DisplayPort é muitas vezes confundido e comparado ao HDMI. Pois bem, hoje vamos dar algumas informações sobre essas tecnologias e te ajudar a entender quando e como usá-las!
Como surgiu?
Em meados de 2006, percebeu-se que a conexão VGA já não entregava a qualidade de imagem que o mercado esperava. Ao mesmo tempo as conexões digitais existentes, HDMI e DVI, apresentavam alguns gargalos mecânicos, sendo o primeiro com plugue muito sensível e sem travas e o segundo oferecendo uma conexão muito grande, com dificuldade na utilização. Junte a isso a questão do protocolo que imprime royalties na utilização de conexões HDMI.
Nessa atmosfera, a VESA (Video Electronics Standards Association) lançou a conexão Display Port (também conhecida com DP), atendendo ao mercado de vídeo digital, de alta resolução e tráfego de dados, com a característica de liberdade utilização, sem exigência de royalties.
A conexão Displayport foi adotada inicialmente apenas por equipamentos da Apple, porém atualmente outros grandes fabricantes como Microsoft, Google e Dell já comercializam e desenvolvem novos produtos com Displayport.
Vantagens do DP
O DisplayPort propicia o tráfego de grande quantidade de dados além da possibilidade de conexão de vários monitores a partir de uma única saída (placa de vídeo). Ele carrega áudio no seu pequeno conector e protocolo de proteção de conteúdo, HDCP, assim como a conexão HDMI. Contudo, por não exigir royalties, ele tende a ter custo mais baixo, sendo aberto ao desenvolvimento das marcas, possibilitando também o travamento no conector.
Diferenças entre HDMI e Displayport
A diferença entre esse dois padrões está basicamente no foco de mercado.
O HDMI tem sido a principal conexão para sistemas residenciais. Alguns PCs e equipamentos profissionais têm conexão HDMI, facilitando a conectividade a Tvs.
Por outro lado o DisplayPort foi criado para garantir alta qualidade de transmissão no meio digital, puxada pela indústria profissional, de computação gráfica e broadcast. Ele permite update de tecnologia, suportando protocolos mais pesados e robustos, por conta da diferença na maneira como o sinal é transmitido.
Na conexão DisplayPort o sinal é enviado em pequenos pacotes de dados, podendo ser ampliado consideravelmente, enquanto o protocolo TMDS, de transmissão HDMI, tem algumas restrições ao aumento de dados. Essa característica permite que o DisplayPort possa ser adaptado a conexão de dados, como USB ou Thunderbolt.
Através do monitoramento desse tráfego de dados, a conexão DP garante um link de transmissão mais robusto e estável, possibilitando o alcance de taxas mais altas de tráfego, comparado com a conexão HDMI. Dessa maneira, DP suporta conexões 4K 60Hz, sendo que a nova versão 1.3 suporta vídeo 8K 60Hz e 4K 120Hz, com 24 bit 4:4:4 de cor.
*A versão Displayport 1.3 é muito recente e ainda não está disponível no mercado. Mas a Discabos está antenada e em breve disponibilizará mais essa novidade ao seus clientes.
Onde utilizo DP?
Atualmente computadores e monitores profissionais têm a conexão DP. O mercado de Vídeo Wall vem utilizando essa conexão há algum tempo, especialmente no cascateamento de telas.
Contudo, o mercado de cabeamento ainda é muito restrito à ofertas nesse segmento. Assim é mais comum encontrar apenas cabos com 1,80 ou 3 metros, que às vezes dificultam a conexão ou causam sobras de cabeamento.
Lançamento Discabos
Notando esse gap no mercado, o Grupo Discabos desenvolveu um cabo DisplayPort especial para o segmento. Disponível nas medidas de 1,20 mts (para cascateamento de telas) e nas versões de 5 e 10 mts para extensão, a Discabos conseguiu trazer mais mobilidade e opções aos clientes do mercado profissional.
Além dos cabos, a empresa também oferece conversor HDMI para DisplayPort, possibilitando o uso de fontes de padrão HDMI com monitores profissionais que carregam essa conexão.
O Grupo Discabos continua desenvolvendo novas tecnologias para a distribuição de sinal de vídeo, sempre na vanguarda da qualidade do sinal.
Você já usa a conexão Displayport? Peça já uma cotação clicando no botão abaixo e preenchendo um breve formulário.
Uma coisa que podem falar é usar cabos HDMI em uma ponta e DP em outra ponta, a compatibilidade e as perdas que tenho com isso.
Olá Alex
Isso vai depender do tipo de sinal que está sendo transmitido. Existem sinais display port que usam dados maiores do que o hdmi pode suportar, se for este o caso você teria que diminuir a resolução do sinal para poder transmitir em hdmi. Mas também existem sinais que podem ser convertidos sem ter nenhuma perda aparente.
Por favor, se eu tenho uma placa de vídeo que roda o meu jogo a 65 fps, e eu uso um cabo hdmi que passa 30 fps isto quer dizer que mesmo que na minha tela apareça que o jogo esta rodando a 65 fps, na verdade não esta? Ou seja esta rodando a 30 fps porque o cabo hdmi não deixa passar mais de 30 fps? é isto mesmo? obrigado. eu jogo usando uma TV Smart Samsung de 42p.
Olá Lucas
Podemos dizer que o que está aparecendo nas informações da TV é a “verdade”. Então no caso o cabo hdmi que voce está usando também está suportando enviar em 65fps.
Olá teria cabo para função reversa (Monitor Displayport para receptor tv Hdmi) , quero colocar as imagens do receptor que é Hdmi para Monitor Samsung com Displayport , obrigado ?
Olá Cristiano. nós temos um adaptador para esta conexão que você precisa. Vendemos apenas para empresas por isso vou te indicar uma revenda por email.
Display Port e capaz de enviar som Dolby True HD ?
Meu Caro, existe maneira de identificar fisicamente as diferentes versões do Dp?
Ou tem como saber a versão pelo computador??
Olá, bom dia! Um cabo para saida DP e entrada HDMI com PCxTV pode ser de 5mts ou isso pode comprometer a transmissão?
Quando conecto o cabo Displayport no computador, o monitor (Samsung) perde o som. O monitor continua configurado da mesma forma, como padrão da reprodução de áudio. No cabo hdmi o som funciona normal, mas quando troco o cabo pelo DP, não há mais som. O que devo fazer?
O
Meu ocorre mesma coisa, estou em dúvida sobre a saúde display Port ter áudio, pois não transmite para a tela
Olá Victor apesar do displayport suportar o envio de áudio e vídeo, geralmente os sistemas liberam apenas vídeo através dele. Você deve consultar as configurações do seu sistema e também se cabo utilizado suporta envio de áudio junto com o vídeo.
Assim que desligo o meu PC o Led dos cooler fica acesso e girando lentamente, desligo a fonte e fica do mesmo jeito, fui observar que retirando o cabo DP da placa de vídeo os cooler param.
O que pode ser?
Olá Jefferson, não sei te dizer, mas parece que por algum motivo o cabo DP continua consumindo energia do seu PC, mesmo após desligado, isso talvez seja uma característica da placa de vídeo.
Olá, não entendo sobre o cabo DP, ele tem algum tipo de presilha ? Pq em um lado (placa de vídeo) não consigo tirar ele… Mas no monitor ele sai sem esforços.
Olá, isso depende do cabo, mas ele pode ter sim uma travinha no conector. Tente apertar o conector antes de puxar ele para ver se consegue remover com mais facilidade.
Olá, a saída do DP no PC ele é energizado? se sim é possível medir? Pergunto, pois já tive dois cabos adaptadores DPxVGA para utilizar o 2 monitor no PC, os mesmo queimaram em menos de 1 mes de uso, como estar em garantia a loja que comprei trocou, me surgiu essa duvida, sera o que estar danificando o adaptador é uma carga extra de energia na saida do DP? Att Paulo Chaves
Olá, Pessoal.
Tenho uma GTX 1060 da EVGA e atualmente uso o monitor com um adaptador HDMI-VGA. Recentemente decidi deixar o HDMI livre e comprei um adaptador DisplayPort-VGA, porém, acontece que o PC não da boot quando o DisplayPort está conectado. Eu preciso desplugar o DP para o PC dar boot e então, só depois de ligado, conectar o DP. Fiz o teste com dois monitores plugados e também não da boot enquanto o DP estiver conectado.
Vi que a Nvidia havia lançado um fix de firmware pra resolver esse problema, mas para mim, não adiantou.
É possível resolver esse problema de alguma forma?
Obrigado
Olá Carlos, infelizmente nesse assunto não conseguimos ajudar
Fala Carlos. Mano, to com exatamente o mesmo problema. Você conseguiu resolver? Me ajuda por favor.