O mercado de sonorização de ambientes está aquecendo e talvez essa seja a melhor hora para montar um negócio. Continue com a leitura do artigo para conferir todas as dicas.
O mercado de sonorização de ambientes está aquecido. Abrangendo desde a venda e instalação de equipamentos até a elaboração e execução de projetos residenciais ou comerciais.
Uma pesquisa realizada pela Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) mostrou que essa atividade econômica movimentou cerca de R$10 bilhões em 2018, em uma cadeia formada por profissionais autônomos, lojistas e projetistas, entre outras atividades e profissões relacionadas.
Então se você está interessado em adentrar nesse mercado e começar uma nova etapa da sua vida, continue a leitura deste artigo e receba a melhor orientação através do Grupo Discabos, referência de excelência e experiência do mercado audiovisual.
O que é sonorização de ambientes e por que pode ser um bom negócio?
Para entender melhor esse mercado, precisamos compreender o que é esse serviço, quais os benefícios e como será aplicado no dia a dia.
O processo de sonorização de ambientes é um projeto, que a partir de análises e conhecimentos específicos do integrador, ocorre a definição de quais serão os equipamentos mais adequados e a melhor disposição deles em um espaço frequentado por pessoas, de modo que elas recebam a mesma mensagem sonora (músicas ou voz) da forma mais confortável, inteligível e eficiente possível é feita.
Por mais que o processo exija distribuição coerente de fios elétricos, amplificadores e caixas de som, a compreensão do objetivo da sonorização de determinado lugar é a parte mais importante.
Afinal, para elaborar uma boa estratégia e definir os melhores produtos do mercado audiovisual, que se adequarão ao projeto, é preciso compreender a finalidade do projeto.
Além disso, essa área se mostra cada vez mais versátil e atemporal. Podendo se adequar a cada tipo de ambiente e localização conforme o tempo.
Com a urgência de atração de clientes, os empresários começaram a perceber que quanto mais os sentidos dos consumidores forem aguçados (de forma positiva), mais eles se sentirão confortáveis para comprar! Por exemplo, um ambiente com música e cheiro agradável, atrai muito mais do que um espaço em silêncio.
Para te ajudar a compreender os benefícios desse serviço, separamos uma lista de diferenciais que o processo de sonorização de ambientes garante aos comércios:
- promove a sensação de relaxamento ou excitação;
- aumenta a permanência do consumidor no lugar;
- estimula as vendas;
- torna o ambiente mais agradável e convidativo;
- fortalece a identidade da marca.
Assim, a partir desses fatores, ficou claro que com a aplicação da sonorização de ambientes, a experiência diferenciada ofertada aos clientes, possibilita a garantia de uma imagem positiva do negócio e afirmação de autoridade da marca entre os consumidores.
Onde atuar nesse nicho de mercado?
A sonorização de ambientes é uma técnica que pode ser aplicada em todo e qualquer tipo de ambiente comercial. Podemos citar exemplos como:
- aeroportos;
- escritórios;
- hospitais;
- shopping centers;
- hoteis;
- academias;
- universidades;
- supermercados;
- escolas;
- galerias comerciais;
- igrejas;
- casas noturnas;
- auditórios;
- centros de saúde e estética;
- bares e restaurantes;
- entre outros.
O seu serviço poderá sofrer ajustes conforme o lugar que você irá ofertar seus serviços, porém, o objetivo sempre será o mesmo: oferecer som de qualidade para os lugares venderem cada vez mais através da atração do público!
E você pode escolher atuar como integrador e técnico, realizando a aplicação de fiação e equipamentos ou vendendo e ofertando os equipamentos do mercado de audiovisual para a aplicação de sonorização de ambientes. Seja onde for, o sucesso estará a seu favor.
O mercado de sonorização de ambientes vale a pena?
Uma dúvida comum entre os integradores é a respeito do rendimento do negócio de sonorização de ambientes. Será que vale a pena? Devo mesmo me arriscar e montar um negócio nessa área?
Para solucionar essa questão, a Associação Brasileira da Música (Abemúsica) fez um levantamento que aponta que o setor de sonorização profissional movimenta cerca de R$600 milhões por ano. Dentre as operações estão negócios das áreas de projetos de som ambiente e comércio de venda de equipamentos.
Nos últimos anos, a tendência do setor foi de crescimento e o mercado de instalação de sistemas para ambientes aumenta cada dia mais em quantidade de empreendimentos.
Aliás, muitos profissionais, que até então atuavam somente na função de eletricistas, têm apostado na área. A partir disso, com o aumento de preferência por serviço e empreendimento em sonorização de ambientes, a nossa dica para se destacar é: garanta uma atuação especializada, destinada ao desenvolvimento de técnicas e ao entendimento do som ambiente, pois isso será um grande diferencial.
Como criar um negócio de sonorização de ambientes?
Agora que você já sabe o que é o serviço de sonorização de ambientes e como esse setor é benéfico, com grandes chances de crescimento de negócios, confira as cinco dicas que o Grupo Discabos separou para você montar seu negócio.
1. Analise o mercado
Essa é a análise inicial do seu projeto de montar um negócio de sonorização de ambientes. Aqui é onde você compreende qual será o seu nicho, o seu público, características do mercado consumidor e quais marcas você irá querer trabalhar.
Para te ajudar no processo, o Grupo Discabos separou uma lista de perguntas que precisam obter respostas nessa primeira fase, confira.
- Quem é o consumidor do seu trabalho?
- Quais são as necessidades desse público?
- Qual problema a sua empresa irá resolver?
- Há concorrentes? O que eles oferecem?
- Qual o diferencial da sua empresa?
- Quais são os melhores fornecedores que atendem a sua região e as suas políticas comerciais?
Lembre de definir sua persona a partir de uma pesquisa de campo. Assim, seu foco estará muito mais certeiro e suas chances de vender aumentarão.
2. Defina o ponto comercial
A escolha do lugar que ficará seu negócio irá influenciar toda sua camada de consumidores e clientes. Por isso, procure um lugar de fácil acesso, que permita a organização do seu estoque e das ferramentas de trabalho, contribuindo com a logística da chegada de mercadorias.
Assim, a partir de todos esses fatores em ordem, a sua rotina ficará muito mais funcional e com grande nível de sucesso.
3. Dimensione com coerência do empreendimento
Você, empreendedor, precisa de extrema consciência de todas as etapas do seu trabalho.
Desde a chegada da mercadoria, até a entrega do projeto e feedback do cliente. Isso vai levá-lo mais para perto da realidade e transformar as experiências de quem contratar os seus serviços ou adquire seus produtos mais verdadeiras e positivas.
Esse detalhe vai se repercutir em aspectos como o portfólio de produtos oferecidos, o custo dos serviços prestados, o tempo médio de execução das atividades e o grau de satisfação do seu público com a sua empresa.
4. Calcule todos os possíveis custos
Identifique todas as despesas que você terá ao montar um negócio de sonorização de ambientes. Sejam elas fixas ou imprevistos que podem acabar ocorrendo.
Em seguida, planeje uma planilha de contas que permita o controle preciso de tudo o que você tem a receber e precisa pagar.
Preserve esse documento ao longo do tempo a fim de formar um histórico financeiro do seu negócio e comparar períodos. Isso irá te permitir planejar investimentos e prever situações em que um controle mais rigoroso sobre o que é gasto for necessário.
5. Alerta aos investimentos e resultados
Por fim, ao realizar a análise dos pontos anteriores, você tem em mãos um material rico e fiel à realidade econômica do seu negócio. A partir dele as suas decisões financeiras podem ser realizadas de forma mais segura e eficaz.
Isso abre portas para serem feitos investimentos no próprio negócio. Além de garantir lucros e resultados exponenciais, os quais você sempre sonhou!
Pontos a considerar quando se inicia um negócio sólido
Quando pensamos em montar um negócio de sonorização de ambientes, alguns fatores precisam ser considerados e compreendidos com atenção para evitar erros e falhas durante o processo de serviço oferecido.
Afinal, um ambiente sonorizado é aquele que marca, tanto para o bem, quanto para o mal. Isso quer dizer que a sonorização é importante, mas deve ser feita corretamente. Em contrapartida, consegue causar o efeito inverso, fazendo que o cliente tenha uma experiência negativa e crie uma imagem e sensação ruim do lugar.
1. Avalie o local com criteriosidade
A primeira coisa que deve ser feita é uma avaliação técnica e análise do espaço. Nisso, o profissional consegue observar os detalhes e todas as características que farão a diferença no momento de criação do projeto. Avaliando a acústica, a formação do eco no local, pontos de instalação e muitos outros fatores.
Os pontos-chave desse processo serão a identificação das fontes de ruído e cálculo de como evitá-las. Além da definição dos lugares em que as caixas de som serão posicionadas.
A partir disso, será possível criar a estratégia de montagem e saber qual será a quantidade de equipamentos necessários para formar o sistema de som para o ambiente comercial.
2. Saiba diferenciar som alto de som com qualidade
Outro fator importante para evitar descontentamento do seu cliente e mal entrega de trabalho, é preciso lembrar que volume alto não é equivalente a som de qualidade. A distribuição de som nas caixas acústicas deve ser uniforme, para isso é preciso instalar mais caixas com baixa potência em cada uma.
Além disso, procure configurar o sistema da seguinte maneira:
- as alto-falantes devem receber entre dois e cinco watts de potência (média);
- a boa inteligibilidade (entendimento das mensagens) deve ser priorizada;
- a faixa de frequência da voz humana é que deve ser valorizada;
- arandelas e caixas acústicas projetadas especialmente para sistemas de sonorização de ambientes são os equipamentos mais adequados. Deve-se evitar adaptações com equipamentos domésticos ou caixas de mini/micro-systems que já não estão mais em utilização.
3. O ambiente te orientará que tipo de sonorização ele precisa
O conceito de sonorização de ambientes pode ser aplicado em diversas configurações de imóveis e a atenção terá que ser dobrada ao analisar a resposta fônica de cada ambiente. Pois o objetivo maior de todo projeto, é garantir uma inteligibilidade perfeita dos sons.
É preciso lembrar que conforme o tamanho e o material da construção, o projeto exigirá intervenções específicas.
Por exemplo: um comércio com forro de gesso ou PVC pode ter um sistema de sonorização de ambientes com alto-falantes dentro de arandelas, ou caixas acústicas fixadas no teto. Já ambientes com forro de concreto só poderão ser sonorizadas com caixas fixadas nas paredes.
4. A escolha dos equipamentos fará toda a diferença no resultado
Diversos projetos não são bem executados por conta da falta de utilização de equipamentos de alto desempenho para propagar o som! Essa situação pode gerar curto-circuitos pela falta de qualidade e ineficácia de transmissão com qualidade para todo o ambiente.
Para evitar situações frustrantes e falhas no planejamento, é importante conhecer e escolher os equipamentos adequados, fabricados especificamente para operações de sonorização em qualquer tipo de ambiente. Entre os itens básicos desse tipo de instalação, estão:
- caixas acústicas para ambientes internos ou externos;
- amplificadores de potência;
- cabeamento de alta qualidade para excelente durabilidade;
- equalizador de frequências;
- interface para o usuário conectar um dispositivo de mídia (smartphone, DVD player, etc.) ou microfones.
As quantidades, tamanhos e potências necessárias para cada tipo de instalação sempre serão definidas após uma avaliação de um técnico da área, que deverá elaborar um projeto que considere as características do ambiente e a finalidade da instalação.
O som ambiente proporciona personalidade para o lugar, fazendo que uma marca registrada seja criada na lembrança do cliente. De forma natural, o cliente vai querer voltar para aquele ambiente em busca de viver a mesma experiência positiva que teve no passado. Dessa forma, a sonorização de ambientes é e para sempre será necessária.
Garanta consultoria gratuita do seu novo negócio
Os consultores técnicos do Grupo Discabos desenvolveram um projeto para auxiliar os novos empreendedores e integradores no desenvolvimento de projeto de áudio, vídeo e automação.
Nossa equipe técnica está à disposição para te ajudar com a análise do seu projeto, desde os mais complexos, como aeroportos, escolas, hospitais, indústrias, até aos mais simples, como sua casa.
Attractive section of content. I just stumbled upon your blog and in accession capital to assert that I get actually enjoyed account your blog posts. Anyway I will be subscribing to your augment and even I achievement you access consistently fast.