A tecnologia desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e otimização de processos ao longo dos anos, sejam eles corporativos ou não. E foi nesse cenário que o gerenciamento remoto surgiu e tem se destacado cada vez mais entre os profissionais de tecnologia: uma alternativa eficiente para atender as demandas do mercado atual sem precisar ir até o local.
Ficou curioso e quer saber mais? Neste post, apresentaremos as principais informações sobre o gerenciamento remoto de equipamentos de áudio e vídeo, sua importância no mercado e infraestrutura necessária. Continue a leitura e confira!
O que é o gerenciamento remoto de equipamentos AV?
Um dos grandes saltos tecnológicos dos últimos anos, o acesso remoto a equipamentos permite a interação com um sistema à distância. Ou seja, deixou de ser necessário estar perto de um dispositivo eletrônico para acessá-lo.
Quando falamos em gerenciamento remoto, vamos além do simples acesso a equipamentos e começamos a falar de uma aplicação mais técnica, que permite o controle e monitoramento de processos e infraestrutura de TI. Assim, se tornou possível gerenciar redes corporativas de forma totalmente otimizada, sem que seja necessário o acesso físico aos dispositivos.
Entretanto, já há algum tempo, o acesso remoto deixou de ser uma exclusividade de computadores, hoje conseguimos acessar também dispositivos de segurança como câmeras, fechaduras, sistemas de controle de iluminação de uma casa, sistemas de controle de temperatura e mais recentemente também equipamentos de áudio e vídeo.
O que muda com o gerenciamento remoto?
O gerenciamento remoto de equipamentos AV pode trazer diversos benefícios tanto para as empresas de instalação como para as pessoas que vão usar os equipamentos.
Para as empresas de instalação o ganho é considerável com produtividade. É possível identificar e corrigir problemas a distância, até mesmo antes do usuário, já que o monitoramento é em tempo real, sem perder todo o tempo de deslocamento até o local. Também é possível atualizar firmware dos equipamentos, alterar as configurações de uso, reiniciar equipamentos e até salvar pré definições de configurações que podem ser aplicadas em um clique, auxiliando as empresas a terem mais agilidade e eficiência na execução também de novos projetos. Isso pode reduzir os custos e aumentar a satisfação do cliente final.
Para as pessoas e empresas que utilizam os equipamentos, a rapidez na solução dos problemas é incontestável. Além disso, com os equipamentos conectados, é possível ter um relatório com dados de uso que podem auxiliar na tomada de decisões. Por exemplo, em uma empresa pode se verificar quantas horas estão sendo usadas nas salas de reunião, para decidir se é necessário adicionar mais salas ou até aproveitar as salas sem uso para outras atividades.
Como encontrar um sistema para gerenciamento remoto?
Para você contar com o gerenciamento remoto de equipamentos AV, é preciso se apoiar em marcas que já tenham esse tipo de sistema embutido em seus equipamentos. Para isso é muito importante que sejam empresas confiáveis e seguras, já que será liberado acesso de uma rede externa .
Você pode contar com o Grupo Discabos e com a solução Crestron XIO Cloud, sistema capaz de gerenciar os equipamentos em uso pela nuvem. Conheça mais sobre esta solução clicando neste link,
Ainda tem dúvidas sobre gerenciamento remoto ou quer saber mais sobre o assunto? Deixe um comentário aqui no post ou entre em contato com a gente para falar mais sobre sua necessidade!