Se você busca saber mais a respeito de como iniciar um negócio de automação, este artigo é perfeito para você! Continue a leitura.
Se você vive se questionando “como iniciar um negócio de automação”, então o artigo em questão será perfeito para te fornecer informações valiosas a respeito do tema!
Com o crescimento do mercado, a busca para iniciar o seu próprio negócio está cada vez mais acirrada. Por conta disso, o Grupo Discabos separou cinco dicas que irão te ajudar a abrir o seu negócio de automação e a fechar muitos contratos!
Continue com a leitura desse artigo e fique por dentro de tudo a respeito do tema.
Qual é seu público-alvo?
Como já foi comentado, a automação vem se tornando uma realidade para muitos brasileiros. Em consequência, ótimas oportunidades de negócio são geradas, causando um expressivo crescimento para diversas empresas e um mercado bem diversificado.
E quando falamos de diversidade de mercado, instantaneamente, afirmamos uma variedade de público que irá em busca de realizar uma compra, para solucionar a sua dor pessoal. A partir disso, cabe ao integrador definir nicho e público-alvo que irá atuar.
Para isso, comece conhecendo o seu mercado, e isso não envolve somente as características de um nicho, mas também fatores sociais, ambientais, culturais e tecnológicos que podem influenciar no desempenho da sua empresa.
Além disso, defina o problema que o seu negócio irá solucionar em específico. Com essa decisão, a segmentação do público já começará a ser tomada. Caso tenha dificuldade de realizar essa etapa, responda às próximas duas perguntas.
- Qual o problema que meu negócio promete resolver?
- Qual o perfil das pessoas que possuem o problema que meu produto resolve?
Com as respostas prontas, passe a definir o seu público-alvo. Mas lembre-se: o importante é que você consiga entender com quem deve dialogar e quais os benefícios que o seu produto deve trazer para esse público.
Separe por gênero, localização, geração, características psicológicas, estilo de vida e gostos. No final desta tarefa, o seu nicho e público-alvo estarão estabelecidos.
Como fazer o controle de relacionamento dos clientes?
Para concluir essa missão, o Grupo Discabos recomenda possuir um sistema básico de CRM para anotar dados do cliente, dados de projeto e para ter um mínimo de controle sobre os contatos efetuados. Além disso, o CRM também auxilia na identificação de quais são os clientes mais importantes.
Lembre-se também de fornecer feedback, não apenas aos clientes, mas também aos seus parceiros fornecedores. Estudar, se capacitar e se atualizar sempre são ótimas recomendações para você, integrador!
Esses são os pontos-chave para fazer parcerias que possam trazer novos clientes. Porém, as dicas não param por aí:
- invista em tecnologia e na imagem que sua empresa passa;
- utilize equipamentos tecnológicos de qualidade;
- tenha um showroom bem decorado e com as soluções que você mais aplica nos clientes;
- entregue aos seus colaboradores uniformes que possuam o logotipo de sua empresa, em busca de utilizarem em visitas técnicas;
- conte com o auxílio do time técnico do melhor grupo de distribuidores para ajudar em projetos mais complexos, o Grupo Discabos;
- aplique soluções, que sejam adequadas e confiáveis nos projetos;
- faça diagramas e simulações, pois quanto mais você mostrar seriedade e atenção aos detalhes, mais confiantes os clientes estarão em relação aos seus serviços.
E principalmente, tente descobrir quem é que toma decisões por fechar negócios e apresente as soluções diretamente para esta pessoa, se possível. O encantamento deve acontecer em vários níveis dentro da empresa de seu cliente.
Identifique as dores do seu cliente
Todo cliente possui um tipo de dor diferente e independente de qual seja, esses consumidores estão constantemente em busca de algo que possa sanar essa questão e trazer conforto para eles!
A dor do cliente pode ser definida como um problema específico em potencial que estão enfrentando, ligados a questão financeira, produtiva, interna ou de suporte.
Para conseguir identificar sem grandes esforços, priorize a comunicação e ligação com o seu cliente. Pergunte sobre como você e a sua empresa podem atender melhor as suas necessidades, ou como ele espera que seja o serviço ou funcionamento do produto em questão.
A partir do momento que você conversa e escuta o que o seu cliente tem a dizer, o seu foco fica muito mais claro e surge a compreensão inicial de como iniciar um negócio de automação. Depois da compreensão das dores do seu cliente, você pode começar a indicar produtos ou serviços que suprirão as necessidades dele.
Como negociar valores do serviço ou produtos?
Para essa etapa, são importantes alguns detalhes que farão a diferença na hora de fechar negócio. Confira-os a seguir:
- utilize a voz, o contato visual e a linguagem corporal para negociar preços;
- saiba o que é e o que não é vantajoso para o seu negócio;
- estabeleça uma margem de negociação de preços para propostas específicas;
- fale sempre com o tomador de decisão;
- consiga algo em troca se abrir mão do preço;
- defina um roteiro para a conversa e explique para o cliente os tópicos que serão abordados antes de começar.
A partir destas dicas, o seu fechamento de negócios e negociação de preços, serão muito mais eficazes e qualificados!
5 dicas para fidelizar clientes
A seguir forneceremos cinco dicas valiosas a respeito da fidelização de seus clientes, confira.
1. Conheça seu cliente ideal
A base para qualquer negócio que deseja ter sucesso e lucratividade está em conhecer a fundo quem é o seu cliente ideal e o que almeja dos seus produtos ou serviços.
A conclusão desta etapa está na definição de nicho e público-alvo!
2. Garanta que sua marca seja forte e original
Conseguir construir uma marca forte e que consiga entregar o valor agregado ideal para o seu consumidor, é um dos melhores métodos para fidelizar clientes.
Garanta uma boa estratégia de branding e marketing para passar a sua mensagem e história de forma clara e objetiva.
3. Estabeleça um bom relacionamento com os seus clientes
Um bom relacionamento entre marca e cliente se dá por meio de uma série de elementos.
Porém, o mais importante são as ações que buscam ultrapassar o simples contato comercial e de oferta de produtos. Tornando-se personalizadas o suficiente para que o cliente perceba o tratamento diferenciado.
4. Priorize a relação, não a venda
Para isso, o seu objetivo não será o de venda e busca por capital, mas sim, de construção de uma relação e reconhecimento. Gerando identidade a sua marca, e uma história por trás.
Dessa forma, você estará construindo a sua autoridade e qualificação de marca no mercado, e principalmente, para seus futuros clientes.
5. Ofereça um atendimento personalizado e humano
Atualmente, cada vez mais negócios estão utilizando a comunicação robotizada, sem contato humano e principalmente, sem a interação tão importante para a construção de um relacionamento com o cliente.
Utilize essa realidade ao seu favor, construa um canal para falar de maneira verdadeira e humanizada com essas pessoas, escutando suas dores e ofertando seus serviços e produtos de maneira personalizada e exclusiva.
Como o Grupo Discabos pode te auxiliar?
O Grupo Discabos é referência quando o assunto é auxiliar integradores a como iniciar um negócio de automação!
Atuando no mercado brasileiro há mais de 25 anos, adicionamos valor para a solução do recurso por meio de treinamentos aos integradores, parcerias com marcas renomadas, produtos de qualidade e suporte altamente especializado.
Além disso, todos os interessados são envolvidos no projeto, desde o fabricante das peças, com o maior conhecimento do produto, até o próprio cliente, cuja expectativa deve ser devidamente suprida. Fornecendo soluções completas para instaladores de sistemas de áudio, vídeo e automação para uso profissional.
Contamos com diferenciais como técnicos para suporte especializado, pesquisa e desenvolvimento de projetos com os clientes, produtos confiáveis, entrega rápida e um Centro Online de Treinamento com mais de 10 cursos gratuitos!
Além de possuirmos parcerias com marcas incríveis que garantem um ensinamento e treinamento aos próximos profissionais do ramo, como o Instituto da Automação e Avixa.
Venha fazer parte do time dos campeões e concretizar seus sonhos!