Câmera para videoconferência: 5 dicas de como escolher a melhor!

É essencial ter uma câmera para videoconferência profissional para ter alta qualidade de som e imagem. Isso vai determinar o seu sucesso ao transmitir a mensagem pela videoconferência. Ao decorrer dos anos, novos modelos surgiram, mais modernos e a preço acessíveis.

Há algumas exigências dos usuários que devem ser seguidas. As preferências deles são imprescindíveis para ajudar na escolha do produto certo. Sempre é bom se apoiar em fornecedores sérios e investir em uma câmera de excelente durabilidade.

Vamos conhecer um pouco mais sobre as câmeras profissionais? Além disso, separamos algumas dicas de como escolher o melhor modelo de câmera para videoconferência. Essas informações vão ser valiosas no momento da compra. Siga com a leitura!

Quais são as características das câmeras e webcams profissionais?

As câmeras profissionais se destacam entre os modelos regulares e os semiprofissionais devido à qualidade oferecida. Os modelos mais recentes e de marcas conhecidas são atualizados com o que há de melhor nesse tipo de tecnologia. Eles estão sempre buscando por inovações e soluções que aprimorem as videoconferências.

Com o aumento do trabalho à distância, muitos trabalhadores, empresas e escolas estão interessados em adquirir webcam de alta definição ou até mesmo 4k. As pessoas estão insatisfeitas com a câmera do notebook e desejam ter um modelo mais apropriado. Vale lembrar que eles esperam que o produto novo transmita sua imagem e áudio da melhor maneira possível.

De forma geral, as características de uma câmera profissional envolvem uma série de fatores, como a sua versatilidade e qualidade de imagem. As câmeras recentemente lançadas ainda têm zoom óptico, controle de brilho, contraste e nitidez. Recomendamos que elas tenham essas características principalmente para videoconferências corporativas.

Como escolher a melhor câmera profissional?

Uma câmera profissional recebe esse nome justamente por cumprir uma lista extensa de requisitos. Estamos nos referindo às especificações que determinam as funcionalidades do produto. Se você está à procura de uma câmera ou webcam profissional, precisa conferir os próximos tópicos. Separamos somente as dicas mais relevantes para ajudar nessa escolha tão importante.

1. Ângulo de captação

Somente as câmeras e webcam profissionais garantem um ângulo de captação maior do que o usado em câmeras mais básicas. Essa especificação permite que o vídeo dos usuários fique mais amplo. Você vai notar que câmeras com um ângulo de captação maior, vão conseguir captar mais objetos e elementos do ambiente em torno da pessoa que está falando. Em ambientes maiores como salas de aula e salas de reunião é possível inclusive captar a sala como um todo.

2. Conjunto ótico

Outra parte importante das câmeras profissionais é ter uma estrutura completa, ou seja, com um bom conjunto ótico. Isso inclui as lentes e qualquer outra parte que esteja em contato direto com a luz. Esse material determina a qualidade, nitidez e clareza que será apresentada nas chamadas de vídeo. Por essa razão, não se esqueça de adquirir uma câmera para videoconferência com lentes poderosas.

3. Contraste e brilho

Outra dica relevante para escolher a câmera ideal para chamadas à distância é conferir o controle de contraste. Dependendo da iluminação do escritório e das pessoas, não é possível captar a imagem da melhor maneira possível. Desse modo, o contraste do vídeo pode ficar exagerado ou fraco sem uma configuração apropriada. Um bom teste é comparar uma câmera comum e uma profissional quando existe uma iluminação forte por trás da pessoa que está falando. Câmeras mais básicas vão mostrar apenas um vulto da pessoa.

O brilho também passa pelos mesmos problemas. Com uma iluminação baixa ou inadequada, ter um brilho forte ou fraco pode prejudicar o andamento da videoconferência. Certifique-se de adquirir uma câmera que forneça um controle do nível de brilho e não atrapalhe as reuniões empresariais dos usuários. Ninguém gosta de ter um encontro interrompido pela baixa qualidade de vídeo.

4. Foco

É comum que as pessoas tenham dificuldade em focar objetos quando estão gravando vídeo ou em videoconferências. Por isso, elas buscam um modelo de webcam que tenha excelente foco automático para evitar passar por situações constrangedoras. Caso o usuário esteja apresentando um documento ou objeto próximo à lente da câmera, é válido contar com uma boa máquina para videoconferência.

5. Movimentação da câmera

Existem diversos modelos de câmeras que não ficam estáticas, se movimentam para poder acompanhar o apresentador. Isso pode servir muito bem para palestras ou aulas. Procure por uma câmera PTZ ou com a função auto framing se for o seu caso.

6. Conexão utilizada

A grande maioria das câmeras e webcams utilizam o padrão de conexão USB, porém é importante ressaltar que existem câmeras que podem se conectar por HDMI ou até por conexão de rede IP, possibilitando o envio do sinal direto para a rede para streaming.

Quais os diferenciais das câmeras da ClearOne?

Já ouviu falar nos produtos ClearOne? As câmeras profissionais proporcionam chamadas de vídeo de alta qualidade de vídeo e áudio, seja qual for o sistema ou software utilizado.

O modelo Unite 50 da ClearOne tem excelente resolução de vídeo aos consumidores. É fácil perceber a superioridade do modelo ao compará-lo com câmeras regulares de notebooks. Essa câmera profissional garante vídeo com resolução Full HD e pode ser conectado em uma simples entrada USB 2.0. Este modelo tem ainda a função de auto framing, acompanhando o apresentador de forma automática, centralizando ele no quadro, mesmo que ele se movimente de um lado para o outro.

Já o modelo Unite 20 da ClearOne possui um excelente conjunto ótico e ângulo de 120º de captação. É possível ver mais detalhes, bem como ter uma visão geral de todos os itens que estão ao redor do usuário. A iluminação do local também é controlada e otimizada, de forma que não atrapalhe a visualização das pessoas que estiverem com acesso a essa imagem. A lente tem foco de 2.8 mm e o produto pode ser instalado rapidamente, priorizando o conforto dos profissionais que estiverem utilizando outro dispositivo.

Por fim a câmera top de linha da ClearOne é a Unite 200, está é uma câmera PTZ (Pan, tilt, zoom) poderosa, que pode se mover através de controle por infravermelho, mas também integrado a outros sistemas como sistemas de áudio, sistemas de segurança e controladoras. Essa câmera possui conexão por USB, HDMI e rede, possibilitando enviar o sinal captado para diversas plataformas.

Por último, lembramos que as câmeras da ClearOne já receberam prêmios de inovação e são certificadas para uso em softwares como Microsoft Teams, Zoom, WebEx, GoToMeeting e muitos outros. Essa marca é oferecida oficialmente pelo Grupo Discabos no Brasil.

Agora você já sabe como escolher o tipo ideal de câmera para videoconferência. As chamadas de vídeo vão ter uma excelente qualidade, com excelente foco, nitidez e contraste. Aposte em um produto que dure por bastante tempo para evitar trocas desnecessárias e reparos a curto ou longo prazo. Lembre-se de considerar todos os aspectos mencionados ao decorrer do texto ao escolher a nova câmera profissional!

Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Aproveite que já terminou a leitura e entre em contato com o Grupo Discabos! Temos soluções completas para sistemas de áudio, vídeo e automação. Você vai se surpreender com os diferenciais da nossa empresa!

0 0 votes
Avalie este conteúdo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Tags:

Veja também:

0 0 votes
Avalie este conteúdo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Queremos ouvir você: deixe um comentáriox
()
x