Estamos lançando um novo Splitter HDMI com melhorias baseadas em um dos maiores problemas reportados por nossos clientes. Enviar sinal HDMI para um equipamento que suporta 3D e outro que só suporta sinal 2D.
O tipo de instalação mais comum utilizando o Splitter HDMI 1×2 é a conexão de um sinal de Bluray player para uma TV e um projetor. Geralmente a TV e o projetor estão no mesmo ambiente, porém o cliente prefere assistir alguns programas na sua TV do que ter que dimerizar as luzes da sala e baixar a tela para ligar o projetor.
O que acontece é que muitas vezes um dos equipamentos não é 3D e isso implica em alguns problemas na maioria dos modelos de splitters. O Splitter HDMI comum analisa as duas saídas conectadas e “memoriza” a que tem a resolução mais baixa, enviando essa informação para a TV e projetor. Por isso se você tiver conectado no mesmo sistema uma TV 3D e um projetor 2D e tentar executar um filme em 3D você não vai conseguir nenhum sinal, pois o splitter está limitado para um sinal 2D que é o de menor resolução nesse caso. Esse problema só é resolvido se o splitter for desligado da tomada e reiniciado com o projetor 2D desconectado, o que é um grande transtorno para o cliente.
O nosso novo equipamento chegou para resolver este tipo de problema. O novo Splitter HDMI 1×2 AB, possui uma chave para você escolher entre formato A ou B. O formato A mantém o mesmo padrão dos splitters comuns, ou seja, ele se baseia pela saída de menor resolução, a novidade está no formato B que se baseia apenas pelo que estiver conectado na saída 1 do splitter.
E como isso pode corrigir o problema?
Bom, em uma aplicação que você tenha uma TV 3D e um projetor 2D, você conectaria a TV 3D na saída 1, assim quando enviasse um conteúdo 3D o splitter não se importaria com os equipamentos 2D conectados nele, ele enviaria o sinal 3D direto para a TV. É bom lembrar que o splitter não é um conversor, portanto ele não conseguiria converter o sinal 3D e enviar para saída 2D, neste caso a saída 2D não irá exibir nenhum sinal.