Áudio e vídeo para hospitais: como o sistema deve funcionar?

Um sistema eficiente de áudio e vídeo para hospitais é imprescindível para a digitalização dos processos envolvidos em todas as rotinas da área de saúde. Essas soluções permitem o acompanhamento de recém-nascidos, a transmissão de cirurgias e até mesmo a tão falada telemedicina.

Em tempos de pandemia, percebe-se a escalada de contágios provocada pelo avanço do novo coronavírus, pelo qual o ser humano ainda não possui um sistema imunológico suficientemente adequado em diversos tipos de situações.

Além disso, apesar de a distância ser a melhor forma de evitar a disseminação do vírus, as pessoas não deixaram de adoecer, nascer ou precisar de um atendimento de emergência, o que aumenta a necessidade de otimizar o dia a dia dos hospitais.

Dessa forma, sistemas de e áudio em hospital, bem como softwares e aparelhos que garantem o atendimento à distância permitem o controle efetivo de toda a infraestrutura, desde o estacionamento até as salas de cirurgia e a gestão de incidentes, comumente vistos nesses ambientes. Veja como esse sistema funciona a seguir.

Por que hospitais necessitam de sistemas de áudio e vídeo?

Sistemas de áudio e vídeo em hospitais permitem a digitalização dos processos de atendimento e tratamento médico. Exemplo disso são cirurgias acompanhadas por médicos geograficamente distantes, consultas feitas de qualquer consultório de onde o paciente estiver e informações sobre rotinas compartilhadas em tempo real para otimizar o processo de decisão.

A seguir, mostraremos mais alguns motivos pelos quais um sistema de áudio em hospital pode e deve ser instalado sempre que possível.

Segurança e monitoramento

O sistema de vídeo e áudio em hospital aumenta a segurança patrimonial, especialmente em grandes infraestruturas com alto fluxo de pessoas. Nesses ambientes, vulnerabilidades que podem comprometer a integridade das pessoas são iminentes, podendo ocorrer assassinatos, uso abusivo de medicamentos e até mesmo crimes sexuais.

Além disso, é preciso manter o monitoramento sobre equipamentos, insumos laboratoriais, utensílios e medicamentos, que são de grande importância para o andamento dos processos e de alto custo para a administração hospitalar.

Também é possível implantar um sistema de evacuação por voz, sistema de sonorização integrado a sistemas de segurança que pode ser usado para avisos sonoros do dia dia, fundo musical, mas também para ocasiões de emergência no prédio, orientando todos a agir da melhor forma.

Acompanhamento dos pacientes

Câmeras e sistemas de áudio em hospital também permitem o acompanhamento dos pacientes em maternidades, UTIs neonatais e hospitais infantis, uma vez que viabilizam o acompanhamento da criança pelos pais e pela equipe médica em tempo real desde as primeiras horas pós-parto.

Isso é importante principalmente para mães que não podem ficar junto aos seus filhos devido a intercorrências que obrigam os médicos a internarem os recém-nascidos na UTI. O contato visual ajuda a acalmar as mães, que mantêm a produção de leite mesmo sem seus filhos por perto. Com o áudio, as mães podem falar e cantar para seus filhos, o que também acalma os bebês.

O sistema também permite acompanhar o tratamento dos doentes internados: acompanhantes e responsáveis recebem uma senha para acessar as imagens e conferem, em tempo real, todas as ações da equipe de enfermeiros e médicos.

Assim, o paciente pode chamar os enfermeiros e solicitar um medicamento sem que ocorra o deslocamento do profissional do posto de enfermagem, além de receber a visita remota do médico, que acompanha toda a evolução do quadro de onde estiver.

Gestão de incidentes

A modernização do sistema de vídeo e áudio em hospitais aumenta o controle de toda a infraestrutura e otimiza a tomada de decisão. Com dados sobre as ocorrências, tanto de procedimentos marcados como de emergências atendidas, os gestores podem efetivar uma gestão de incidentes em tempo real.

Além disso, é possível documentar e padronizar formas de atendimento, aumentar a disponibilidade dos dados a quem compete a visualização e melhorar a eficiência da instituição.

Hospitalidade

Não podemos deixar de mencionar as tecnologias de áudio e vídeo também para o conforto dos pacientes que estão internados. A distribuição de sinal de vídeo de TV a para todos os quartos pode ser centralizada, sem precisar manter muitos equipamentos no quarto e facilitando uma eventual manutenção.

Quais as particularidades de um projeto de áudio e vídeo para hospitais?

Para um projeto de áudio e vídeo para hospitais, é preciso investir em equipamentos de qualidade: caixas acústicas, cabos, microfones e amplificadores que garantem a inteligibilidade do som. A acústica do ambiente também deve ser considerada, assim como o acesso à internet e a um software que permite a integração de todo o sistema.

Esse software pode ser associado às câmeras de segurança para identificar eventos que aumentam o risco da infraestrutura. Hoje, existem programas que analisam os frames de vídeo, identificam cenas previamente classificadas e podem gerar alertas nas telas da central de monitoramento ou até emitir avisos sonoros automaticamente pelo prédio.

Outros programas, por outro lado, fazem a leitura de placas em estacionamentos e, a partir de listas configuradas no sistema, liberam ou não o acesso aos portões. Isso garante mais segurança e mais controle ao hospital em diversas situações.

Por fim, é possível acompanhar o tempo de permanência das pessoas, monitorar perímetros que alertam a ultrapassagem de espaços demarcados, detectar quando alguém abandona ou retira um objeto em algum local do hospital, evitar aglomerações no ambiente e perceber o excesso ou a ausência de movimento, especialmente em horários predeterminados.

A análise inteligente de todas as situações que ocorrem em âmbito hospitalar aumenta a integridade e o bem-estar dos usuários, sejam eles pacientes, prestadores de serviço ou profissionais de saúde que transitam, trabalham e permanecem no local durante o horário de funcionamento da instituição.

Por onde começar um projeto de áudio e vídeo para hospitais

Se você não tem muita experiência na área ou não conhece todas as soluções disponíveis, conte com a equipe do para auxiliá-lo a identificar as soluções mais adequadas para a necessidade do hospital. Possuímos uma equipe técnica com certificações internacionais capaz de entender o seu problema e propor uma solução que encaixe com a sua necessidade e com o seu orçamento. Estamos a disposição.

Gostou do nosso artigo? compartilhe com seus amigos nas redes sociais e aproveite para curtir nossas páginas.

Tags:

Veja também:

0 0 vote
Avalie este conteúdo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Queremos ouvir você: deixe um comentáriox
()
x