Áudio e vídeo para escolas: como escolher as melhores soluções

áudio e vídeo para escolas

Publicado em Exemplos de projetos dia

Você sabe como recursos de áudio e vídeo para escolas podem contribuir para o crescimento da qualidade de ensino no país?

A interatividade e a colaboração são premissas para o despertar do interesse dos nativos digitais em âmbito educacional: sem tecnologia é muito difícil envolvê-los em atividades de salas de aula.

Por isso, áudio e vídeo para escolas são recursos fundamentais para modernizar esse ambiente e proporcionar aos alunos experiências de aprendizagem mais completas, assim como garantir maiores chances de ingresso em universidades gratuitas e de qualidade.

Veja no artigo a seguir, feito baseado na entrevista de Cristiano Mazza, gerente de produto do Grupo Discabos, como escolher as melhores soluções.

O que mudou na sala de aula com os avanços tecnológicos?

Pessoas nascidas após a Segunda Guerra Mundial até meados dos anos 1960 — os baby boomers — e aquelas que compõem a geração X (1965-1980), cresceram com a máxima de que enquanto o professor fala, o aluno deve escutar.

A realidade mudou e, ainda que o respeito seja um aspecto fundamental para a qualidade do ensino em todas as instituições do país, os nascidos após 1980 — millennials da geração Y e os da geração Z, requerem mais do que a disseminação de conhecimento.

São adultos, adolescentes e crianças altamente conectadas que veem, diariamente, mudanças acontecendo em todos os âmbitos, inclusive, na forma como a comunicação em instituições de ensino precisam ser bidirecionais.

Como as soluções de áudio e vídeo contribuem na educação?

Como requisito essencial para a perpetuação do conhecimento, é natural que a maior demanda de uma instituição de ensino seja mesmo, a de instalação de recursos na infraestrutura que auxiliem nesse processo.

Os educadores precisam ser mais bem-ouvidos, os alunos precisam ser mais atentos. Para garantir essa demanda e imprimir maior inteligibilidade à comunicação educacional é necessário uma infraestrutura completa de áudio e vídeo para escolas. São soluções de som e equipamentos visuais que reforçam a compreensão de qualquer tema a ser transmitido.

Estudos mostram que a interatividade limitada dos alunos é resultado de problemas durante a apresentação ou déficit na compreensão auditiva. Logo, não basta apresentar informações em salas de aula, mas também é imprescindível assimilar adequadamente o assunto, por meio de conteúdos visualmente interessantes.

Quais são as soluções de áudio e vídeo mais usadas nas escolas?

A solução certa é aquela que resolve o problema ou a demanda que originou sua busca. A dor do ambiente educacional normalmente está na qualidade da comunicação.

Dentre as soluções de áudio e vídeo para escolas que podem compor essa infraestrutura ideal podemos destacar: sistema de sonorização para avisos em todos os ambientes, sistemas audiovisuais para salas de aula (com telas, microfones e alto-falantes, por exemplo), monitores touch screen necessários em aulas colaborativas e equipamentos para auditórios.

Na parte de reforço sonoro são utilizados microfones, mixers, amplificadores, caixas de som, distribuidores de áudio por IP e de avisos pré-gravados. Na melhoria dos recursos de vídeo, podem ser usadas telas interativas, cabeamento, distribuidores de sinais por IP e extensores de sinal.

Com relação à automação desses ambientes, muitas soluções podem ajudar no controle geral dos sistemas, por meio da integração entre todas as ferramentas apresentadas. Assim, a tecnologia torna as salas de aula produtivas, os alunos mais interessados e professores e colaboradores motivados.

Por que é importante ter boas soluções de áudio e vídeo para escolas?

Os recursos de tecnologia audiovisual fazem com que a mensagem chegue com mais clareza e de forma mais interessante ao aluno. Além disso, o conteúdo transmitido é incrementado, com informações (dados estatísticos, vídeos, imagens etc.) que podem ser retiradas instantaneamente da web.

Para uma experiência perfeita de comunicação é necessário ter atenção a três aspectos principais:

  • ambiente: espaço físico de interação com os alunos, salas de aula;
  • tecnologia: soluções propostas para agilizar rotinas, facilitar o trabalho e garantir inteligibilidade ao conteúdo transmitido;
  • conteúdo: qualidade do volume de informações.

Se forem fornecidos esses requisitos, todos se sentem mais motivados, os professores podem exercer suas funções com mais criatividade e o processo de aprendizagem acontece de forma natural.

A automação de equipamentos audiovisuais também aumenta a praticidade nas salas de aula e, consequentemente, a eficiência na disseminação do conhecimento. Assim, os educadores conseguem seguir o cronograma de ensino adequadamente e em tempo hábil.

Além disso, os gastos com energia elétrica podem ser reduzidos, assim como os custos de manutenção e suporte para garantir um ciclo de vida maior dos equipamentos: eles não ficarão ligados se não estiverem em uso. Ainda é possível aliviar a rotina e liberar os profissionais para otimizar sua atuação.

Como escolher essas soluções?

A escolha é feita a partir da análise de demanda junto ao integrador, que proporá a solução para a escola em questão. É importante perceber que existe um processo, que sempre inicia pelo mapeamento das necessidades da instituição.

A tecnologia tem essa capacidade de resolver os problemas e o reconhecimento da sua importância deve partir também das equipes de trabalho, que precisam se adaptar à nova forma de disseminação do conhecimento no contexto da transformação digital.

Como o Grupo Discabos pode ajudar a suprir essa demanda?

Atualmente, o Grupo Discabos representa marcas líderes mundiais no segmento de áudio e vídeo para escolas. Isso faz com que a confiança na entrega da solução seja maior, assim como a adaptação para todas as necessidades dos clientes.

Existe o problema da perda de produtividade do professor, que precisa ser sanado para garantir a efetividade de sua atuação profissional e na transformação do ensino no país.

Em função dessa séria demanda, nossa proposta é fornecer itens com tecnologia embarcada para solucionar qualquer problema de operacionalização, garantindo produtividade e a sensação de qualidade em todo o processo de comunicação.

O Grupo Discabos atua no mercado brasileiro há mais de 20 anos. Fornece soluções completas para integradores de sistemas de áudio, vídeo e automação para uso profissional.

Dentre seus principais diferenciais destacam-se a qualidade da equipe técnica, que pode auxiliar no desenvolvimento dos projetos e na pesquisa e desenvolvimento de soluções cada vez mais inovadoras.

Além de tudo oferece treinamentos e produtos confiáveis, de marcas mundialmente conhecidas e respeitadas, com bom custo beneficio para todos os seus clientes. Então, continue em nosso blog para saber mais sobre as soluções de áudio e vídeo para escolas ou entre em contato com a gente agora mesmo para podermos auxiliar no seu próximo projeto.

Login