas de cada cliente, com seus ajustes e adequações que permitem criar um sistema de sonorização para sala de reunião e conferência personalizado.
O Grupo Discabos tem um variado portfólio e conta com soluções de qualidade para ajudar os integradores e seus clientes na melhoria do seu desempenho, agregando valor e trazendo satisfação, conforto e bem-estar social. Além disso, a empresa disponibiliza o auxílio de uma equipe especializada, que realiza o levantamento, a análise e a definição das melhores opções de equipamentos para compor essa infraestrutura.
Entre em contato com o Grupo Discabos e veja como podemos ajudar com o seu projeto de sonorização para sala de reunião e conferência!