As casas de praia e apartamentos a beira-mar, sao um grande foco de instalaçoes de áudio, vídeo e sistemas de automaçao. Atualmente, muitas pessoas levam esse conforto para o alto mar, instalando sistemas modernos em seus barcos e iates. Por ser um mercado muito grande e promissor, alguns cuidados sao importantes para manter a qualidade da instalaçao e a satisfaçao do cliente, especialmente aqueles relacionados a proteçao contra a oxidaçao causada pela maresia sobre os metais.
Como se sabe, a combinaçao entre umidade e o sal, ataca de maneira muito agressiva aos metais, em especial metais de transiçao como o cobre, que é largamente utilizado em instalaçoes de áudio e vídeo, seja no cabeamento, como também nos plugs de conexao. Quando oxidado, o cobre apresenta-se primeiramente na forma de oxido cuproso (Cu2O) e posteriormente, já em transformaçao, em oxido cuprico (CuO). Este quando exposto ao ar (O2) forma uma película de coloraçao verde, que fica grudado ao metal. Por isso, muitas vezes, quando a maresia ataca cabos de cobre, percebemos que ele fica com uma cor escura, parecendo que algum musgo está sobre ele. Os metais oxidados apresentam maior resistência a passagem do sinal elétrico, e consequentemente, perdem potencial de condutibilidade, prejudicando o sinal a ser transmitido.
Existem estratégias adotadas pelas indústrias de cabos para previnir e proteger o cabo de tal processo degenerativo. Através de um processo complexo de eletrolise, átomos de estanho (Sn) sao depositados sobre os filamentos de cobre nú, transformando este em cobre estanhado. O metal mantém todas as características físicas do cobre, porém está revestido por uma película de estanho, que o protege contra a açao de oxidaçao ocasionada pela maresia, impedindo que os átomos de O2 reajam com o metal. O cabo passa a apresentar aparência prateada, ocasionada pela deposiçao dos átomos de estanho. Esse é um processo muito eficaz e muito utilizado hoje em cabos para esse segmento. Para os plugs e conectores, o ideal é que a conexao seja banhada a ouro, pois assim poderá ficar exposta a maresia sem oxidar, visto que o ouro, apesar de ter menor condutividade do que o cobre, nao oxida como este.
A Discabos possui cabos especiais estanhados “marinizados” para conexoes em caixas de som (alto falantes), áudio e vídeo, além de uma linha completa de plugs banhados a ouro, ideais para este tipo de conexao. Clique nos links abaixo para saber mais.
Para Áudio
Paralelos Hi-Definition 2×2,00 e 2×4,00 Marinizados
1×0,30 PRO e 2×0,30 PRO (dupla blindagem)
Philips 2×0,20 Marinizado
Para Vídeo
Vídeo Composto Marinizado
S-VGA (RGB)
HDMI
Para Elétrica
Cabinho 1,50mm² e 2,50mm² Marinizado
Ótimo artigo !
como faço para nao ocorrer choques eletricos devido a marecia em residencias ?
coloco a chave teste em um condutor eletricoisolado com pvc 750 v mas mesmo assim passa tensao qoque faço? desde ja agradeço
Moro perto da praia é todos os fios elétricos expostos tem energia, até as caixas de luz ou tomadas (dentro das paredes) tem energia que varia entre 12 é 55 volts, como solucionar o problema ?
Olá Anselmo para amenizar o problema de oxidação voce deveria usar cabos elétricos estanhados. É isto que muitos fabricantes de iates fazem.