Conheça as 3 maiores vantagens do aluguel de equipamentos

mesa de som aluguel de equipamentos

Publicado/Atualizado em Artigos dia

Powered by Rock Convert

Se o seu negócio depende de equipamentos específicos para funcionar, é bem possível que grande parte do capital fique imobilizado, devido à necessidade de investimentos em aquisições. Porém, hoje isso não precisa mais ser assim. Você pode trocar a compra por aluguel de equipamentos e diminuir o comprometimento do capital de giro.

Se você ainda não conhece bem essa estratégia, este post deve ajudar. Abaixo, explicaremos um pouco mais sobre essa tendência e as principais vantagens que ela pode proporcionar ao negócio. Então, acompanhe!

Qual a tendência em aluguel de equipamentos?

Hoje em dia, quase tudo pode ser alugado. Algumas empresas alugam equipamentos, mobílias, veículos, terrenos, galpões, lojas já equipadas e tudo mais o que puderem, por questões estratégicas. Assim, podem conservar o capital e diminuir o risco de falência.

Ou seja, elas geram receitas com os equipamentos alugados, passando a gerenciar os contratos de locação em vez dos equipamentos em si. A partir daí, se o negócio não der certo, basta encerrar os contratos e devolver tudo, mantendo a maior parte do capital intacto. Essa é uma forma de assumir menos riscos em um empreendimento.

Quais são as vantagens de alugar equipamentos?

Além do risco reduzido, o aluguel de equipamentos proporciona outras vantagens ao negócio. Confira as principais abaixo!

1. Transfere as responsabilidades para o proprietário

Ao alugar os equipamentos, você transfere a responsabilidade de manutenção e atualização para o locador, se isenta desses custos e só deve se preocupar em agendar as visitas do suporte técnico oferecido.

Diante de falhas e defeitos, o atendimento costuma ser rápido e logo algum profissional responsável chega para fazer os reparos. Muitas vezes, o aparelho avariado é substituído por outro em bom estado enquanto a manutenção é realizada, não permitindo a interrupção duradoura de suas funções.

Além das manutenções, a empresa locadora também fica responsável pela inovação. Ou seja, deve realizar a renovação constante da linha para oferecer sempre os modelos mais atualizados em termos de design e funcionalidades.

2. Dá um fôlego ao fluxo de caixa

Outra grande vantagem em trocar as operações de compra por alugueis é a possibilidade de preservar a maior parte do capital na conta e/ou em investimentos. Como o custo do aluguel de equipamentos é bem menor que o custo de compra, sobra mais dinheiro em caixa e o patrimônio ganha maior liquidez.

Consequentemente, você pode investir o capital disponível em áreas mais críticas do negócio, como as estratégias de marketing e vendas, para aumentar o faturamento e expandir a carteira de clientes.

3. Gera isenção de impostos

A carga tributária no Brasil é muito elevada e grande parte dos empreendedores sofre tanto com a “mordida do leão” quanto pela complexidade dos cálculos. Se você comprar os aparelhos que precisa, toda a receita gerada com eles é tributada.

Porém, segundo as regras da Receita Federal do Brasil, se você faz o aluguel de equipamentos, o valor pode ser declarado como despesa operacional e abater no Imposto de Renda sobre os Lucros. O aluguel direto para o cliente final também elimina a tributação na revenda.

Toda essa economia possibilita que os instaladores e revendedores aumentem seus lucros, ganhando mais com os serviços de instalação, implementação e manutenção dos sistemas.

Onde e como alugar equipamentos de áudio e vídeo?

Como pôde perceber, o aluguel de equipamentos é uma estratégia muita atrativa para as empresas, pois reduz a necessidade de grandes investimentos iniciais, mantém o patrimônio líquido, gera isenções tributárias e transfere a maior parte das responsabilidades de reparos e renovações para o locador. Essas condições favorecem o ganho de força competitiva num mercado tão acirrado.

Diante de todas as vantagens mencionadas acima, é bem provável que esteja considerando a estratégia do aluguel. Nesse caso, é importante contar com uma empresa confiável, como o Grupo Discabos, para trabalhar somente com modelos atualizados e de boa qualidade. Afinal, os benefícios só poderão ser obtidos se o instalador e/ou revendedor estabelecer uma relação de parceria com o fornecedor certo.

Depois do sucesso em vendas de cabos, conectores e equipamentos de áudio, vídeo e automação, o Grupo Discabos agora também oferece serviços de locação. Então, aproveite essa oportunidade entre em contato com nosso departamento comercial para tirar todas as dúvidas e melhorar o seu negócio.

Gostou da novidade? Compartilhe essa ideia com os seus amigos nas redes sociais agora mesmo e ajude eles também a encontrarem soluções inteligentes para os seus negócios!

Powered by Rock Convert

Login